quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Doctor Who 2005 - 5x12 - "The Pandorica Opens"
No final do século XIX, vemos Vincent van Gogh tendo um ataque ("Vincent and the Doctor"), mais parecido com uma alucinação, e o médico que o trata vê uma das suas últimas pinturas. Essa pintura sumiu, e é encontrada pelo Exército Aliado em Paris, ocupada pelos nazistas, e em 1941 ela chega às mãos do Professor Bracewell e de Winston Churchill ("Victory of the Daleks"). A imagem impressiona Churchill, que telefona para o Doutor. Só que o TARDIS redireciona a chamada para a Dra. River Song, que, no século 51, está presa ("Time of Angels"). River usa o seu batom alucinógeno, escapa, consegue pegar um Manipulador de Vórtice ("foi tirado de um Agente do Tempo bonitão"), e vai até a coleção particular da Coroa Britânica, onde ela encontra Liz 10 ("The Beast Below"), fala sobre o que soube e ela a autoriza a levar essa pintura de van Gogh. River daí vai até o Planeta Um e deixa um recado para o Doutor. Ele e Amy viajam até esse que é o planeta mais antigo do Universo, para conhecer a inscrição mais antiga já feita por um ser vivo e sentiente. Ela está gravada num penhasco, e eles vêem escrito: "Hello Sweetie". Sim, River Song deixou seu "cartão de visitas", junto com as coordenadas temporais para que ele a achasse. Eles viajam no TARDIS até a Terra, no ano de 102 DC, no interior da Britânia (hoje, Inglaterra), e encontrtam um destacamento romano, com River posando de Cleópatra. River explica que ela recebeu o aviso da destruição do TARDIS a partir dessa que é a última pintura de van Gogh. As coordenadas da localização estão na própria pintura, e o Doutor entende que a pintura e a destruição do TARDIS estão relacionados a "Pandorica", uma lendária prisão para o ser mais mortífero do Universo, e racionaliza que ela deve estar em um local de fácil lembrança. E esse lugar é... Stonehenge.
Em Stonehenge, o Doutor, Amy e River encontram uma passagem para um espaço subterrâneo, que é rotulado pelo Doutor como "Underhenge" ("Debaixo-henge", num trocadilho infame). Lá dentro, eles descobrem a Pandorica, que é uma caixa de metal do tamanho de uma sala, feita com todo o tipo de cadeado e tranca imaginável. E está abrindo-se, de dentro para fora, além de mandar uma mensagem, através do tempo e do espaço. Com isso, muitos dos inimigos do Doutor surgem em órbita da Terra. Nas palavras de River, "tudo o que odeia o Doutor está chegando hoje de noite". O Doutor recusa-se a fugir, e tem a ajuda de um grupo de soldados romanos, comandados por um centurião misterioso, que se voluntariou para ajudá-lo.
De volta ao subterrâneo, enquanto Amy pergunta ao Doutor sobre aquele anel de noivado (que ela achou no paletó dele), a dupla é atacada pelos restos de uma armadura Cybermen, que quer encontrar a qualquer custo um novo hospedeiro. O Doutor é atordoado e Amy é sedada com uma flecha. Ela foge, mas é resgatada pelo centurião misterioso, que é... Rory Williams! Sim, é o Rory, e o Doutor fica intrigado: Afinal, ele foi apagado da existência pela rachadura no Universo ("Cold Blood"). Rory também está bem confuso, e diz que ele lembra de morrer em um segundo e ser um soldado Romano logo depois. Ele tenta conectar-se à Amy com o anel de noivado, mas ela ainda não lembra-se dele.
Mais inimigos em órbita, o Doutor consegue retardá-los, e instrui River a trazer o TARDIS para Stonehenge. Apesar dela ser uma exímia piloto do TARDIS, ("The Time of Angels"), River encontra a nave impossível de ser controlada, e ela trava um curso para o dia 26 de junho de 2010 - o dia da explosão temporal que causou as rachaduras no tempo e nos espaço ("Flesh and Stone"). Enquanto ela se aventura na casa abandonada de Amy, o scanner tem a sua tela rachada, no padrão da rachadura, e uma foz declara: "silêncio irá cair". River acha marcas de queimaduras no gramado, mostrando marcas de uma decolagem. Ela explora o quarto de Amy, e encontra várias representações do Doutor e da TARDIS, e também encontra duas coisas que são emblemáticas: o livro "A Caixa de Pandora", e soldados romanos em livros e desenhos que ela fez quando criança. River percebe que aqueles soldados romanos e a própria Pandorica podem ser criações feitas a partir da mente da Amy, e dessa forma capturá-lo.
Enquanto isso, Rory e Amy estão numa conversa carregada de emoção, onde ela tenta se lembrar quem ele é, e ele aguarda ansiosamente. Nisso, o TARDIS começa a ter problemas, e a coisa começa a ficar perigosa por lá. O Doutor descobre quando a River foi parar (26/6/2010), e manda ela sair daí imediatamente. Só que o TARDIS está sendo controlado remotamente. Ele manda ela sair daí correndo, enquanto a nave automaticamente desliga os seus motores quando não há ninguém a bordo. Sim, River Song está presa dentro do TARDIS.
