quarta-feira, 15 de abril de 2009

Doctor Who 2005 1x04 - "Aliens of London"

Posted on 01:11 by Unknown

O primeiro episódio duplo da nova série começa com uma nave alienígena imensa caindo no rio Tâmisa, em Londres, mas não sem antes destruir uma das faces do Big Ben. Começou quente, não?

O Doutor volta a Londres com Rose, no tempo atual, para devolvê-la à sua mãe, e dá de cara com esse acontecimento. Rose, no entanto, está tendo problemas familiares. Para ela e o Doutor, só haviam passado 12 horas desde que Rose deixou sua mãe. Na verdade eram 12 meses. Jackie está desesperada, espalhando cartazes da filha desaparecida, procurando polícia, bombeiros, hospitais... Mickey, coitado, foi até formalmente acusado de ter matado Rose, mas foi inocentado, ainda bem.

Nesse entremeio, cai a nave, o centro de Londres é fechado, e começam as investigações. O Doutor e Rose acompanham pela televisão, e depois dão um jeito de entrar no local e ver 'in loco'. Claro que o papel psíquico (que mostra o que as pessoas querem ver) ajuda muito nessas horas. Descobrem finalmente que o alienígena à bordo é apenas um porco terrestre manipulado geneticamente. Ou seja, a queda da nave foi uma armação para desviar a atenção de todo o planeta (inclusive de todos os bêbados que chegaram a celebrar o primeiro contato com festas de boas-vindas aos alienígenas).

Ao mesmo tempo, um grupo de alienígenas flatulentos (os Slitheen) disfarçam-se de membros do alto escalão do governo: Uma como representante do MI5, outro como um general, um chefe de polícia, mais um como deputado e membro de um comitê ligado ao Ministério da Agricultura... Tem de tudo. Devido a uma série de acontecimentos, um deles torna-se o Primeiro Ministro interino. Posteriormente descobre-se que o verdadeiro Primeiro Ministro foi morto.

Com mais alguns acontecimentos (que não vou contar para manter a curiosidade da série), o Doutor, Rose e Mickey vão parar na sede do governo britânico, em 10 Downing Street, e junto com Harriet Jones, uma deputada de Flyndale North (uma província inglesa quase esquecida por Deus) vão tentar impedir que os Slitheen consigam o que querem.



Apesar da explicação meia-boca que coloquei aí em cima, o episódio é muito divertido. Os ingleses são um povo que hoje em dia não se levam a sério, e piadas com o Primeiro Ministro, a Rainha e outros elementos são comuns por lá. São citadas pela primeira vez nessa série nova a UNIT (United Nations Intelligence Taskforce), uma organização militar vinculada à ONU, de defesa da Terra (a ONU não gostou muito disso, mas vá lá).

Os Slitheen surgem apenas na série nova, sendo citados também no spin-off "The Sarah Jane Adventures" (voltada mais para o público infantil, mas dentro do "Whoniverso"). O Doutor fala pela primeira vez na sua idade à Rose. Ele já passou dos 900 anos, gente! Mas com um corpinho de... 890. A expressão "Bad Wolf" aparece novamente, dessa vez com um menino que pichou o TARDIS com um spray. A patologista do governo, Dra. Toshiko Sato aparece por aqui e reaparece no elenco fixo das duas primeiras temporadas do spin-off "Torchwood". Se bem que a Toshiko é especialista em computadores, não é médica. Bem, no final da 2a temporada de Torchwood isso é explicado.

Agora, no próximo é que iremos ver... O que esses Slitheen querem com a Terra? Como tudo irá acabar? Bem, esperemos o próximo post.

No Response to "Doctor Who 2005 1x04 - "Aliens of London""