terça-feira, 21 de junho de 2011

Doctor Who 2005 - 6x02 - "Day of the Moon"

Posted on 01:11 by Unknown

  Passam-se três meses desde o fim do episódio passado, e o Doutor, Amy, Rory e River Song tentam rastrear os Silences. Canton Delaware captura-os, um a um. Aliás, para ser bem exato, o episódio começa com Amy fugindo num deserto e sendo MORTA por Canton. Rory é MORTO no alto de uma barragem, e River Song se atira do alto de um prédio. O Doutor está preso, barbudo (!) e cabeludo (!!) numa prisão especial na famosa Área 51, onde está a TARDIS. Os corpos do casal companheiro são trazidos, e uma prisão, feita de núcleo de uma estrela anã (o material mais denso do Universo) é feita ao redor do Doutor. Só que aí vem uma virada no roteiro (ou "plot twist", como queiram, embora eu odeie o termo): Eles estão vivos, e Canton fez isso para despistar os Silences. Quando eles partem com a TARDIS, eles vão lá buscar a River Song, e o Doutor grita para Amy: "Abra as portas da sala da piscina". Sim, River cai dentro da piscina, o que rende muitas gargalhadas e o fim da eventual chapinha que ela tenha feito para o episódio.
  Continuando... Eles não sabem o nome ou motivação dessa raça, mas sabem-se que eles existem por todo o planeta, e colocam sugestões pós-hipnóticas nos humanos que encontram com eles. O Doutor coloca um dispositivo de comunicação na mão de cada um do grupo, para gravar o áudio de encontros que eles tiveram com os Silences, e vão até Cabo Canaveral pouco antes do lançamento da Apollo 11, Amy diz ao Doutor que ela estava errada e não estava grávida.
  Enquanto o Doutor altera parte do módulo de comando da Apollo 11, Canton e Amy visitam um orfanato por perto, esperando descobrir de onde a menina na roupa de astronauta veio. Inscrições nas paredes sugerem que o local é abandonado, e a imagem que temos é aterrorizante, além do diretor do orfanato, que está mentalmente perturbado. Amy descobre um ninho dos Silences, e uma foto dela com um bebê no colo, no meio de fotos dessa garotinha. A menina entra junto com os Silence, e Amy é abduzida e levada para a sala de controle do seu equipamento temporal (aquela mesma, que falamos no episódio passado). O Doutor chega muito tarde para ajudá-la, achando o seu gravador, e Rory ainda consegue ouví-la confessando o seu amor por alguém do grupo (e o Rory ainda acha que ela ama o Doutor e não a ele, ô homi inseguro, sô!) Canton consegue atirar e ferir uma das criaturas, e finalmente o Doutor descobre que eles são os Silences. Até então, só nós, da audiência, sabíamos. Mas eles não.
  Analisando a roupa de astronauta vazia, River descobre que a menina é incrivelmente forte, para poder ter forçado a sua saída da roupa, e o sistema de suporte de vida da roupa conectou-a à pessoa mais poderosa da Terra quando ela estava com medo. E esse era o Presidente Nixon. O Doutor entende porque os Silences estão controlando a humanidade - dessa forma eles começaram a Corrida Espacial, fizeram roupas de astronautas, que devem ser úteis para os seus propósitos. Canton interroga o Silence capturado na prisão da Área 51, que fala com desdém da humanidade por preservá-lo vivo, quando eles deveriam "matar a todos quando vissem". Canton grava esse vídeo usando o celular de Amy.
  O Doutor usa o chip de comunicação de Amy para rastrear a sua localização, e chega com a TARDIS na sala de controle dos Silences 5 dias depois (sempre atrasado...). O Doutor mostra a todos a transmissão ao vivo do pouso na Lua, e enquanto todo o mundo assiste, ele usa a modificação que fez no módulo de controle da Apollo XI para transmitir o vídeo feito por Canton com o celular de Amy. Ou seja... Carnificina de Silences liberada a torto e a direito! U-hu, até eu gostaria de ter uma arma de fogo numa hora dessas. O grupo liberta Amy e vai embora com a TARDIS, mas não sem antes River matar todos os Silences na sala de controle (ela é um terror com armas, lembram-se?) Amy mais uma vez reafirma a Rory que ela o ama, e não o Doutor. Ele é amigo dela, mas Rory é o amor da vida dela (que bonitinho).
  River recusa-se a viajar com o Doutor, e volta à prisão de Stormcage para manter uma promessa. Ela dá um beijo de despedida no Doutor, e como o Doutor nunca a beijou antes, deduzimos que esse será o último beijo trocado entre eles. Na TARDIS, Amy não consegue lembrar-se da sua foto vista no orfanato, e disse que ela falou para o Doutor que ela estava grávida porque ela temia que viajar na TARDIS afetaria o crescimento do seu filho. Após, o Doutor passa um scanner (discretamente) em Amy, para determinar se ela está grávida. E o scanner alterna entre sim e não.
  No final, 6 meses depois, um mendigo em Nova York vê a garotinha que falamos o episódio todo. Ela diz que está morrendo, mas que pode resolver isso. E ela regenera. E o episódio acaba. E eu gritei um palavrão, impronunciável nessa resenha de família.


