quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Monk - 2x07 - Mr. Monk and the Sleeping Suspect

Stottlemeyer e Disher estão "dando uma dura" em um cara na rua quando alguém passa e bate compulsivamente no caro do capitão. Quando os dois se preparam para perseguirem o maluco, batem no carro dele e eles não precisam nem colocar o cinto.

Monk está às voltas com o presente de aniversário que vai dar a Benjy. Ele está tão ansioso que até faz uma consulta na terapia para isso. E lá descobre que o Dr.Kroger vai tirar umas semanas de férias. Aí é que ele surtaria de vez! Se não tivesse bloqueado a informação.

Um carteiro entrega um pacote com uma bomba na casa de uma mulher. E ela abre. O principal suspeito é seu irmão, que está em coma (e que vem a ser o cara que bateu no carro do capitão). E lá vão eles interrogá-lo. Só que, de acordo com a enfermeira particular (participação de Kathryn Joosten) ele não acorda há quatro meses.

Monk tem certeza que ele é o culpado, só falta descobrir como ele fez.

E o detetive ainda está surtando com a falta do psiquiatra e quando o ex marido de Sharona aparece na festa do filho, ele pira de vez e vai desabafar com o cara em coma! E, para completar, ela diz que está indo embora em alguns dias.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lie To Me - 2x03 - Control Factor

Uma mulher está injetando algo no banheiro. Então liga para alguém e diz não poder fazer mais alguma coisa e que tem que voltar para a filha. E desaparece misteriosamente.

Cal está saindo de férias e, como todo workaholic, isso parece mais difícil do que de costume. Gillian praticamente o expulsa do escritório!

Acontece q ele fica no hotel, na beira da piscina vigiando o escritóroio. Até que sua filha toma uma decisão e o obriga a aproveitar mais os dias de férias. Nesse momento, aparece um caso. O da tal moça que sumiu!

O representante da embaixada americana (que está lá meio que escondido) mostra um video a ele e quer saber se alguém nele parece esconder algo. Segundo o cara da embaixada, mais de 200 pessoas desaparecem por ano no México, a maioria por causa de drogas. E ele quer saber o que acontece (eu acho que os motivos são outros, mas vamos ver).

Cal vai conversar com a filha da moça e ela lhe mostra a foto de um cara que sua mãe teria ido encontrar.

Três pessoas receberam sangue contaminado em três hospitais diferentes e Gillian e Locker são chamados para investigar. A diretora do hospital os chama para ver se alguém que alega não saber de nada está mentindo. O CDC contratou uma equipe rival a de Cal para judar na investigação. E aí a coisa começa a ficar interessante.

Cal vai com a filha até a polícia para saber informações sobre a moça que sumiu. E quem faz sua apresentação é a menna. Muito bom! Bem, o cara diz que não tem caso nenhum e que ele deve ficar fora disso. Muito estranho...

Mas eles não desistem e vão falar com o bartender, que eles acham que estão mentindo. Emily percebe que tem um cara os observando. Nisso chega uma mulher que o manda, muito estranhamente, ir para a casa. Depois vira para Cal e diz que o bar está fechando e que se eles estão conduzindo alguma investigação, não são bem vindos lá! Cal tem uma brilhante idéia e precisa da ajuda de Ria.

No hospital, Gillian já está tendo problemas com seu "rival" logo antes de começar o interrogatório. Tá, o cara é um mala (exagerado como todos os personagens que querem que a gente odeie).

Ria chega e Caldiz que o plano é um blind date com o suspeito de ter sumido com a moça. E o cara que estava observando ele e Emily no bar vai até ele. Cal tenta saber de que lado ele está, mas não consegue. Então os vão até um bilhar e encontram o bartender. Ele, com muito custo, dá umas informações. Ao voltarem para o hotel, Cal vê Emily conversando com o suspeito e tem um ataque, berra com ela e tudo mais (OMG! Tim Roth grita comigo!!!).

À noite, lá está Ria preparada para o encontro. Ela vai até o cara e puxa um assunto com ele. Enquanto isso, Cal, via webcam, cuida do caso do sangue contaminado. Ria dá uma desculpa, sai da mesa e diz a Cal que ele não tem nada a ver com o desaparecimento da mulher, que ele gosta conhecer mulheres online para trair a mulher enquanto viaja.

Cal continua sendo seguido. E dessa vez o cara ameaça a filha dele. Mas ele não se intimida e vai até a polícia, falar com o delegado para saber o motivo (como se le não soubesse). Engraçado como os americanos tem essa visão do México como sendo o lugar mais perigoso do mundo, mais cheio de traficantes e bandidos.

No escritório, o principal suspeito do caso do sangue é interrogado, mas parece não ser culpado. Parece apenas um psico que se excita com sangue. E Cal, do México, fica azucrinando seu rival. Muito bom!

Cal descobre que a moça foi ao México como doadora de óvulo para um casal. Ela estaria tomando hormônios e por isso o humor estava alterado. Então ele e Ria se passam por casal e vão até a clínica dizendo que querem uma doadora do tipo da moça desaparecida. Os supostos médicos acreditam na farsa e Cal ainda descobre que nem médicos eles são! E com isso eles desvendam o caso.

Gillian analisa a fita com o depoimento dos médicos do hospital e percebe que eles tentam esconder um objeto, que é usado para fabricar drogas. Tem algo muito estranho aí...

90210 2x1 - To New Begginings

Quem diria! 90210 chegou a uma segunda temporada!
Naomi está no melhor sonho romântico quando acorda e percebe que está no curso de férias do colégio.

90210 voltou com vontade de mudar MESMO. Silver agora é amigona de Adrianna e Naomi, e ela e Dixon estão estranhos.

Adrianna, de cabelo compridão, parece que superou ter de dar o bebê.
O clima é de puro sol e descontração.
Navid não aguenta mais esperar a namorada querer... ação, digamos.
Já Annie está caminhando para ser a vilã da história. Lembra que falei do lado sombrio? Pois é. Ela ainda nem foi ver quem ela atropelou na season finale.

E mudaram o tema de abertura também!
E puseram cover do The Cure na trilha! Ah, droga, é só um sampler. Droga.

Bom, os produtores aparentemente querem dar uma nova guinada. Mudaram casas, comportamentos... Tomara que dê certo e que a série amadureça.

