quarta-feira, 1 de junho de 2011

Doctor Who 2005 - 6x00 - "A Christmas Carol"

Posted on 01:11 by Unknown

Tudo começa com uma nave de passageiros espacial (algo como um cruzeiro), levando mais de 4000 pessoas a bordo, são pegos por uma tempestade eletromagnética, gerada por uma estranha nuvem que está permanentemente sobre um planeta habitado por seres humanos. Isso já é ruim, mas ainda piora: Amy e Rory estão dentro dessa nave, passando a sua lua-de-mel. Os controles sofrem interferência dessa nuvem, e a nave começa a cair. Amy entra em contato com o Doutor, que não pode usar o (ou a) TARDIS para salvar a nave, e  o jeito é investigar e tentar entender o que essa nuvem tem a ver com o problema.

  Ao chegar no planeta, o Doutor encontra uma torre em forma de pináculo (um obelisco, por assim dizer) no centro de uma grande cidade, e esse pináculo está gerando essa nuvem, que influencia na atmosfera e provoca a queda da nave. O proprietário do pináculo (e posteriormente vemos, da maior parte da cidade) é o amargo e impertinente Kazran Sardick, um homem idoso que recusa-se a operar os controles isomórficos (significa que só podem ser operados por ele) para desativar o obelisco e permitir que a nave pouse em segurança. O Doutor, numa verve sherlockiana (deve ser influência da série "Sherlock", que Steven Moffat escreve com Mark Gatiss), observa que Kazran tem medo do seu pai, que é quem construiu o pináculo. Assim, o nosso Doutor favorito cria um esquema, baseado em "Um Conto de Natal", de Charles Dickens, para "salvar" Kazran. Sim, ele é Ebenezer Scrooge na história.

  Assim, com a ajuda da TARDIS, o Doutor vai até o passado de Kazran, quando ele era um garoto, que descobria a capacidade única da atmosfera do planeta de permitir que peixes nadem no ar. Os experimentos que o Doutor realiza com Kazran levam a um ataque de um tubarão (!), que gera um revés: A chave de fenda sônica do Doutor é engolida pelo voraz predador... Dos ares (!!). O Doutor recupera uma parte da chave de fenda sônica, e o tubarão é ferido, sem ser capaz de nadar de volta para a atmosfera. Kazran propõe uma solução para o novo... Amigo: Uma sala criogênica, mantida por seu pai, com cápsulas individuais. Seu pai mantinha essa sala para guardar pessoas, que ficavam como garantia para o pagamento de dívidas. Funcionava assim: Você pegava dinheiro emprestado com o pai de Kazran, e deixava seu filho ou filha nessa sala criogênica, como garantia de que irá pagar a dívida assumida. Pagando a dívida (e os juros, claro), a pessoa é tirada da cápsula e devolvida à família. Cruel, não? Entre essas pessoas, está Abigail, uma bela jovem por quem Kazran está encantado. Ela é liberta, e canta para acalmar o tubarão, enquanto o Doutor usa a cápsula dela para levar o tubarão de volta à atmosfera. Quando Abigail é colocada de volta na cápsula, eles prometem vê-la toda véspera de Natal, para passarem esse dia juntos. O Doutor mantém a promessa, e com a ajuda do TARDIS, ele salta para cada ano, estando lá a cada véspera de Natal, e ele assiste o florescimento do amor entre Kazran e Abigail (Abigail sempre dizia quando a cápsula era aberta: "Doutor! Kazran!". Conforme ele vai envelhecendo, ela inverte a fala, chamando por ele primeiro).

  Só que depois de uma visita, Abigail chama Kazran e conta a ele um segredo, que faz o já adulto senhor da cidade pedir ao Doutor que pare de realizar a prática do Natal e decidir deixar Abigail congelada permantentemente. No presente, o velho Kazran sente-se agradecido com as memórias novas, mas ainda assim é amargo com o destino de Abigail e recusa-se a ajudar a salvar a nave.

  O velho Kazran é visitado pelas imagens holográficas das pessoas de dentro da nave, no presente, e eles começam a cantar cânticos de Natal (!!!). Na verdade, eles notaram o efeito que o canto de Abigail teve, e vêem que cantar pode ajudar a estabilizar a nave - mas não a previne de cair. Amy aparece para Kazran e implora por ajuda, mas ele dá de ombros e ignora os hologramas. Aí vem o Doutor, e Kazran conjectura que o Senhor do Tempo veio mostrar a ele como será o seu futuro, de que ele morrerá velho, amargurado e sozinho; mas ele revela que Abigail tem uma doença incurável, e que ela só teria mais um dia de vida (lembra do contador que aparecia na cápsula? Era a contagem dos dias de vida dela). Como ele não pode decidir qual dia será, Kazran castiga o Doutor, por acreditar que ele poderia mudar a sua mente. Só que, sem o velho Kazran saber, o Doutor trouxe o jovem Kazran com ele. O jovem ouviu o que o velho disse, viu o seu futuro amargo e solitário, e decidiu mudar a sua vida de rumo, fazendo com que o velho imediatamente mudasse de rumo também. Finalmente, ele concorda em desligar os controles para salvar a nave.

