quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ashes to Ashes 1x02

Posted on 01:11 by Unknown

Estamos na semana do casamento de Lady Di e o Príncipe Charles, e o "Guv" (sim, o Gene Hunt, quem mais?) está sob pressão para manter as ruas de Londres sossegadas. Não iria ficar bem protestos no meio do casamento real. Pois é... Alex tinha 8 anos naquela época, e o sentimento dela, adulta, revendo tudo, é  bem confuso: Ela lembra que teve que assistir o casamento real na escola, pois seus pais não puderam pegá-la, estavam trabalhando. Os pais de Alex (Tim e Catherine Price) eram advogados e o que hoje chamaríamos de "ativistas de direitos humanos", por terem uma postura mais de esquerda do que a média inglesa: Seus casos refletiam isso, sempre tomando a defesa do cidadão contra o sistema. Logo, eram mal-vistos pelo governo de direita de então. E também tem um relato trágico: Eles morreram na explosão de um automóvel (um Ford Escort) onde eles estavam, e Alex só não morreu por muito pouco. Sim, ela viu os pais morrerem, vítimas de um atentado, num carro-bomba. Depois entendemos que a jovem Alex foi criada pelo padrinho (e sócio dos seus pais no escritório de advocacia). Pois é, a Alex adulta vê sua mãe na televisão, defendendo um caso... E resolve ir atrás dela, sem deixar que suas memórias a deprimam.

Além disso tem o choque de culturas: Alex, desesperada para sair daquele pesadelo, sai com um sujeito (partidário de Margaret Thatcher - se é que isso é relevante), e vai para cama com ele no primeiro encontro. Nos anos 2000, não é lá tão chocante assim. Mas nos anos 1980... E sim, ela fica mal-vista por todo o departamento, com conversas pelos cantos, rumores, fofocas... E uma baita bronca do chefe, Gene Hunt, sobre vida pessoal e outras coisas. Alguma da nostalgia do episódio mostra Chaz e Chris numa boate dos anos 1980, com todo mundo usando maquiagem (Boy George, Cotton Club... Lembram?), e depois ele tem que encarar todo o pessoal da delegacia, que o vê todo empastelado...


Voltando ao episódio, os protestos que ocorrem são principalmente de um dono de um bar contra as obras de revitalização da região portuária de Londres. A família dona do bar se encastela no seu imóvel, não querendo sair de lá, comoforma de protesto. Gene simpatiza-se pelo caso deles, mas pede para manter o silêncio até que o casamento tenha ocorrido. 

Há uma ameaça de bomba contra Danny Moore, um rico empresário que subiu na vida e está interessado nessa revitalização. Então, quando Gene Hunt não tem um suspeito, ele arruma, e ele prende um membro de um grupo dissonante ao governo, a Frente de Libertação Londrina (sim, isso existe por lá também), e Alex vai pedir à advogada Catherine Price (sim, sua mãe) para defender o réu. Sim, elas já tinham travado contato, e é feita a defesa do acusado... Que não é o culpado, pois senão seria muito óbvio. Como sempre, prepare-se para uma surpresa.

No Response to "Ashes to Ashes 1x02"