Doctor Who 2005 - 3x02 - "The Shakespeare Code"

O episódio começa com uma sequência digna de Romeu e Julieta, com a corte à donzela, as belas declamações, que culminam num beijo, da "Julieta" no "Romeu". Só que a moça (Lilith) transforma-se numa bruxa velha enrugada, que apresenta-o às suas duas "mães", 'Dedo do Destino' (Doomfinger) e 'Maré de Sangue' (Bloodtide). E sim, elas aparentemente devoram o pobre romântico.

Nesse meio-tempo, o TARDIS chega em Londres, por volta de 1600. Martha cita o paradoxo do avô e o fato dela ser negra num tempo onde existe escravidão. O Doutor a acalma e a leva para assistir uma apresentação no Globe Theatre. No final, Shakespeare anuncia que haverá uma continuação para a peça que todos viram, "Amor, um Esforço Perdedor" (Love's Labour's Lost), e será "Amor, um Esforço Vencedor" (Love's Labour's Won). Lilith manipula Shakespeare para fazê-lo dizer que a peça nova será apresentada na próxima noite, e Martha pergunta porque nunca ouviu-se falar dessa peça. O Doutor resolve investigar, indo até o bar onde Shakespeare se encontra, o The Elephant.

O bardo quer fechar a peça nova naquela noite, e galanteia Martha de um modo um tanto quanto ofensivo (segundo ela). O Doutor tenta justificar a forma dela se vestir e de falar, sugerindo um país hipotético ("Libertadonia"), e tenta passar a perna em Shakespeare com o papel psíquico. Não dá certo, e o Doutor que isso prova a genialidade do homem (ah, tá).

Lynley, o senhor da companhia de teatro quer ver o script antes de fazer a peça, mas jura que não deixará essa peça ser executada quando Shakespeare oferece-se para entregar a peça só de manhã. As bruxas fazem um boneco de vodu (não é vodu, mas é como se fosse) com parte do cabelo de Lynley, e afoga-o num balde d'água. O verdadeiro Lynley vomita água no meio da rua, e morre com o golpe que Lilith deu nas costas do boneco. Embora a desculpa (nada convincente) de morte por mudança súbita de humor, o Doutor fala que qualquer outra explicação poderia levar o pânico, pensando que é feitiçaria. E é feitiçaria, ora!

Martha e o Doutor dormem no bar (na estalagem em cima, a propósito), algumas citações a Rose, e Lilith manipula Shakespeare para escrever um estranho parágrafo de fechamento da peça "Amor, um Esforço Vencedor". A amante de Shakespeare encontra Lilith no quarto dele, e é assustada pela bruxa até ela morrer de medo. Quando o Doutor e Martha chegam, ela ainda tem tempo de ter a visão clássica, da bruxa montada numa vassoura voando com a Lua por trás.

De manhã, o Doutor questiona porque o Globe Theatre tem 14 lados, e Shakespeare diz que é coisa do arquiteto, mas que ele enlouqueceu e falou de bruxas. Por isso foi mandado para um hospício (Asilo Bedlam), onde vão atrás dele. O arquiteto diz que o projeto do Globe Theatre foi ditado pelas bruxas. Uma delas vai até o hospício e mata o arquiteto, ameaçando os outros, mas o Doutor as reconhece. Quando ele fala o nome " Carrionite", ela desaparece. As Carrionites produzem sua magia segundo uma prática antiga baseada no poder das palavras.

De volta ao The Elephant, o Doutor deduz tudo: Elas irão usar as palavras de um gênio (Shakespeare) para libertar sua espécie da prisão eterna em que se encontram. O Doutor pede a Shakespeare para suspender a peça, enquanto ele e Martha vão confrontar as 3 enrugadas. Se elas não forem derrotadas, toda a humanidade vai perder. Shakespeare tenta parar a peça, mas os bonecos de vodu fazem ele desmaiar, sendo retirado do palco em seguida. O Doctor e Martha enfrentam Lilith no seu esconderijo. Ela confirma as suspeitas do Doutor, e Martha tenta neutralizá-las usando o nome da espécie delas novamente, mas não dá certo: Só uma vez. Martha, em compensação, desmaia quando a Carrionite fala o seu nome. Ela também tenta com o Doutor, mas não consegue, já que ela não sabe o seu verdadeiro nome. Ela tenta o nome "Rose", mas ele assegura-lhe que esse nome o impulsiona a continuar lutando. Ela então rouba uma mecha de cabelo dele, foge pela janela, coloca o cabelo num boneco e apunhala-o no coração. O Doutor desmaia. Lilith deixa para lá o "morto", e segue para o Globe Theatre. Martha acorda e ajuda o Doutor a "reiniciar" o seu coração esquerdo (ele tem dois!), para seguirem até o teatro.

Os atores estavam fechando a peça, e falando as últimas linhas, que são uma sequência de direções e instruções que abrem um portal que traz os (ou seria as) Carrionites para o nosso universo. Para fechar o portal, Shakespeare e o Doutor improvisam uma rima, que é fechada com um Expelliarmus, dito pela Martha. As Carrionites e as cópias da peça são tragadas pelo portal. A platéia acha que é tudo efeito especial e os aplaude. As bruxas são presas numa bola de cristal, e o Doutor leva para guardar dentro do TARDIS.

No final, Shakespeare flerta com Martha, deduz que o Doutor não é da Terra, e que Martha vem do futuro. A rainha Elizabeth I vem ver o bardo, reconhece o Doutor como o seu "inimigo jurado", manda cortar-lhe a cabeça, e eles fogem.




Mais um episódio, de regular para fraco, como quase toda a temporada. As Carronites são um tanto quanto ridículas, essa conversa de palavras que abrem portais... É estranho, quase tolo. O "vodu" delas é também bem sem-graça... Aliás, a impressão que dá é que o episódio serviu para exaltar a genialidade de William Shakespeare. Eles fazem algo semelhante com Agatha Christie, na 4a temporada. É, ingleses, também puxam a brasa para as suas sardinhas...

Algumas curiosidades:
  • Shakespeare e a Rainha Elizabeth I já apareceram em episódios anteriores de Doctor Who;
  • Citações a Harry Potter, a Ray Bradbury (o paradoxo do avô), e episódios passados;
  • A bola de cristal reaparece na 4a temporada;
  • Um monte de citações a Shakespeare, e às suas peças.
E só. No próximo episódio... Mais um fraco, e eu acho ainda pior do que esse. Mas continuemos em frente, depois melhora - eu acho. Allons-y!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

SAMANTHA WHO 2x15 - Todd's Job

Está escrito que todas as coisas - exceto Malhação, infelizmente - chegam ao fim.

