sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

THE WEST WING 1X1 - PILOT

Posted on 10:05 by Tiago R. Lima "Mad Max" Andrade

The West Wing é sensacional. Pronto, falei. O tema – uma série mostrando os bastidores da Casa Branca – parece um porre à primeira vista, mas Aaron Sorkin (o mesmo criador da infelizmente cancelada Studio 60 on the Sunset Strip) transforma em ouro o que nas mãos de qualquer outro viraria um sonífero de quarenta minutos de duração. Os roteiros brilhantes de Sorkin, que participou da elaboração dos roteiros de 21 dos 22 episódios desta temporada inicial, são os principais atrativos da série. Os protagonistas carismáticos, as conversas "on the run" (com os personagens circulando pelos corredores da Casa Branca), os diálogos primorosos, as atuações fenomenais e a produção caprichada fizeram da série um sucesso durante sete temporadas.

Os personagens – membros do staff do presidente fictício Josiah "Jed" Bartlett – não têm exatamente vidas fáceis, e isso fica claro desde o comecinho do piloto. Todos querem a cabeça de Josh Lyman, chefe de equipe assistente, por causa de sua recente discussão em rede nacional com uma religiosa conservadora; o diretor de comunicação Sam Seaborn dormiu com uma bela mulher que por acaso é uma garota de programa...e o presidente dos EUA machucou a perna ao cair de sua bicicleta. Aqui, aliás, vale destacar o desenvolvimento dos personagens: somos apresentados a todos eles enquanto recebem a mensagem "POTUS (acrônimo de President Of The United States) sofreu um acidente de bicicleta". Só depois que todos foram apresentados vamos descobrir quem é POTUS e qual é sua ligação com todos eles.

Aliás, o presidente – interpretado por Martin Sheen – é sempre mencionado mas quase não aparece neste piloto. Quando afinal o faz, porém, é uma surpresa agradabilíssima: passando pouco menos de dez minutos na tela, o político mais poderoso do mundo mostra uma imponência que dá até raiva do atual ocupante da Casa Branca. Nem parece que ele surge na tela vestido num moletom surrado e andando apoiado numa bengala.

No Response to "THE WEST WING 1X1 - PILOT"