PQP, que episódio estrondoso. Eu pulei da cadeira com a sequência inicial, que é vibrante. E como sempre, Moffat resolve um problema com uma maneira bem simples, que é transmitir a confissão do Silence para todo o planeta. E aí começa a chacina autorizada dos Silences.

E as dúvidas continuam: Quem é a garotinha? Por que há fotos de Amy com um bebê no colo, no quarto dela no orfanato? Ela está realmente grávida? Como tudo isso se conecta? E River Song nessa história toda? Bem... Sem teorias. Vamos ver onde isso vai dar. Vamos às curiosidades.
  • A máquina dos Silence é idêntica à que vimos em "The Lodger". O Doutor a descreve como "muito Aickman Road", uma referência à casa que a nave estacionou sobre, nesse episódio.
  • Quando o Silence revela o seu nome ao Doutor, ele tem flash-backs dos episódios "The Eleventh Hour" e "The Vampires of Venice", os primeiros em que eles foram citados, na 5a temporada.
  • O Doutor foi detido na Área 51, onde o Décimo Doutor esteve, na animação Dreamland.
  • O Doutor e Rory discutem sobre estarem presentes na queda de Roma. Rory, como um Auton, guardou a Pandorica por todos esse tempo (conforme vimos em "The Big Bang", e o Primeiro Doutor (William Hartnell) indiretamente instigou o Grande Incêndio de Roma no episódio The Romans.
  • A "Mulher com um Tapa-Olho" (Frances Barber) surge pela primeira vez nesse episódio, e ainda será vista em outros episódios da temporada. No 6o episódio, veremos a sua conexão com Amy (aguardemmmmm).
  • O Doutor é detido numa prisão feita com "liga metálica de equilíbrio zero de estrela anã", o material mais denso do Universo". Essa liga apareceu na 18a temporada, na época do Quarto Doutor (Tom Baker).
  • O Presidente Nixon pergunta ao Doutor se ele será lembrado pelas gerações futuras. O Doutor chama Nixon pelo seu apelido, "Tricky Dicky", e diz que os americanos jamais o esquecerão (escândalo Watergate).
  • O Doutor manda ele dar um "alô" para David Frost por ele. Frost é um jornalista britânico que realizou uma série de entrevistas com Nixon, após a sua renúncia.
  • A cena onde Amy é perseguida é no Vale dos Deuses, em Utah. Karen Gillan disse ter dificuldade para correr por causa da altitude.
  • A cena onde Rory é morto é na Glen Canyon Dam, no Arizona, e foi a última cena filmada nos EUA.
  • A cena onde River se atira pela janela, que parece Nova York, é na verdade em Cardiff. E sim, usaram uma dublê. 
  • A "Área 51" foi na verdade um hangar desocupado no País de Gales.
  • As máscaras dos Silences atrapalham os atores para ver algo, e eles acabam sendo guiados por duas pessoas quando precisam caminhar. As vozes são inseridas depois, em pós-produção.
  • O ator que faz o mendigo (Ricky Fearon) apareceu no episódio da 2a temporada de Torchwood chamado "To the Last Man". 
Então é isso, começou a temporada e a gente está aflito para ver no que vai dar. Na semana que vem... Piratas. Sim, piratas da perna-de-pau, do olho-de-vidro e da cara de mau. E ainda tem coisas de outro mundo. Ah, vejam lá. Até lá... Gerônimo!

    No Response to "Doctor Who 2005 - 6x02 - "Day of the Moon""