Samantha Who? termina depois de apenas duas temporadas, basicamente por ser muito cara em relação à sua (boa) audiência. Uma pena.

O último episódio traz Sam tentando ficar sozinha, enquanto sua mãe coloca a própria casa à venda para conseguir mais clientes (!) A sonhada solidão vem quando Todd anuncia que conseguiu um emprego, e ela se lembra que o rapaz perdeu o trabalho de sua vida por causa dela.

Tentando desfazer o erro, ela fura o pneu de um concorrente de Todd...e acaba ferrando a carreira do cara, o que faz com que ela tente fazer Todd desistir do emprego. Ao saber da verdade, ele resolve pedir demissão de um trabalho que não merece, e tem uma conversa com Sam sobre a tumultuada relação de ambos.

O final da série mostra Samantha e Todd prontos para recomeçar e colocar suas vidas no eixos, com a moça finalmente aprendendo que às vezes simplesmente temos que deixar as coisas acontecerem.

THE WEST WING 3x21 - We Killed Yamamoto

"- Você ainda consegue diferenciar os tempos de guerra dos tempos de paz?
- Não."


Tudo indica que o ministro de defesa do Qumar, Abdul Shareef, esteja financiando grupos terroristas que planejam atacar os EUA. Sem saber como declarar guerra a um nidivíduo, o governo resolve esperar provas definitivas contra ele - e Bartlet mantém seus chefes militares acompanhando os fatos enquanto visita o túmulo da sra. Landingham. Lembrando que um ano já se passou desde a morte da secretária, Charlie resolve sair em busca de uma sucessora.

Em meio a um governo que não sabe se vive dias de guerra ou de paz, Amy tenta evitar a todo custo (inclusive cortando o fio do telefone) que Josh faça um telefonema para aprovar um pacote de leis que irritará as feministas. E ela não está de todo errada: como é que aprovam uma lei de incentivo a casamentos?!

Enquanto isso, Toby quer manter Sam furioso - segundo Toby, é assim que seu assessor trabalha melhor - Dakota do Norte não quer mais ser "do Norte" e o governador Ritchie vai a uma peça no mesmo dia em que o cortejo do presidente. Curioso que Ritchie vê toda tentativa de debate como provocação...e não demora muito para o presidente ficar de saco cheio. E o velho Bartlet resolve partir para a briga...

E nada mais gay do que o hilário diálogo entre Leo e o almirante Fitz.

PSYCH 3x8 - Gus Walks Into a Bank

OK, começamos sem flashback de novo. Tudo bem, eu me acostumo. A fuga da estrutura tradicional logo de cara mostra que não teremos um episódio como os outros.

O início traz Gus e Shawn indo ao banco, onde vemos que nosso sidekick favorito, a exemplo da minha avó, não gosta de usar caixas eletrônicos. Enquanto Gus encara o convencional atendimento no caixa - em grande parte por causa de uma bela atendente - o local sofre uma tentativa de assalto. E o assaltante é o Cameron, de Curtindo a Vida Adoidado.

Claro que Shawn fica preocupado e nervoso, ainda mais com a polícia se perguntando como seu paranormal não previu que isso aconteceria. Seguindo o protocolo para esta situação, os órgão federais são chamados - e o especialista da SWAT (ninguém menos do que Gary Cole, o chefe mala de Como Enlouquecer Seu Chefe - nossa, resolveram pegar atores de TODOS os meus filmes favoritos? Faltou só o Christopher Lloyd...) é quase tão bom quando Shawn na arte da observação. E parece estar namorando Jules, para irritação do nosso herói...

Sem conseguir ajudar no caso por vias convencionais, Shawn arma para entrar no banco e conversar com o sequestrador - que usa as habilidades paranormais de Shawn para revelar que não é o verdadeiro vilão da história. Enquanto tenta encontrar o culpado, Shawn chega a escrever a obrigatória lista de exigências - tudo para ganhar tempo.

Depois de obter mais informações sobre o caso, Shawn sai - e, com a improvável ajuda de Lassiter, resgata a esposa do assaltante e corre atrás dos culpados. E nada como um encontro romântico com biscoitos entregues na sua mão.

JUSTICE LEAGUE UNLIMITED 2x10 - Flashpoint

(Não confundir com a série homônima, também coberta por este colunista.)

Não tinha como começar mellhor.

Enquanto a Caçadora tenta levar o Questão para fora do Cadmus - e o cara solta várias de suas teorias conspiratórias - Capitão Átomo e Super-Homem lutam em nível, para dizer o mínimo, titânico.

O Homem de Aço consegue vencer e escapar a salvo, mas não pensem que Lex Luthor esgotou seu repertório de truques sujos.

Ele manipula a principal arma da torre da Liga - aquela que dispararam contra os nanorrobôs, lembra? - contra a central do Cadmus, contando com a suspeita geral de que os heróis serão culpados pelo ato. Funciona tão bem que, além de deixar a população com medo dos justiceiros, ainda motiva uma represália do governo - do tipo "o episódio mostrando isso vai ser MUITO sensacional".

E tudo caminha para o futuro que o Questão tanto tentou evitar.

FLASHPOINT 2x4 - Aisle 13

O flashforward da abertura termina deixando uma única frase em nossas mentes: tamerda, ele disse Scorpio.

Mas por que ele fez isso? Voltando algumas horas na história, descobrimos que um garoto cuja família vai ser despejada de casa é arrastado pelo melhor amigo para resolver os problemas financeiros da família...do pior jeito possível.

Os dois recolhem instrumentos para o assalto no próprio supermercado que roubam, e parece que tudo deu certo...até eles serem pegos e o amigo gorducho resolver transformar a situação num roubo com reféns.

Conversando com os dois garotos, o sargento Parker percebe que o líder disfarça sua insegurança com arrogância. E, como todo bandidinho nervoso, ele não demora a perder o controle e começar a atirar em gente. E, enquanto seu parceiro tenta ajudar os reféns, até para reduzir sua pena, descobrimos que quem parecia ter entrado na história de gaiato na verdade é quem está mais enrolado.

E a Jules voltou! Woohoo!

