terça-feira, 28 de junho de 2011

Doctor Who 2005 - 6x03 - "The Curse of the Black Spot"

Posted on 01:11 by Unknown

  A TARDIS segue um sinal de socorro, e vai parar em um navio pirata do século XVII, parado no meio de um oceano calmo e sem ventos. A tripulação está sendo atormentada por uma sereia. Cada um que se fere na tripulação, recebe uma mancha na palma da mão, e a sereia vem atrás dele, para o levar consigo. Seu canto induz as vítimas a um transe hipnótico, levando-os com ela e aparentemente desintegrando-os. Rory se corta durante uma luta com os piratas, tem uma mancha na palma da mão, mas não sucumbe à sereia graças à ação de sua esposa, Amy, e do Doutor. E como ele não resiste a um mistério...
  Supondo que a sereia está usando a água como um portal, o Doutor instrui todos a buscar refúgio no paiol do navio, o ponto mais seco de todos. Lá, eles encontram Toby Avery, filho do capitão, Henry Avery (aliás, personagem histórico verdadeiro, pode clicar aí do lado se vocês quiserem saber dele), que embarcou como clandestino após a morte da sua mãe, apesar dele não saber dos negócios ilícitos (o que é um eufemismo) do seu pai. Ele também tem uma mancha negra na mão, por ser vítima de febre. Numa tentativa de escapar, o Doutor e o Capitão entram no TARDIS, mas a encontram agindo atropeladamente, e são forçados a abandonar a nave antes dela se desmaterializar por si mesma. Nisso, a sereia leva mais um, e numa sala seca. O Doutor conclui que ela usa os reflexos para aparecer. Assim, ele resolve livrar o navio de todos as superfícies reflexivas, incluindo o tesouro roubado de um marajá indiano.
  Começa uma tempestade, e todos se animam, pois teremos vento. Nisso, Toby deixa cair uma coroa polida, ao levar um casaco para seu pai. A sereia surge e pega Toby. Logo, Rory cai no mar, e o Doutor intui que a sereia tem mostrado inteligência, e não vai deixar ninguém morrer. Ela salvará Rory. Baseado nisso, o Doutor convence o Capitão Avery e Amy a se ferirem, para atrairem a sereia. As suspeitas são confirmadas quando vemos que o toque da sereia não os desintegra, mas os transporta para uma nave alienígena, no mesmo ponto onde está o navio pirata, mas invisível a olho nu.
  O Doutor descobre que os tripulantes da nave estão mortos há muito tempo devido à exposição a um vírus humano. O trio descobre uma enfermaria, onde toda a tripulação pirata está. E lá eles encontram Rory e Toby também. descobre uma enfermaria, onde toda a tripulação pirata está. E lá eles encontram Rory e Toby também. A sereia na verdade é o programa médico de emergência da nave (ei, Doutor da USS Voyager, isso te lembra alguma coisa, não?), que está cuidando dos feridos; as manchas negras são amostras de tecido usadas como referência. Amy convence a sereia a libertar Rory, sob a condição de que ela iria cuidar dele. Ele é tirado do sistema de suporte de vida, mas com o seu conhecimento de enfermagem, é possível salvá-lo. E é claro, ele passa umas dicas antes. Enquanto isso, Avery decide ficar com seu filho e sua tripulação, já que ele não pode voltar à Inglaterra, e a nave cuida da sua tripulação. O episódio fecha com ele pegando o controle da nave, e com seu filho e sua tripulação, navega pelo espaço sideral.


Opinião sincera? Episódio "nhé". Bem mais ou menos, o sumiço da TARDIS não é bem explicado, algumas coisas ficaram confusas, e a história se resolveu nos 10 minutos finais, o que eu achei corrido demais. Muito vai-e-vem, um pouco de clichê... Ah, ouça o Universo Who Podcast #19 que você vai entender. Vamos às curiosidades:
  • Henry Avery existiu, e foi citado no arco da 4a temporada (1966) The Smugglers, que lida com a busca pelo "tesouro de Avery". 
  • Mesmo sendo de outro autor (Stephen Thompson, e não Steven Moffat), alguns pontos dos 2 episódios anteriores são mantidos: Rory e Amy mostram preocupação com a morte futura do Doutor; a Mulher do Tapa-Olho aparece para Amy novamente; o Doutor usa o scanner da TARDIS para fazer um teste de gravidez em Amy, que continua inconclusivo.
  • Hugh Bonneville, o Capitão Henry Avery foi anunciado em janeiro de 2011 como participante da 6a temporada de Doctor Who. Matt Smith e Karen Gillan disseram que trabalhar com ele foi "muito divertido". O mesmo trabalhou em audiodramas do Sétimo Doutor (Sylvester McCoy).
  • Lily Cole, a sereia, foi escolhida por ser bela, notável e de alguma forma... Assustadora. Ela é modelo e atriz.
  • Os produtores quiseram fazer um episódio que fosse "em alto mar".
  • O episódio também serviu para que o Doutor e os seus companheiros (Amy e Rory) relaxassem e se divertissem.
  • Os produtores tentaram entupir o episódio do maior número de referências a piratas que fosse possível. Logo, temos tesouro, motim, um garoto viajando como clandestino, caminhar na prancha, tempestades, espadas e um pirata de bom coração que não é realmente mau.
  • Mas Arthur Darvill (Rory) notou que faltou uma referência a piratas: Um papagaio!
  • Esse episódio foi planejado para ser o nono da 6a temporada, mas a ordem de produção foi trocada, como podemos notar.
  • Filmagens feitas em Cornwall e nos Upper Boat Studios, no País de Gales. O exterior do navio pirata foi filmado numa doca em Cornwall, e os decks inferiores são de um set no estúdio.
  • O principal desafio de filmar na doca era fazer com que ela não fosse vista. Por isso o nevoeiro, que custou 15.000 litros de água, e o uso de máquinas de vento e de chuva.
  • Para não correr o risco de ganharem um resfriado, todo mundo tinha roupas secas por baixo das roupas usadas. 
  • As cenas em que Cole apareceu a bordo do navio foram feitas usando um cabo como se ela estivesse voando
  • Como ela usava maquiagem verde e roupas verdes, a tela verde foi trocada por uma tela azul.
  • Já Karen Gillian se divertiu fazendo Amy lutando contra piratas com espadas, teve algumas lições sobre como manipular uma.
  • A enfermaria também foi feita num estúdio. O problema é que as camas estavam atadas ao teto por cordas finas, o que significa: Não mexam nenhum músculo, se possível. Nem respirem fundo, se puderem.
Bem, é isso. E agora vem o episódio mais aguardado dessa temporada, um dos melhores episódios para atrair fãs novos... Por que ele é escrito por nada mais, nada menos do que Neil Gaiman. Então, vamos vê-lo e curtir. E voltamos semana que vem. Até mais, e... Gerônimo!

3 Response to "Doctor Who 2005 - 6x03 - "The Curse of the Black Spot""

.
gravatar
Maria Luiza Says....

adoro as resenhas,principalmente as curiosidades e estou no aguardo da continuação,ok?não se esqueçam de nós!=)

abraço

.
gravatar
Unknown Says....

Poxa o que aconteceu que vcs não publicaram mais as review de Doctor Who?!?!? Adoro as reviews de vcs são ótimas.

.
gravatar
221bpond Says....

voltemmmmm com as review de Doctor Who, as daqui são as melhores!!!