quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
MAD MEN 1x1 - Smoke in Your Eyes
E aqui começa uma série nova!
Mad Men, série que foi transmitida aqui pela HBO, já teve o piloto resenhado por este que vos fala pra coluna.
Mad Men é um trocadilho, com o qual os “malucos” (mad) que trabalhavam com propaganda (ad) eram chamados em seus escritórios na Madison Avenue, NY.
O protagonista é Don Draper, o diretor de criação da Sterling Cooper, uma gigantesca agência de publicidade no ano de 1960, e pouco se sabe sobre ele. Apesar de 90% das cenas serem focadas no personagem, se descobre coisas dele a conta-gotas, o que instiga bastante. Quem é aquele homem? Que vida dupla ele leva?
Draper se vê com problemas quando não sabe como fazer uma campanha de cigarros, já que o “governo malvado” andava dizendo que o cigarro fazia mal. Pra vocês verem: um problema de comunicação que existe até hoje – mas só nos países que ainda permitem esse tipo de publicidade.
Não bastasse isso, Draper ainda precisa cuidar para não ser passado para trás por Pete Campbell, que quer tomar seu cargo a qualquer custo.
Paralelo a isso, vemos a chegada de Peggy Olsen, que tem todo aquele ar de menina inocente do interior e sente o impacto de sua chegada em um lugar machista e competitivo ao extremo. Ouve vários comentários sobre “mostrar mais as pernas”, e percebe que suas ações, tão inocentes, serão mal interpretadas naquele lugar, como segurar a mão de Don em agradecimento.
Peggy, ao chegar no escritório, passa a ser treinada pela chefe das secretárias, a belíssima Joan Holloway (a beldade Christina Hendricks). Holloway é a figura do conformismo, da adaptabilidade, da necessidade de se submeter ao papel de secretária, garçonete, mãe e, dependendo, amante sem valor. É o retrato mais fiel de como as mulheres eram tratadas, e de como algumas acabavam se colocando na sociedade.
A fotografia realça o verde, cor ótima para dar uma sensação de algo mais velho quando está em tons mais escuros. Isso pode ser visto nas secretárias, todas mexendo em “alta tecnologia” ao lidar com as máquinas de escrever, e de cabeça baixa.
Enfim, excelente série.
No Response to "MAD MEN 1x1 - Smoke in Your Eyes"
Postar um comentário