SPACED 2x5 - Gone

OK, começamos com Tim e Daisy sendo acuados por uma gangue que ameaça surrá-los - e, logo depois dos dois decidirem partir para a briga, voltamos seis horas no tempo para saber como tudo começou.

Depois que Sophie, a nova namorada de Tim, cancela um encontro com ele, Daisy convoca seu colega de quarto para uma noitada. Já com o pé na rua, os dois partilham seus planos para a noite (mostrados de formas bem interessantes, aliás) mas acabam num bar enchendo a cara enquanto Daisy filosofa.

No bar, Tim puxa papo no banheiro com um cara que não entende as citações pop...e, na volta, encontra o atual namorado de Sarah dando em cima de Daisy. Na saída, um grupo de adolescentes rouba o orégano que Daisy carregava - imaginando que estão levando maconha, o que gera a briga que vimos no começo.

O episódio culmina num improvável tiroteio sem armas, mas até chegar lá vemos Brian e Tim confabulam sobre a natureza das mulheres...e sobre como homens também partilham de um estranho tipo de comunicação não-verbal, quase um elo telepático. E já notaram que faz TEMPO que a Twist mal aparece?

UNITED STATES OF TARA 1x4 - Inspiration

Agora fazem peças de teatro para que você "não se envolva com Satã"?
Enquanto isso, Tara está pintando a parede de uma megavendedora, Tiffany, que ainda adora todas as personalidades.
Pelo menos a terapeuta dela a encoraja, dá apoio. Bacana.
Charmaine, a irmã da Tara, se meteu como vendedora de alguma coisa que não saquei bem, Vita-Self. Deve ser algo meio natureba. Ah, são potes de proteína.
Nisso, ela está enrolada com produtos que ela teve de pagar e agora ninguém quer comprar.
Personagens mais que complexos, complicados.
E daí vem a lição: quando você pensa que uma pessoa pode ser sua amiga, a coisa desanda e ela te decepciona.

Torchwood - 1x05 - "Small Worlds"

Na base (onde ele mora), Jack acorda de um pesadelo, onde ele via soldados mortos dentro de um comboio de trem, com pétalas de rosas nas suas bocas. Ao ir até a sua mesa, ele encontra uma pétala sobre a mesma, e Ianto informa-o de padrões estranhos de clima sobre Cardiff. No dia seguinte, Gwen acompanha Jack na visita a uma velha amiga dele, Estelle, que está palestrando sobre fadas, em especial o famoso caso das fotografias das Fadas de Cottingley, e compara com fotos que ela mesma tirou no dia anterior. Essas fotos tiradas por Estelle provam a existência de tais criaturinhas. Depois da palestra, Jack e Estelle discutem sobre as fotografias e as naturezas das fotos, e ao ir embora, Gwen deduz tudo: Jack teve um caso com Estelle durante a Segunda Guerra Mundial, mas ele sumiu (já que ele não pode envelhecer), e depois reapareceu, dizendo que, na verdade, ele era filho daquele homem de mais de cinquenta anos atrás. Estelle comenta que ele anda e fala como seu "pai", inclusive (óbvio, né?).

Na volta para a base, Jack explica que as fadas são criaturas do início dos tempos, não se prendem ao tempo linear, e podem ser muito perigosas. Jack instrui Toshiko a procurar por padrões estranhos de clima, para assim encontrar as fadas. Nesse intervalo, uma menina, Jasmine Pierce, volta sozinha da escola porque o namorado da mãe não chegou a tempo de pegá-la. Ela encontra um homem que tenta sequestrá-la, mas um vento forte e vozes etéreas forçam-no a fugir. A menina continua no seu caminho, brincando com as suas protetoras (adivinhem quem são?), no bosque próximo. O homem ainda é atacado por algo invisível no mercado de Cardiff, e cospe pétalas de rosa. Ele tenta ser preso, se apresenta como pedófilo para ir para a cadeia e lá sentir-se seguro. Não dá certo, e no dia seguinte, na cadeia, amanhece morto, asfixiado, sufocado com pétalas de rosa - conforme a equipe de campo de Torchwood o encontra. Jack confirma que as fadas o mataram, por estarem protegendo aquela que elas chamam de "A Escolhida", uma criança que tornar-se-á uma fada, se Torchwood não achá-la primeiro.

De noite, Estelle começa a ouvir vozes estranhas, chama Jack, mas quando ele chega, Estelle está morta, afogada com uma chuva fortíssima... Que caiu somente sobre ela. Todo o resto em torno está seco. Jack realmente a amava, e lamentou muito a sua perda. Depois, ele explica o pesadelo (lá do início do episódio): Ele estava num trem a caminho de Lahore, Paquistão, em 1909, comandando uma tropa de soldados (15 homens). Pouco antes de embarcarem no trem, numa bebedeira, alguns da tropa atropelaram e mataram uma garotinha. Uma semana depois todos amanheceram mortos, com pétalas de rosa nas suas bocas. Jack concluiu que a menina morta era uma Escolhida pelas fadas. Gwen chega em casa e a encontra toda revirada, com folhas e galhos espalhados. Torchwood vê que as fadas estão mais protetoras agora, e mais agressivas.

Na escola no dia seguinte, Jasmine é atacada por duas meninas maiores, e as fadas causam um grande rebuliço. A única a não ser afetada foi ela mesma, mas ninguém se machucou - dessa vez. Depois, a mãe dela e o seu namorado estão fazendo um churrasco (à moda inglesa - de hambúrgeres) para festejar 5 anos juntos. Jasmine começa a ser evasiva e misteriosa às perguntas da mãe. O namorado da mãe fez uma cerca para impedir que a menina vá até o bosque que tem atrás da casa. Jasmine discute com Roy (o namorado da mãe), e raivosamente morde-o, que a bate e xinga. Um vento forte vem, as fadas tornam-se visíveis a todos, e matam-no. A equipe de campo de Torchwood consegue chegar a tempo e evitar o pior, mas a menina foge com as fadas. Jack tenta argumentar, mas as fadas dizem que Jasmine é A Escolhida, e se ela não for com as fadas, muitos mais irão morrer. Vendo que não tem jeito, Jack deixa a menina ir, desaparecendo com as fadas. A mãe, Lynn, chora desesperadamente abraçada a Jack, que não tem outra palavra a não ser lamentar profundamente: "O que mais poderíamos ter feito?"