  Alegria, deu tudo certo... Ou não: Devido a sua mudança, Kazran agora não pode mais operar os controles do obelisco, mas o Doutor executa uma solução: Abigail cantará, usando uma metade da sua chave de fenda sônica, que está com ele. A outra metade está ainda dentro do tubarão (que se estiver vivo, estará bem velho), e irá reverberar na atmosfera e desfazer a tempestade, e finalmente a nave poderá pousar em segurança. Kazran liberta Abigail, sabendo que essa será a sua última vez, e após lágrimas (deles e nossas!) Abigail lembra ele que eles tiveram várias vésperas de Natal juntos, mas agora é hora de vir o Dia de Natal. O plano dá certo, e a nuvem resultante cria flocos de neve, que caem sobre a cidade. O Doutor reencontra-se com Amy e Rory, e prepara-se para levar o jovem Kazran para o passado. Enquanto isso, o velho Kazran e Abigail aproveitam um último passeio de charrete puxada por tubarão juntos.



Você chorou? Eu também. A história é linda, se você deixar a ranzinzice de lado e o purismo de fã... Deixe-se encantar pela magia da nova versão de Charles Dickens. Claro que tubarões voadores, só no disco do Arrigo Barnabé, ou na lendária banda de Itaboraí, RJ (que, dizem, nunca gravou um disco). Os cânticos de Natal para estabilizar a nave foram estranhos, e tem a quebra de continuum espaço-tempo, do jovem e do velho Kazran se encontrando (vai diretamente de encontro com o episódio "Father's Day", de 2005). Mas como foi dito por nós no Universo Who Podcast, se é para contar uma boa história, que se dane ser certinho.

A personagem Abigail (Katherine Jenkins), na verdade é cantora lírica na Inglaterra, logo os dotes vocais dela (além de outros, aham...) foram enfatizados. Kazran é feito por nada mais, nada menos que Michael Gambon. Sabe quem ele é? Bem... Você assistiu algum dos filmes do personagem Harry Potter? Pois é, ele é Alvo Dumbledore. Sim, com aquela barba toda fica difícil reconhecer, mas se você reparar nos olhos, vai notar que aquele velho ranzinza é familiar.

Bem, eu adorei o episódio, e se quiser saber mais o que achamos, vai lá no Universo Who e ouça o podcast correspondente. Vamos às curiosidades:
  • Amy aparece vestindo a roupa de policial feminina, que ela é primeiro vista em "The Eleventh Hour", o primeiro episódio da 5a temporada. Rory, por sua vez, é visto trajando um uniforme de centurião romano, tal qual em "The Pandorica Opens", no final da 5a temporada. Fetiches? Não sei.
  • O Doutor já encontrou-se com Charles Dickens, o autor da história original. Lembra-se? Foi em "The Unquiet Dead", 3o episódio da 1a temporada da retomada, em 2005.
  • Em várias das Vésperas de Natal, o Doutor, Kazran e Abigail estão usando longos cachecóis listrados, que é uma marca registrada do Quarto Doutor, Tom Baker. Ambos (o Doutor e Kazran) também aparecem usando cada um um fez, um item que o Doutor passou a incorporar ao guarda-roupa no episódio "The Big Bang", no final da 5a temporada.
  • Controles isomórficos não são exatamente uma novidade em Doctor Who, são citados em episódios da série clássica, como "Pyramids of Mars", entre outros. No final da 3a temporada, no episódio"Last of the Time Lords", o Mestre tem uma chave de fenda laser com controles isomórficos.
  • Durante uma das viagens do Doutor com Kazran e Abigail, eles encontram-se com Frank Sinatra e o Doutor se casa com Marilyn Monroe, mas ele diz que não valeu porque a cerimônia não ocorreu numa capela legítima. Isso foi em 1952, e o Doutor veste um terno branco. Ah, houveram fãs que foram na Wikipédia e modificaram o verbete da Marilyn Monroe, citando o fato. Infelizmente já tiraram, mas dizia que "ela casou-se com um estranho simpático e de gravata borboleta, mas o casamento foi invalidado". 
  • Há sugestões, de que o Doutor casou-se outras vezes, e foi levantado no episódio "The End of Time". Também há sugestões de que ele tenha se casado com a Rainha Elizabeth I, que também foi citado por Liz 10 no episódio "The Beast Below" e ventilado pelo Senhor dos Sonhos em "Amy's Choice".
  • Arthur Darvill (Rory) é incluído nos créditos iniciais, pela primeira vez desde que ele começou a participar de "Doctor Who".
  • Steven Moffat, roteirista do episódio e produtor da série, definiu o episódio como: "São todos os seus filmes favoritos de Natal, juntos, em uma hora, com monstros. E o Doutor. E uma lua-de-mel!".
  • O episódio foi rodado em julho e agosto de 2010, em Cardiff, País de Gales.
  • No dia de Natal de 2010, foi o 2o programa mais visto da TV britânica, fechando como o 4o episódio de "Doctor Who" mais visto, desde 2005.
  • Este foi o primeiro episódio de "Doctor Who" que passou simultaneamente no Reino Unido e nos Estados Unidos, como parte da iniciativa da BBC America de levar o Doutor aos que ainda não o conhecem. Já na Austrália, passou no dia seguinte. No Brasil... Está que nem o Sarney: Nada.
Então é isso, e semana que vem voltamos com mais uma resenha do nosso querido Doutor, falando de 2 mini-episódios e esquentando as chaves de fenda sônicas para a retomada da série, na 6a temporada. Ouçam o Universo Who Podcast, comentem no site, e vamos que vamos. Gerônimo!

No Response to "Doctor Who 2005 - 6x00 - "A Christmas Carol""