terça-feira, 14 de junho de 2011

Doctor Who 2005 - 6x01 - "The Impossible Astronaut"

Posted on 01:11 by Unknown

  No início do episódio, vemos o Doutor fazendo diversas estripulias ao longo do tempo (como esconder-se debaixo de uma saia de uma nobre francesa - acho, e aparecer numa cena de um filme de "O Gordo e o Magro"), e vivendo 1001 aventuras (como diriam na "Sessão da Tarde"). Mas volta-se a Rory e Amy vivendo a sua vida de casados, após terem dado uma pausa de 2 meses nas viagens com o Doutor. Até que eles recebem um envelope azul pela caixa do correio, e esse envelope tem um tom de azul que é exatamente igual ao tom de azul da TARDIS. Esse envelope contém um papel (azul) com uma data, uma hora e um conjunto de coordenadas. E essas coordenadas os levam ao estado norte-americano de Utah. Lá eles chegam, e encontram a nossa arqueóloga de cabelo rebelde favorita, Dra. River Song, que também recebeu um envelope. Finalmente chega o Doutor, com um chapéu de vaqueiro (um Stetson) que é tirado da sua cabeça por uma bala disparada por River Song. Eles se confraternizam, e o Doutor, em um dado momento da conversa, declara que tem 1103 anos de idade (aproximadamente 200 anos amais do que a última vez em que eles o viram). O seu semblante está mais envelhecido, seu olhar, mas tranquilo... E ele os leva para um piquenique em um lago próximo, falando que levará-os para uma viagem até o "Espaço 1969".
  Amy vê ao longe uma figura misteriosa, mas logo esquece dela quando olha para outra direção. Posteriormente, alguém vestindo uma roupa de astronauta emerge do lago. O Doutor vai até ela, mas não sem antes avisar aos seus companheiros que eles não devem interferir. Todos ficam a uma certa distância, e entram em pânico quando o astronauta atira contra o Doutor. Ele começa a se regenerar, mas o "homem do espaço" atira novamente, e o Doutor MORRE. Sim, O DOUTOR MORRE. Amy chora, River Song se desespera, Rory fica chocado... E a gente também. Um homem idoso se aproxima, e se apresenta como Canton Everett Delaware III. Ele também recebeu um envelope azul, e diz que recebeu instruções para trazer um garrafão de gasolina. O corpo do Doutor é cremado, num típico funeral Viking (embora ele não fosse viking, mas... Não seria bom os humanos porem as mãos no corpo de um Senhor do Tempo falecido).
  Canton se despede, e eles vão, arrasados, até um restaurante de beira de estrada. Lá eles encontram o Doutor, 200 anos mais jovem, caminhando despreocupadamente. Ele também recebeu um envelope, sem saber quem enviou a ele. Depois de muita discussão, Amy, Rory e River decidem não falar nada para o Doutor da sua morte, ou que quem enviou o envelope foi o seu eu do futuro. Os quatro fazem uma busca por Canton Delaware e "Espaço 1969", e a TARDIS materializa-se camuflada no Salão Oval, onde vemos o Presidente Richard Nixon conversa com Canton Delaware III sobre uma série de telefonemas que ele recebe de uma garotinha assustada, pedindo ajuda. O Doutor conquista a confiança de Delaware, e convence Nixon a dar-lhe alguns minutos para localizar a menina.
  Enquanto o Doutor trabalha, Amy vê a figura misteriosa (que ela viu em 2011) novamente, e pede licença para ir ao banheiro. Lá, a figura, um membro da raça conhecida como o Silêncio (chamarei-os de Silences, para facilitar) espera por ela e destrói uma mulher inocente, apesar de Amy pedir pela vida dela. Logo entendemos (e Amy também) que os Silences apagam a si mesmos da memória dos seres humanos que encontram com eles, Amy puxa o celular dela e tira uma foto dele. Quando ela sai, ela esquece que o viu. Enquanto isso, o Doutor acha a localização da jovem em perigo: Um prédio próximo a Cabo Canaveral, Flórida, na interseção de três ruas, com nomes de presidentes americanos: Jefferson, Adams, e Hamilton. Por isso ela ligava para o presidente de então, Nixon. O Doutor e seus companheiros pegam a TARDIS e vão até lá, junto com um Canton Delaware muito curioso.
  Ao chegarem, eles encontram pedaços de uma roupa de astronauta, e tecnologia alienígena. River e Rory exploram uma vasta rede de túneis, que aparentemente espalham-se por todo o planeta, construído ao longo de centenas de anos, mas que sempre passou desapercebido pelos humanos. Ambos encontram uma sala de controle cujo design é muito parecido com a sala de controle que vimos no episódio da 5a temporada chamado "The Lodger", mas não se dão conta de que estão cercados pelos Silences. Enquanto isso, Delaware ouve um grito de uma menina, e corre na direção do grito. Amy e o Doutor os seguem, e ela para o Doutor para dizer algo que não tem muito a ver com o momento, mas vá lá... Ela está grávida. Rory é rápido, não? Quando eles chegam, Delaware está desacordado, e chega um astronauta. Sem pensar, Amy pega a arma de Canton e atira no astronauta. Mas ela vê depois que quem está dentro daquela roupa é a menina que gritou.