De volta à base, Gwen examina as fotos do caso e topa com uma das fotos das fadas de Cottingley, tiradas em 1917. Ampliando a imagem, ela encontra, entre as fadas, o rosto de Jasmine, sorrindo. O episódio encerra-se com um trecho do poema The Stolen Child, de W. B. Yeats, sendo falado por uma voz sussurante e macabra.



Esse é um dos episódios mais pesados da primeira temporada de Torchwood. Lembro-me que minha esposa não conseguiu assistir sozinha o episódio, e teve que manter a luz acesa: Ela morreu de medo. É um episódio apavorante, mesmo com poucas cenas no escuro. É interessante falar também na história das fadas de Cottingley: São 5 fotos tiradas por duas meninas em 1917, que depois admitiram (em 1981) terem falsificações (embora uma delas sustentava a existência das fadas). Elas enganaram até Sir Arthur Conan Doyle, criador do personagem Sherlock Holmes.

As fadas, como vistas, parecem mais goblins (de O Senhor dos Anéis) do que a Sininho, do Peter Pan. Dão medo. E nesse episódio, Torchwood "perde": O objetivo inicial, de salvar a garota, não foi atingido. É também interessante ver um pouco do passado de Jack, e tentar entender o que aconteceu com ele, por que ele está desde 1909 na Terra (ou antes!), o que aconteceu para ele cair por aqui há tanto tempo, desde os acontecimentos de The Parting Of The Ways. Como disse, é pesado. Mas é um bom episódio. E o próximo... Continua sendo pesado. Como eu disse lá no início, Torchwood não é Doctor Who, e deve ser por isso que faz mais sucesso nos EUA do que o seu famoso predecessor.

Até lá!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

House - 6x05 - Instant Karma

Um homem está fazendo de tudo para salver seu filho, que tem uma doença sem diagnóstico. Claro que ele vai procurar o House, mas Cuddy diz que ele não pode pegar o caso. Ele insiste e Cuddy acaba o convencendo, mas ele fica pedindo por House.

Chase ainda está às voltas com o ocorrido do ditador. Foreman tem que apresentar o caso em um congresso e o que seu "subordinado" fez pode lhe custar caro. Para completar, House sabe a verdade, ou seja, as coisas começam a piorar para o lado do Chase.

House vai ver Thirteen e ela diz que nem adianta tentar, pois ela não vai voltar para equipe. Também terminou com Foreman e está indo para a Tailândia.

Como de costume, o paciente tem uma melhora e logo depois tem uma convulsão e fica pior do que estava. O pai do menino continua pedindo por House e Foreman não tem idéia do que o garoto tem. Até que mais tarde, analisando uma tomografia, percebe que ele pode ter um tumor no cérebro.

Thirteen está indo ao aeroporto, mas parece que alguém sabotou sua viagem (House?). House questiona Foreman e ele diz que não foi ele quem impediu Thirteen de ir embora. Isso já aconteceu antes no 3x23, em que (quase) ninguém sabia quem tinha sabotado a entrevista de emprego do Foreman.

Cameron começa a desconfiar que tem algo errado com Chase (acodando cedo, andando tenso) e ele diz que deu um problema com o exame de sangue do ditador, mas não conta a história toda. Típico comportamento dele, não?

O pai do menino não se conforma com a possível morte do filho e diz que é tudo culpa sua.

Começa um jogo de empurra para quem vai fazer um procedimento e Cameron percebe que há algo estranho. Nesse momento, House, resolve o caso (parte 1) e vai falar com o pai do garoto. Ele, por sua vez, acha que está vivendo algum tipo de carma, e reslve abrir mão do dinheiro para ver seu filho curado. Só que o garoto acaba quase morrendo.

Thirteen descobre quem sabotou sua viagem (ou não) e é por essas e outras que eu adoro meu ship!

Enfim, House, dessa vez de verdade, descobre o que o garoto tem e salva o dia em Townsville!

Monk - 2x06 - Mr. Monk Goes to the Theater

Monk está no teatro assistindo uma peça de Gail, a irmã de Sharona , quando há um assassinato na peça e Gail acaba esfaqueando um ator, que morre de verdade. Um médico que estava no local tenta ajudá-lo, mas é em vão.

Gail, que tinha um romance com a vítima, é acusada de assassinato e vai presa. Com isso, a mãe das duas vem e fica passada quando descobre o que aconteceu. Elas, junto com Monk, vão até o teatro e vêem que já existe uma substituta para o papel de Gail, e que suas coisas já estão empacotadas...

O cenógrafo diz que a única pessoa que teve contato com as facas, que foram obviamente trocadas, foi a substututa de Gail, que, de algum modo, já sabia que estaria em cena duas semanas antes do crime. Monk e Sharona marcam um encontro com ela, para tentar conseguir alguma informação, mas ela não comparece. Graças ao porteiro do prédio, eles descobrem inde ela está e vão atrás.

Acontece que ela está em um encontro para solteiros, aqueles em que cada um tem um tempo para conhecer o outro (e Monk participando é simplesmente hilário). Monk consegue conversar com ela e tem certeza de que ela é a culpada. De algum jeito, que ele vai descobrir.

Monk e Sharona voltam ao teatro e recriam a cena em que o cara foi morto. Monk decorou todas as falas da cena, e até interpreta direitinho. Com isso, consegue um papel na peça. E, se existe uma cena memorável na série, ele interpretando na peça é uma delas!

Ele vai ver Gail e ela acaba colocando na cabeça dele o medo do palco. E na hora da apresentação já dá para imaginar o que acontece, né? Mas isso não impede que ele resolva o caso.

UNITED STATES OF TARA 1x3 - Work

Agora que saquei que o tema é do Polyphonic Spree! Muito bom!
Alice, a dona de casa, acorda para logo dormir e Tara voltar. Deve ser confuso tentar imaginar o que você mesmo fez enquanto você não era você mesmo.

- Mãe?
- Quase.
- Obrigada, Cristo.

O filho mais novo vai tentar um papel na peça Grease do colégio, mas o que há de diferente com ele? Tem algo aí.

Agora acho que entendi com o que a Tara trabalha: design, webdesign, coisas assim. E a filha vai procurar emprego e o chefe dela era o Tom Jeter do Studio 60 on the Sunset Strip.

Ai vem o diálogo mais significativo do episódio:
- Qual o preço da dignidade?
- Não sei de nada disso.

domingo, 11 de outubro de 2009

TWO AND A HALF MEN 1x23 - Just Like Buffalo

"Estou indo buscar o Jake. Eu vou deixar a porta da frente aberta, caso Satã resolva vir buscar a sua alma."

