quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ashes to Ashes 1x01

Posted on 01:11 by Unknown


O episódio (e a série) começam com uma detetive da polícia londrina, Alex Drake. Apesar do nome Alex, ela é mulher (Alexandra), e psicóloga da polícia. Ela dirige seu automóvel, enquanto sua filha, Molly, lê um documento da polícia, a respeito do caso Sam Tyler, e das suas experiências sobre 1973 (conforme vimos no último episódio de Life on Mars). Enquanto fica claro o que aconteceu com Sam (veja o episódio para saber, spoilers-free!), Alex recebe um chamado de um homem que sequestrou uma pessoa. Ela orienta a filha para ficar no carro.
O sequestrador chama-se Arthur Layton, um recém-saído da prisão. Alex quer ir embora, já que estava levando a filha para a escola, mas o sargento que a informou disse que Layton pediu a presença dela.
Alex aproxima-se de Layton enquanto a força policial chega. Ela ajuda o sequestrado a fugir, mas é pega pelo bandido. Molly vê, corre assustada em direção à mãe, e Layton pega a menina, fugindo logo em seguida. Alex persegue-o e ouve o som de um tiro. Mas Molly está bem, e Layton desapareceu.
Pouco tempo depois, Alex está no seu carro, e cantarola a letra de uma música, que diz "Eu estou feliz, espero que você esteja também (“I’m happy hope you’re happy too”). Essa música foi cantarolada por Layton, e... Ela descobre que o bandido está no banco de trás do seu carro. Ele manda-a relaxar e dirigir até as docas.
Lá, ele telefona para uma pessoa desconhecida, e fala que está com ele a filha de Tim e Caroline Price. Alex se espanta e pergunta como ele sabe o nome dos pais dela, mas não obtém resposta. Alex tenta argumentar com ele, enquanto estão num barco abandonado no rio Tâmisa... E ela é baleada. Na cabeça. A queima-roupa.
Alex vê imagens da bala, de um Arthur Layton mais jovem, da sua mãe, um balão, um palhaço, Layton e a bala novamente. Ela começa a ouvir uma música (Vienna, do Ultravox) e acorda num barco-prostíbulo. Sim, existe isso na Inglaterra. Ela foge do barco correndo, assim que policiais invadem o recinto. Ela tenta explicar o que aconteceu, o tiro... Mas todos acham que ela é só uma prostituta e a ignoram (se bem que ela está vestida como uma prostituta). Ao seguir por uma estrada, ela vê um Audi Quattro acelerando, com uma música do Duran Duran de fundo (Careless Memories).
Ela é sequestrada (de novo?!) por Edward Markham, e dá de cara com quem? Sim, eles! Gene Hunt, Ray Carling e Chris Skelton. Sim, os mesmos, de Life on Mars. Tirando a atualização de roupas (estamos em 1981, o que ela descobrirá depois), eles são exatamente o que Sam Tyler descreveu nos seus depoimentos. Ela convence Markham a se render e é levada para a delegacia de polícia (Fenchurch Leste, como veremos no futuro). Lá, ela descobre que: 
  • Ela acha que é tudo uma alucinação, que eles todos são construtos imaginários (ah coitada).
  • Ela é a nova detetive inspetora (DI) do departamento (exatamente como Sam Tyler, que veio de "Hyde"). 
  • Ela tem uma vida organizada, exatamente como Sam Tyler tinha.
Alex acha que Layton é a chave para sair daquele pesadelo, e busca evidências contra ele em 1981, enquanto todo o departamento tenta prender uma quadrilha. Layton é detido por Gene Hunt, mesmo contra a vontade de Alex, já que ela acredita que ele é a chave do retorno dela para o futuro.

Vamos a alguns comentários bem rápidos:

  • Gene Genie está de volta, junto c/ o brucutu (Ray) e o novato (Chris). Ele é o personagem principal, logo se vê na abertura. Junto deles a bela Kelley Hawes (Alex Drake), q melhora o visual 1000% quando vai para 1981 - apesar da moda em 1981 ser bem... Peculiar. Além delas, a Shaz (que parece um menino feio nessa temporada, e melhora ao longo das próximas), Viv (o sargento que faz a triagem na delegacia) e o tema da série em si, quase igual ao tema de Life on Mars.
  • Trilha sonora, como sempre, fenomenal. Só rock and roll do bom: Tem Duran Duran, The Clash, Roxy Music, e é claro, David Bowie.
  • Por quê 1981? O disco "Ashes to Ashes" do David Bowie. Quem nem a outra série, Life on Mars.
  • A cena em que Alex Drake e Gene Hunt se encontram tem uma referência ao poster do filme "007: Somente Para Seus Olhos". Depois o poster do mesmo filme aparece no escritório do Gene Hunt.
  • O barco onde Alex acorda tem uma festa ocorrendo, cujo nome é "Lady Di". Viv avisa a Gene Hunt pelo rádio que Arthur Layton está num barco chamado Prince Charlie. Lady Diana Spencer e o Príncipe Charles se casaram em 28 de junho de 1981. Logo, acredita-se que o episódio passa-se pouco antes do casamento de Lady Di e o Príncipe Charles, em julho de 1981.
Semana que vem tem mais. Até lá!

No Response to "Ashes to Ashes 1x01"