E começa aqui a 6a temporada de Doctor Who, logo com momentos dignos de evaporar cérebros, explodir cabeças, derreter mentes ou a melhor opção que você tiver para dizer nesse momento: O Doutor morreu, voltou à vida, Amy está grávida, não sabemos quem é a garotinha... E estamos cheios de dúvidas. Se você quiser saber o que a gente sabia no momento em que vimos esse episódio, sugiro que você vá até o Universo Who e baixe o podcast no. 17 e ouça, vocês irão se deliciar... Ou não. E o que tem de teoria... Eu, pelo menos, não estou fazendo muitas, prefiro ser surpreendido. E o diálogo de Nixon com Canton é ótimo:

- Nixon: "Bem, o senhor sabe que não fostes a minha primeira opção para essa missão."
- Canton: "Tudo bem, o senhor não foi a minha primeira opção como presidente..."

Bem, vamos às curiosidades? E tem muitas:
  • É fato de que a BBC agora quer fazer com que Doctor Who torne-se popular nos Estados Unidos, e nada melhor do que um episódio centrado no país da América do Norte, trazendo inúmeros elementos da sua cultura como: o restaurante de beira de estrada, o Stetson, o ônibus escolar amarelo, o carro (um Edsel Villager), entre outros. Também foi trazido elementos da história recente dos EUA, como a ida do homem à Lua. A BBC America agora exibe o episódio nos EUA simultaneamente ao Reino Unido, e espero que a audiência seja boa por lá também.
  • O episódio amarra-se ao arco da 5a temporada, chamado o "Silêncio vai cair". Dispensável dizer que quem é o Silêncio agora, né? O primeiro episódio onde essa fala é citada, é no 1o episódio da 5a temporada, "The Eleventh Hour", e repetida ao longo da temporada. Steven Moffat não explicou quem é o Silêncio, mesmo quando a temporada terminou, o que é um fato inédito em Doctor Who: Pela primeira vez um mistério passa de uma temporada para outra, quebrando o paradigma de que cada temporada é auto-contida (as temporadas do Russell T. Davies são auto-contidas sim, só que pontas foram soltas para que fossem resolvidas em outras temporadas. Não foi um mistério grande). 
  • River Song fala para Rory que ela e o Doutor estão viajando pelo tempo em "direções opostas". Ela fala que chegará o dia em que "ele olhará nos meus olhos, e não terá a menor ideia de quem eu sou. E eu acho que isso irá me matar". Vale lembrar que na 4a temporada, o Décimo Doutor encontrou com River Song pela primeira vez (pela perspectiva dele) ou pela última vez (pela perspectiva dela). No final do episódio duplo "Silence in the Library/Forest of the Dead" (escrito por Steven Moffat), ela morre mas a sua consciência é preservada dentro do computador da Biblioteca.
  • A TARDIS já ficou invisível outras vezes, mas por causa de defeito no seu estabilizador visual. Isso ocorreu com o Segundo Doutor (Patrick Troughton)
  • Quando Canton sai da TARDIS, o Doutor fala a ele "Coração valente, Canton". O Quinto Doutor (Peter Davidson) falava a mesma coisa para o companheiro Tegan, "Coração valente, Tegan."
  • Quando Amy pede ao Doutor mais jovem para acreditar nela, ele pergunta a ela se ela pode jutar sobre algo que realmente importa. Ela pensa, sorri e responde: "Pedaços de peixe e maizena", que são eventos do primeiro episódio da 5a temporada "The Eleventh Hour", quando Amy e o Doutor se encontram pela primeira vez, e ela ainda é chamada de Amelia e tem 7 anos.
  • Em 25 de março de 2011, uma cena foi divulgada, como prequel da temporada. Nela, Nixon recebe o telefonema da garotinha, que pede que ele olhe para trás, e ele pergunta a ela como conseguiu o seu número. Ela diz que o "homem do espaço" deu a ela. Ela fala de monstros, e ele diz: "Senhorita, não há monstros no Salão Oval". Ele desliga, senta-se e atrás dele vemos um ser vivo, fora de foco.