De repente, Rory e os legionários são ativados: Na verdade eles são cópias feitas de plástico, Autons, comandados pela Consciência Nestene ("Rose"), mas o Auton Rory continua ali, com Amy, lutando para manter a sua humanidade a qualquer custo, e tentando evitar o seu destino, que é matar Amy. Mas ele perde o controle e atira em Amy, que cai, sem vida. Nisso, outros Autons capturam o Doutor, e leva-o até Pandorica. Na verdade, a prisão está vazia, e foi feita pelos principais inimigos do Doutor (Daleks, Cybermen, Sontarianos, etc) para prender ele! Todos esses inimigos (e mais alguns) aparecem e falam da aliança que fizeram, a construção de Pandorica como uma prisão para o Doutor, e o seu uso, para evitar que o Doutor destrua o Universo. Assim eles acreditam. O Doutor diz que eles estão cometendo um erro, e que o TARDIS, não ele, é que vai destruir o Universo. Mas eles não acreditam que mais alguém possa pilotar o TARDIS.
River freneticamente tenta forçar a abertura da porta do TARDIS, mas encontra uma superfície de rocha, e rende-se, declarando "Desculpe, meu amor". Rory ainda está com a Amy, agora sem vida, nos seus braços. A Pandorica fecha-se com o Doutor dentro, e num cliffhanger dramático, vê-se o que acontece quando o silêncio cai: Tudo o que está no espaço, com exceção do planeta Terra, é destruído. E tudo fica negro.
Assombroso, eu diria. Dá medo. Muito medo. Tem muitas coisas a se comentar, mas não foi tão espetacular assim para mim, tanto que quem ouvir o Episódio #12 do Universo Who Podcast, vai ver que eu não dei 10, deixei um voto de confiança para o próximo episódio, o season finale. Mas recomendo fortemente a audição.
Vamos às curiosidades?
- Steven Moffat (esse sujeito é um gênio) amarrou pontas da maioria dos episódios anteriores nesse aqui. Algumas referências eu já coloquei acima, na resenha. Outros estão para que vocês vejam e se divirtam.
- Pandorica foi mencionada pelo Prisioneiro Zero no primeiro episódio da temporada, "The Eleventh Hour", e depois pela River Song no episódio "Flesh and Stone". Nesse episódio, o Doutor fala que, para ele, a Pandorica é apenas um conto de fadas.
- Rory inicialmente mostra confusão, sobre como ele pode ter sobrevivido a ser apagado da existência.
- Na linha do tempo de River Song, esse acontecimento dá-se antes dos episódios "The Time of Angels" e "Flesh and Stone", onde ela mencionou que estava presa na prisão de Stormcage por homicídio.
- O episódio também marca o segundo uso (na linha do tempo do Doutor) do batom alucinógeno.
- A saudação de River para o Doutor, "HELLO SWEETIE" ("Alô docinho"), é a mesma que ela usou em "Silence in the Library" e "The Time of Angels".
- Essa saudação, encontrada no Planeta Um, está junto de várias letras gregas, que são coordenadas temporais para achá-la.
- Uma curiosidade: Os 2 primeiros caracteres são "ΘΣ" (Teta Sigma), que era um apelido de escola que o Doutor recebeu de um amigo, Drax, no episódio da série clássica "The Armageddon Factor", e que o Doutor confirma, em "The Happiness Patrol".
- River Song anuncia as raças que estão em órbita da Terra, e que receberam a transmissão vinda de Stonehenge. São eles: Daleks, Cybermen, Sontarianos, os Terileptils, os Slitheen, os Chelonians, os Nestene, os Drahvins, os Sycorax, os Zygons, os Atraxi e os Draconianos. Ainda juntam-se ao grupo os Judoon, os Sycorax, os Hoix, os Silurianos e os Roboforms (aqueles que aparecem em "The Christmas Invasion" e "The Runaway Bride").
- No "Doctor Who Confidential" ainda aparecem, mesmo que de relance, atores vestidos como Blowfish (Torchwood), Weevils (Torchwood), Uvodni (Sarah Jane Adventures). É a primeira vez que vilões de um spinoff aparecem na série principal.
- Ainda temos aparições de personagens como: Vincent van Gogh ("Vincent and the Doctor"), Liz 10 ("The Beast Below"), Winston Churchill e Bracewell ("Victory of the Daleks").
- Christopher Ryan faz o Comandante Stark (Sontariano). O mesmo ator interpretou o General Staal (Sontariano) no episódio da 4a temporada "The Sontaran Stratagem/The Poison Sky", onde aparentemente, Staal morreu na queda da nave Sontariana.
No Response to "Doctor Who 2005 - 5x12 - "The Pandorica Opens""
Postar um comentário