Para convencer sua nova namorada de que é um tio adorável, Charlie espalha as coisas de Jake por toda a casa.

Segundo o grupo de apoio que Judith frequenta, Charlie é uma má influência para Jake - assim, o café de manhã de sábado na casa dos Harpers fica sem as tradicionais panquecas. Depois que todos ficam contra ele, Charlie resolve trazer seu sobrinho de volta...lidando com uma mulher do grupo de cada vez.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MAD MEN 1x13 - The Wheel

Sim, é SEASON FINALE!
WOW!
YEAH!

Ok, quem vê pensa que Mad Men é uma série cheia de ação.
SPOILER! Kennedy ganhou do Nixon!

Pra quem não sabe, essa série se passa no começo da década de 1960, e esse Kennedy do qual estamos falando é o que foi assassinado depois.

Doc, o novo Chefe de Contas e Criação e Canis, já chega oferecendo bônus para quem chegar com um novo cliente de uma lista de figurões.
Adorei esse cara.

E Don encara um fantasma do passado virando verdadeiramente um fantasma. Como viver com a culpa e, principalmente, entender o motivo de alguém se matar?
Falando sério, nisso tudo eu tenho dó da esposa do Don. Sempre perdida, começa a entender que seu marido pode ser diferente do que conhecia.

Peggy é promovida, Pete fica furioso e tudo parece mais promissor ainda para a segunda temporada.

Mas quando Don vai vender a ideia do projetor de slides, devo admitir que é de apertar o coração. Don percebe que não pode ficar sem sua família.

Parabéns.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

MAD MEN 1x12 - Nixon vs. Kennedy

Estamos perto do fim!
(Da primeira temporada, calma)

É dia da eleição Nixon versus Kennedy. Um momento histórico para os EUA.

E Don precisa contratar alguém para ser seu delegado no Departamento de Criação. Claro que Pete quer o posto. Quer tanto que é bem direto com Don perguntando o que os outros podem oferecer que ele não pode.

Enquanto todos curtem uma festinha, Don fica em casa com a esposa e Pete remexe em uma caixa. E a festinha chega num nível bom, com os executivos transando com as secretárias e tudo destruído no dia seguinte.

Pete, pelo posto, cruza uma linha perigosa, ameaçando e chantageando Don. Por causa da caixa. A do cara que se matou no episódio anterior.

E entendemos como nasceu Don. Não foi sacanagem, nem fuga, mas uma tragédia.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MAD MEN 1x11 - Indian Summer

Alguém se matou, e deixou um pacote para Don. Donald Draper...

Peggy é a queridinha de toda a parte de criação. Don quer que ela teste um cinto que dá choques para queimar gordura. Isso já funcionou alguma vez?

É tipo um cuecão com eletrodos ligados a uma mala cheia de sistemas elétricos. Só falta ligar na tomada pra assar um bolo...

Ou dar uma estimulada.
If you know what I mean.

Com um dos sócios fora, Don também tem de atuar como sócio: recebendo convidados, respondendo a contatos...

Esse episódio é engraçado porque vemos Sterling e Cooper lidando com maquiagem (sério) e a casa de Don com discussões sobre comprar ou não um ar condicionado.

Mas, mais que isso, Don percebe como é perigoso deixar alguém entrar em sua casa. Foi o que aconteceu na dele quando criança.

Eu acho que aquela subhistória do peregrino visitando uma família é sobre a infância de Don, revelando que o peregrino mostrou ao jovem Donald (que usava outro nome) como sua família era traiçoeira.

- Aquelas pessoas em Manhattan são melhores que nós.

Sério, a Peggy tá ficando cada vez mais metida e iludida pelo glamour. Quando ela cair, será feio...

"Água de beber..."

Doctor Who 2005 - 3x01 - "Smith and Jones"

doctor who smith and jones Pictures, Images and PhotosO episódio começa mostrando Martha Jones, uma jovem negra e estudante de medicina no celular, numa discussão com chamadas em espera, entre ela e sua família: Pai, mãe, irmão, irmã... No caminho, ela esbarra em um sujeito estranho, que fala para ela: "Eu não te disse?". Ela não entende nada. Ao chegar no trabalho, encontra de novo o mesmo cidadão, agora deitado numa cama posando como um paciente, cujo nome é John Smith (o nosso "José da Silva"). Ele não se lembra dela pela manhã, mais cedo.

Uma força policial mercenária brutal, os Judoon (humanóides com cara de rinocerontes), transportam o hospital (o Royal Hope Hospital) para a Lua. Na Terra eles não tem jurisdição, e fazem isso para prender e executar uma Plasmavore, que tem as habilidades de mudar de forma de acordo com o sangue da espécie que ela sugou. Os Judoon invadem o hospital, agora na Lua, atrás dessa criminosa não-humana. E cataloga todos os humanos no caminho. Essa criminosa tenta fugir sugando o sangue de humanos, e a primeira vítima é o Sr. Stoker, o médico-chefe. Assim, ela se passa por humana.

Nosso caro John Smith é acertadamente identificado como "não-humano", e perseguido como se fosse o fugitivo. Martha já tinha se afeiçoado ao Doutor, e foge junto. Nessa eles encontram o corpo do médico-chefe, e a suspeita do Doutor é confirmada. Assim também entendemos porque o Doutor foi até o hospital. Ele beija Martha, deixando fragmentos de DNA dele nela, e ela fica para trás, ganhando tempo para o Doutor encontrar a Plasmavore.

Não demora muito para a vilã do episódio encontrar o Doutor, sugar parte do sangue dele (que desmaia). Os Judoon acham que o Doutor é a Plasmavore disfarçada, mas Martha prova com um scanner deles mesmos que aquela senhora simpática (Florence Finnegan) é a vilã disfarçada: Ela tinha sugado sangue não-humano agora. Assim, os Judoon executam-na, por ter assassinado a Princesa Criança da Nona Regência de Padrivole.

A Plasmavore deixou um aparelho de ressonância magnética modificado, de forma que explodisse, destruísse toda a vida na Lua e por tabela, em metade da Terra. Era o seu plano de fuga. Os Judoon vão embora, Martha consegue reviver o Doutor e ele desliga o aparelho. Os Judoon ainda levam o prédio do hospital de volta à Terra, justamente quando o oxigênio está quase acabando (sempre no quase).