  • Moffat decidiu começar com um episódio duplo para aumentar a gravidade dos fatos, e ampliar o escopo da trama, assim como fazer alguns dos episódios mais obscuros da temporada.
  • "The Impossible Astronaut" e "Day of the Moon" são o primeiro caso de um episódio duplo abrir a temporada desde a temporada de 1985, com o Sexto Doutor (Colin Baker).
  • No Doctor Who Confidential, Moffat declarou que esse é um dos mais sombrios da temporada, mas mesmo assim continua o humor (ele tem origem em programas de humor, caso alguém ainda não saiba). 
  • Segundo Moffat, mostrar a morte do Doutor é mostrar que os Senhores do Tempo não são invencíveis, mas podem morrer se forem executados durante a regeneração.
  • Os Silences são novos vilões, que rivalizam com os antigos em termos de "causar medo nas pessoas". 
  • Ah, os Silences foram inspirados na imagem do quadro de Edvard Munch,chamado O Grito.
  • Mark Sheppard, que eu lembrava de vê-lo como o advogado de Gaius Baltar em Battlestar Galactica, mas fez também aparições em Firefly, Supernatural e Warehouse 13, foi anunciado em outubro de 2010 como alguém que apareceria na série. E ele foi Canton Delaware III. 
  • O mesmo Mark Sheppard disse que ser Canton é um "emprego dos sonhos", e que adoraria aparecer em outra produção de Moffat, no caso Sherlock.
  • Apesar de Mark Sheppard ser inglês, é a primeira vez em que ele aparece numa produção britânica. 
  • E quem faz o Canton Delaware III em 2011 é o pai de Mark Sheppard, William Morgan Sheppard, por sugestão do filho. 
  • Stuart Milligan, que faz o presidente Nixon, é americano e gostou muito de ter feito o papel. Ah, ele fez a voz do Coronel Stark na animação de Doctor Who chamada "Dreamland".
  • Stuart Milligan colocou um monte de próteses (como o narigão, as orelhas e as bochechas de buldogue de Nixon), e ele já foi outros presidentes americanos em produções para a TV, como Dwight D. Eisenhower. Ele tentou imitar o jeito de Nixon de falar, mas achou muito difícil, dado que ele usava dentes falsos também.
  • O episódio duplo foi rodado em locações nos EUA. No passado (como o filme de 1996), houve cenas rodadas no Canadá, ou filmagens feitas pela segunda unidade de produção em Nova York e na Estátua da Liberdade (como no episódio da 3a temporada "Daleks in Manhatan").
  • A roupa de astronauta é uma réplica da roupa usada pelos astronautas da Apollo XI, feita para o episódio. É à prova de água. 
  • Karen Gillian não fingiu quando viu o Doutor ser morto. Ela se desesperou mesmo.
  • O Salão Oval foi replicado nos mínimos detalhes, nos Upper Boat Studios no Pais de Gales. O restaurante americano existe, e está localizado na Baía de Cardiff, País de Gales.
  • O filme de O Gordo e o Magro, The Flying Deuces, teve o Doutor inserido artificiamente com Matt Smith dançando em frente a uma tela verde.
  • O episódio inicia homenageando Elisabeth Sladen, a eterna companheira querida do Doutor, Sarah Jane Smith (e que protagonizou um spin-off de Doctor Who, The Sarah Jane Adventures), falecida na mesma semana, vítima de um câncer. 
  • Nos EUA, esse episódio bateu o recorde de audiência da BBC America, com 1,7 milhão de espectadores. No Reino Unido, 8,87 milhões o viram. 
  •  
Chega de falatório, e vamos para a segunda parte, que ainda é mais explosiva do que a primeira. Duvida? Bem, o episódio começa com mais 3 mortes, não só a do Doutor. E vemos a Àrea 51, Nixon novamente, a garotinha... Ah, espera aí que eu volto na semana que vem. Gerônimo!

No Response to "Doctor Who 2005 - 6x01 - "The Impossible Astronaut""