terça-feira, 7 de junho de 2011

Doctor Who 2005 - 6x01/2 "Space" e "Time"

Posted on 01:11 by Unknown

"Space" e "Time" são dois mini-episódios da série, exibidos em 18 de março de 2011, pela BBC One como parte do Teletom para o evento de caridade Comic Relief. Eles formam uma história em duas partes. Vamos a eles:


O episódio começa com Amy tentando atrair a atenção do Doutor, enquanto ele conserta a TARDIS. Ela descobre que Rory está ajudando o Doutor, instalando acoplamentos térmicos embaixo do chão de vidro da sala de controle da nave. Eles discutem, quando a TARDIS sacode e as luzes se apagam. O Doutor pergunta a Rory se ele derrubou um dos acoplamentos térmicos, o que ele admite que fez e pede desculpas por ter feito. Amy também pede desculpas, e diz ao Doutor que Rory estava olhando por baixo da sua (mínima) saia através do chão de vidro quando derrubou o acoplamento térmico (safadeeeeeeenho!).
O Doutor percebe que eles pousaram, já que o sistemas da nave ativaram a "materialização de emergência", onde a TARDIS pousa no ponto mais seguro do espaço que está disponível. As luzes acendem-se, e eles descobrem que há uma outra TARDIS dentro da sala de controle! Ou seja, a TARDIS se materializou dentro dela mesma (o que rende um monte de paradoxos). O Doutor entra pela TARDIS que está na sala de controle, e logo entra pela sala de controle da TARDIS externa, entrando pela porta de entrada. Eles estão presos num "laço espacial", e que nada pode entrar ou sair da TARDIS. Apesar do Doutor ter dito isto, uma outra Amy entra pela porta da TARDISdizendo "Ok, garotos, agora é aonde tudo fica complicado".

No episódio "Time", a segunda Amy revela que ela é de alguns momentos no futuro, e é capaz de entrar na TARDIS externa porque "o casco exterior da TARDIS abriu-se para fora do tempo". A segunda Amy sabe o que dizer, e o faz, porque, pela perspectiva dela, o que ela está fazendo é repetir o que ela disse ainda há pouco. O Doutor envia a primeira Amy para a TARDIS interna, de forma a "manter a linha do tempo" (nas palavras dele). Ambas se entreolham quando a primeira sai, mas pouco tempo depois, pela porta da TARDIS externa entram Rory e Amy. Eles explicam que o Doutor, pela perspectiva deles, mandou-os para a TARDIS interna. O Doutor envia o primeiro Rory e a segunda Amy para a TARDIS interna, e explica que ele vai montar uma "implosão temporal controlada", para "resetar a TARDIS". Só que, para isso, ele precisa saber qual alavanca ele usará no painel de controle (ihhhh). Logo depois dele ter falado isso, outro Doutor (oh, não!) entra pela porta da TARDIS externa, e fala para ele usar o Moments after he speaks, another Doctor walks though the outer TARDIS door and tells him to use "a alavanca esquisita" (wibbly não tem tradução). Ele rapidamente a puxa, e entra na TARDIS interna para dizer ao seu eu do passado qual alavanca deve puxar. A TARDIS interna desmaterializa, enquanto a TARDIS externa faz o mesmo. Por fim, o Doutor certifica-se de que Amy e Rory estão bem, e sugere a Amy usar calças.

Dois episódios curtos, e que fazem uma história simpática, auto-contida e exibida num especial da televisão. Muito divertido, e vamos para as curiosidades:
  • Não é de hoje que temos especiais de Doctor Who para eventos de caridade. Aqui vai uma lista de ocorrências:
    1. Comic Relief de 1999 (The Curse of Fatal Death)
    2. Children in Need de 2005 (Doctor Who: Children in Need).
    3. Children in Need de 2007 (Time Crash).
    4. No Comic Relief de 2009, quem fez o especial na verdade foi o spin-off The Sarah Jane Adventures, com o episódio From Raxacoricofallapatorius with Love
  • Curioso é que o terceiro especial envolvia também um laço temporal (ou um loop temporal, como queiram), só que o Quinto e o Décimo Doutores (Peter Davidson e David Tennant, ou como podemos dizer... Sogro e genro, né?) se encontravam. 
  • Os especiais de 1999 e de 2007 foram também escritos por Steven Moffat. Legal, não?
  • Uma TARDIS se materializar dentro de outra, já aconteceu antes, não é novidade (também, com mais de 30 temporadas, fica difícil fazer algo que não ocorreu, né?). Isso já aconteceu com o Terceiro Doutor (Jon Pertwee) e o Quarto Doutor (Tom Baker). Foram os episódios The Time Monster e Logopolis. Mas em ambos os casos, foi a TARDIS do Mestre que se materializou dentro da TARDIS do Doutor. Nesse caso, foi recursivo.
  • O Doutor usa a analogia da curvatura de uma banana, para explicar a Rory sobre "espaço conceitual", o que é uma piada recorrente desde o Nono Doutor (Christopher Eccleston)
  • Amy fala a mesma frase que usou no episódio "The Big Bang", quando ela teve que lidar com ela mesma em dois lugares, devido a um paradoxo quase apocalíptico. 
  • Quer ver? A BBC One colocou no seu canal do YouTube. Tá aqui, ó: Space e Time.
Depois disso, vamos para a 6a temporada, propriamente dita. E ela começa com um episódio duplo, para chutar logo as bundas de todo mundo, e um vilão novo (o que eu não gostei). Então, até semana que vem, e... Gerônimo!

    No Response to "Doctor Who 2005 - 6x01/2 "Space" e "Time""