Martha finalmente vai até a festa de aniversário do seu irmão, mas acaba no meio de uma briga de família: Pai com a nova namorada, mãe que não aceita... Ih, eita confusão! Ela encontra o Doutor, segue-o até o TARDIS, e recebe um convite para uma viagem com ele, como recompensa pela ajuda dela. Ela hesita, mas ele fala que a viagem também pode ser no tempo, e prova voltando no tempo, na manhã anterior e tirando a gravata na frente dela, sendo um sujeito estranho: "Mudar eventos pré-estabelecidos é estritamente proibido... Exceto por alguns truques". Ela entra no TARDIS, o Doutor cita Rose, enfatiza que ela não está substituindo-a, mas apenas está ganhando uma viagem de cortesia, já que ele prefere viajar sozinho.



E começa a 3a temporada de Doctor Who, com uma nova companheira, Martha Jones. A atriz (Freema Agyeman) é a primeira companheira do Doutor que é negra, mas não é essa a sua primeira aparição na série: Ela foi uma das primeiras vítimas dos Cybermen, no episódio "Army of Ghosts", no final da 2a temporada, seu nome era Adeola Oshodi. Depois fala-se que ela era prima de Martha. Mas ela não é a única a reaparecer: A atriz que faz sua mãe (Adjoa Andoh) apareceu antes como a Irmã Jatt no episódio "New Earth". Ainda existem outros que apareceram na série clássica do Doutor.

Vamos a algumas curiosidades:
  • Martha pergunta ao Doutor se ele não tem um irmão, e ele diz "não mais". É uma referência a um spin-off em livros da série, onde o irmão do Doutor chama-se Irving Braxiatel.
  • Vemos algumas referências a uma pessoa cujo sobrenome é Saxon, incluindo um poster escrito "Vote Saxon". Veremos mais quem é esse homem depois.
  • O apelido do Doutor, "John Smith" não vem de agora, mas o curioso é que "John Smith" é um nome muito comum, seria o nosso "José da Silva". O Doutor usou muito esse apelido.
  • O Doutor usa o mesmo robe que pertencia ao amigo da Jackie Tyler, Howard, do episódio "The Christmas Invasion".
  • Martha faz referência a diversos acontecimentos: O choque da nave alienígena ao Big Ben; a nave alienígena sobre Londres, o rio Tâmisa secando, e a invasão dos Cybermen. Aí é que se fala que a prima dela, Adeola, desapareceu (a ponte feita entre dois personagens feitos pela própria atriz).
  • Ele faz a mesma coisa que fez com Rose, no primeiro episódio de todos: Segura na mão dela e diz: "Corra!"
  • O Doutor pede um milk-shake de banana, que é mencionado em dois episódios: "The Doctor Dances" and "The Girl in the Fireplace".
O episódio é divertido, nada de espetacular: Martha parece uma personagem interessante, mas a própria atriz cai na esteira do sucesso de Billie Piper como Rose, o que com certeza atrapalha muito. A própria personagem vive à sombra de Rose, mesmo não tendo-a conhecido. Os Judoon não são lá grandes coisas, a Plasmavore é uma vilã razoável... O Doutor está bom, mas o episódio é de regular para bom. E, como já é uma tradição, a primeira viagem do episódio de uma companhia nova é para o passado longuínquo e a segunda para o futuro. Então, nada como visitar... Shakespeare? Isso mesmo. Aguarde o próximo episódio, e allons-y!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lie To Me - 2x02 - Truth or Consequences

Um jogador de futebol americano dorme com uma garota em uma festa da faculdade e no dia seguinte, adivinha só: ele vai preso! Agarota era "de menor". E pior: coleguinha de escola da filha de Cal. A ex esposa de Cal pede então a ele que ajude a provar que o cara não sabia que a menina era menor de idade.

Cal vai interrogar o cara, mas como ele havia apanhado e estava com a cara toda inchada e sob efeitos de analgésicos, não pode aformar que ele estava dizendo a verdade quando disse que não sabia a idade da garota, mas consegue a sua liberação. Na saída da delegacia, o pai da menina vai falar com o cara. Engraçado esse tipo de atitude, pois a menina sabia muito bem o que estava fazendo quando foi à festa e se deixou levar para a cama. Agora o cara vai preso por causa disso e o pai dela fica todo arrasado.

Enfim, Gillian e Locker vão visitar e analisar uma seita, para uma pesquisa. Logo de cara eles constatam que as crianças nascidas lá não tem registro. Segundo o líder, elas não precisam de registro porque conhecem Deus. O cara tem 30 casas, onde vivem 30 famílias, o que poderia ser considerado sonegação de impostos. E é aí que Gillian e Locker entram: provar que todos os que vivem ali são realmente eguidores, realmente acreditam na tal religião.

Eles observam que a maioria das pessoas ali são mulheres e crianças. O cara encoraja os homens a ganhar o mundo quando fazem 16 anos. Com isso, 12 crianças são seus filhos. Gillian tem a certeza de que o cara é um picareta, mas precisa provar.

Cal conversa com a filha sobre as festas do tipo que a garota que transou com o jogador foi. A menina diz que nãopode dar informações, pois nunca foi a uma festa dessas. Ele, lógico, não acredita e vai mexer nas coisas da filha. E acaba descobrindo duas identidades falsas e uma caixa de anticoncepcionais. Eles brigam e ele acaba discutindo com a ex esposa sobre a filha estar ou não transando.

Gillian e Locker filmam um dos cultos do líder religioso e percebem que quase todo mundo ali acredita e segue o cara porque quer. Exceto uma mulher. Conversando com ela eles descobrem que as crianças de lá não vão à escola e passam o dia fazendo trabalhos manuais para serem vendidos. O filho da tal mulher diz que ela não acredita em nada daquilo, mas não vai embora com medo do cara tomar os filhos dela.

O garoto que transou com a adolescente divulga a fita na internet e agora é acusado também de distribuir material pornográfico com menores. A ex de Cal ainda não acha que o cara é culpado, mas o advogado da garota afirma que sim, que a menina disse a ele que tinha 16 anos. Cal meio que se descontrola ao interrogar o garoto. Ria acha que ele deve deixá-la fazer o interrogatório, mas ele consegue provar que o garoto falava a verdade.

