quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Life on Mars (UK) 1x05

Posted on 01:11 by Unknown

   Tudo começa nos dias que antecedem o clássico de futebol de Manchester, que é a partida disputada entre os (hoje famosos) Manchester United (os "vermelhos") e Manchester City (os "azuis"). Um torcedor do United, Colin Clay, é encontrado morto perto do bar Trafford Arms, que é dominado pelos torcedores do United (curioso, por lá tem essa questão de "território"...). A causa da morte foi aparentemente uma pequena estocada, feita com uma faca na nuca da vítima. Logo correu entre todos os torcedores do United que o culpado era um torcedor do time rival, o City, e o receio de toda a delegacia era que isso incitasse a violência entre as torcidas dos clubes. Vemos aí a gênese do que foi conhecido nos anos 1980 como os hooligans, e o afastamento das famílias dos jogos de futebol (Sam deixa isso bem claro, no final desse episódio). Só que Sam Tyler, como sempre, desconfia que o assassinato não tenha ligação com o futebol, já que não há marcas que comprovem que houve luta do assassino com a vítima.

   Logo, ele propõe algo novo e um tanto quanto arriscado: Na noite anterior ao jogo, ele, Gene Hunt e Annie Cartwright deveriam trabalhar disfarçados no Trafford Arms, como se fossem parte dos funcionários do bar. Essa era uma tentativa de descobrir a respeito do incidente, já que a clientela do bar era quase toda dos "vermelhos", e também descobrir quaisquer planos de violência contra a torcida do City no dia seguinte. Gene Hunt então, está mais feliz que pinto no lixo: Bebe até quase cair (mas não cai), diverte-se à beça, chega a falar a famosa frase: "Uma mulher Primeiro-Ministra? Não enquanto eu tiver um buraco no meio da minha bunda!" (e a Margaret Thatcher assumiu 6 anos depois...), e finalmente, arranca alguma informação da turma que bebia: Eles suspeitam de um torcedor em particular, Malcolm Cox. Ele torce pelo United, e já foi preso por assalto à mão armada. Logo, descobre-se que que ele matou Clay, e tentou jogar a culpa na torcida do City, incentivando com isso a violência de ambas as torcidas.
  O fato que fez perceber que Cox era realmente o assassino foi quando ele resolveu tentar agredir Gene Hunt: Colocou uma chave entre os dedos, com a ponta para fora, para socar Gene e machucar. Logo, foi dessa maneira que  Colin Clay foi morto. Nessa mesma noite, Sam faz amizade com outro torcedor do United, Pete Bond, que afirmava: "Uma vez vermelho (United), sempre vermelho".

No dia seguinte, Sam e Gene vão visitar Malcolm Cox, que foge à pé, e temos uma perseguição... "Corrida". Quando preso, Cox admite que tem parte na morte de Clay, mas que não era a sua intenção matá-lo. Ele admite que distraiu Clay, para que Pete Bond acertasse-o na nuca. Mas Pete usou o truque da chave (que aprendeu com Cox), e Clay morreu. Cox informa também a Sam e Gene da briga (com hora marcada) entre os torcedores do City e do United num armazém abandonado. Sam, Gene e Chris Skelton lideram um grupo de policiais para o local... E ninguém leva capacetes, coletes e escudos, mas sim pedaços de pau, tacos de beisebol, pedaços de cano de ferro... O engraçado foi o Sam questionando sobre os itens de segurança, e Gene impassível, distribuindo as armas brancas. No meio da pancadaria armada (e é muito engraçada), Sam acha e prende Pete Bond, cuja entrada para o jogo foi confiscada (depois de um baita dum sermão de Sam, chegando a dizer que graças a gente como ele, hoje era o último jogo que ele viu no estádio), e foi dada ao filho do nosso moribundo da semana.

No fim do episódio, Sam vê a si mesmo, bem menor, indo ao jogo de futebol com seu pai, indo justamente ver esse jogo. Mas eles não se falam.

No Response to "Life on Mars (UK) 1x05"