quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ashes to Ashes 1x05

Posted on 01:11 by Unknown

Gene e Alex estão no encalço de Simon Neary, um traficante de drogas de Londres que também é conhecido por ser homossexual. Gene Hunt quer por as mãos nele há tempos. Nos créditos de abertura, vemos a morte de um rapaz que trabalhava para Neary, e logo a equipe de Fenchurch Leste dá uma batida num hotel, para perder Neary mas prender o seu namorado, Marcus (Russel Tovey, que já vimos em Doctor Who e em Being Human).

Aí, aflora (ui) toda a homofobia, já que Gene Hunt não acredita num envolvimento afetivo entre Marcus e Neary. Para ele, há mais por trás, alguma motivação mais sinistra. Alex ainda tenta chamá-los à razão, já que Simon Neary é criminoso por traficar drogas, não por ser homossexual. Mas os outros policiais não acham isso, pelo visto. Afinal, o que é ser um dos piores traficantes de drogas de Londres, mandar matar jovens sem razão e negociar com a maior escória da cidade, quando se é "frutinha"? (sim, eu fui irônico).

Alex, por sua vez, ainda tem alguma esperança de que Layton não tenha matado-a com um tiro na cabeça, e está determinada a quebrar todas as conexões que Neary tem. Afinal, assim, quem sabe, ela escapará da morte? Ray ajuda-a (por incrível que pareça) com uma arma numa fotografia, mas mesmo assim a escalada de violência aumenta, já que Gene Hunt ameaçou Neary publicamente.

Logo descobre-se que Neary está envolvido numa transação de armas, e eles devem impedí-lo. A melhor opção é então usar Marcus como informante para tentar por as mãos em Neary. Fica claro que Marcus está apaixonado por Simon (Neary), apesar do segundo ser um bandido, e Alex consegue com isso mostrar mais da sua compaixão, já que ela e Shaz são as únicas que aceitam a sua homossexualidade como algo normal. Mas mesmo assim, a obsessão de Alex faz com que ela coloque um civil em risco, na linha de fogo. Para convencer Marcus, eles fazem o impensável: Levam Marcus para uma boate gay onde está Simon Neary (sim, eles agem disfarçadamente), e assim Marcus vê que o seu amor não é tão santo assim. Ainda temos o Ray sendo forçado a usar todo o seu charme com o vilão na frente de testemunhas... Mas só assim para usar Marcus como testemunha contra o bandido.


Finalmente o plano de Alex funcionou, e apesar da ira de Marcus, ficou provado a ele como Simon é um bandido, e ele depõe contra o dito cujo. Ah, ao longo do episódio temos vários momentos de discussão da homossexualidade, Marcus mostrando como sentiu-se rejeitado pelos pais, Alex lembrando da mãe novamente e indo atrás dela (Caroline perdoa Alex por ter sido usada, por mais que a sua simpatia pela policial foi-se).

No Response to "Ashes to Ashes 1x05"