Então Cal tem a brilhante idéia de levar Ria a uma festa da fraternidade para ver se ela descobre alguma coisa. Eles conseguem encontrar o cara que publicou o video - que estava na câmera de uma das garotas. Só que há um video da filha de Cal na câmera. Aí a coisa vai se complicando para a menina - ou Cal é só um pai superprotetor...

As meninas dizem que a própria menina filmou o ato. Elas fizeram um pacto de só transar com os caras de faculdade, já que os da escola não seriam maduros o suficiente. Como a menina era meio travadona, elas exigiram uma prova de que tinha efetivamente transado.

PSYCH 3x7 - Talk Derby to Me

Uma rede de lojas estilo Mappin sofre uma série de assaltos, todas pelo mesmo grupo de indivíduos agindo em absoluta harmonia. Shawn suspeita que as assaltantes participem de uma espécie de luta de patinadoras, e sugere à chefe infiltrar Juliet no grupo.

E, como sempre acontece quando Juliet trabalha infiltrada, ela "entra no papel", ficando ainda mais bonita e se divertindo pra caramba durante o trabalho. Ah, Maggie Lawson...

Com Gus estudando para um teste, a grande dupla do episódio acaba sendo Shawn e Jules, e devo dizer que os dois se saem muito bem juntos - e surge aquele clima entre ambos, claro. Analisando evidências deixadas pelas patinadoras, a dupla descobre que os roubos são uma mera distração. Mas se não é por causa da mercadoria, então?...

E ironicamente, mesmo fazendo uma tonelada de citações pop, pela primeira vez Shawn não consegue pensar num apelido engraçaralho para Gus. Isso costumava ser tão fácil...

THE WEST WING 3X20 - The Black Vera Wang

Um anúncio anônimo da oposição chega até a Casa Branca, fazendo todos se perguntarem quem o prduziu - e, mais importante, quem o encomendou. Tentando identificar sua origem, Sam inadvertidamente joga dejetos no ventilador - e descobre que tudo era uma armadilha. Malditos republicanos!

Enquanto isso, Toby briga com as emissoras de TV, que querem reduzir a cobertura da campanha presidencial. Eles alegam que convenções não dão audiência, mas não é hora deles pensarem em sua verdadeira função? E Josh está com estranhos problemas, depois que um presente que ele trouxe para Donna passa de mão em mão ate acabar no eBay.

Fechando o episódio, temos Evan Rachel Wood, ainda adolescente, como sobrinha de C.J. - e um governo árabe ordenando ataques aos EUA?

JUSTICE LEAGUE UNLIMITED 2x9 - Question Authority

Sem brincadeira, aqui começa um dos melhores finais de temporada que já vi na vida. E não falo só de desenhos animados, mas no geral.

O Questão resolve investigar os arquivos do Cadmus para saber o que exatamente eles têm contra a Liga, e acaba descobrindo gravações da realidade dos Lordes da Justiça. Convencido de que o único jeito de impedir que aconteça o memso com o nosso mundo é matar Lex Luthor antes que o Super-Homem o faça, o detetive sem rosto vai até a sede da LexCorp com uma arma - e, para sua surpresa, apanha mais que gato de desenho.

Decidida a resgatar seu amado, a Caçadora pede ajuda "fora dos registros" ao Super-Homem - que hesitantemente concorda. Quando o trio de heróis já efetuou o resgate, porém, eles descobrem que o projeto resolveu usar todas as cartas disponíveis para tentar deter a Liga da Justiça - começando por reativar a patente militar do Capitão Átomo, ordenando ao herói atômico que detenha seus ex-colegas. O episódio termina com a promessa de uma briga das boas - e isso é só o começo...

PUSHING DAISIES 2x12 - Water and Power

"As pessoas fazem coisas estúpidas quando estão apaixonadas."

Quando parecia que o namoro de Randy e Olive estava indo bem, a moça resolve simplesmente...terminar tudo. Ned e Chuck resolvem ajudá-los a superar a crise no relacionamento, que como muitas vezes acontece na vida real se aproveita de uma crise para ficar mais forte.

Emerson é contratado para resolver o assassinato do dono da usina e represa local - e descobre que a assassina é a mãe da filha dele, que era ex-noiva do executivo! Enquanto Ned e Chuck descobrem o segredo, nós descobrimos detalhes do sumiço de ambas.

Tendo uma perseguição difícil diante de si, Emerson recorre a todos os recursos possíveis para encontrar sua ex-amada...até que ela aparece em seu escritório, ameaçando sua atual namorada com uma arma!

Na esperança de rever sua filha, Emerson é obrigado a ajudar a traiçoeira fugitiva a provar sua inocência, o que parece cada vez mais difícil...

Entre flores que brilham no escuro, advogados que não podem mentir (que, como Jim Carrey nos ensinou, são das coisas mais divertidas que há) e Chuck parecendo a Espectral, de Watchmen, as coisas se resolvem. Triste mesmo é pensar que está acabando.

DEAD LIKE ME 2x11 - Ashes to Ashes

"Você pode ver a morte o tempo todo, mas é óbvio que não sabe o que fazer com ela."

Georgie fica indignada ao saber que um mendigo que ela ceifou será enterrado como indigente, e resolve fazer com que ele morra com identidade. Mas se envolver pessoalmente com o trabalho causará mais problemas do que ela poderia imaginar - para não citar aguentar o Mason dando vexame no necrotério - e fará a moça relembrar seu longo histórico de falta de persistência quando viva.

Ray usa sua influência para consegui trabalho para Daisy num reality show sobre adultério. A princípio a moça não se sente muito à vontade na era da interpretação sem roteiro, mas logo se adapta - para tristeza de Mason, que, cada vez mais enciumado do novo casal, se declara para Daisy de um jeito algo entristecedor.

Enquanto isso, Reggie começa a ser influenciada por sua nova amiga gótica - com direito a uma sessão espírita em casa - e, ainda que de um jeito bizarro, começa a fazer amizades. E alguém aí tem alguma sugestão do que fazer com as cinzas de um cara morto?...

SAMANTHA WHO? 2x14 - The Rock Star

Sam encontra um roqueiro dos anos 80 no bar que as amigas frequentam, e depois de uma série de vexames relacionados à sua amnésia acaba marcando um encontro com o cara. Ao conversar com suas amigas, ela lembra que era fanzona do cara...e começa a refletir sobre a idolatria que tendemos a ter com as celebridades.

Ao saberem do namoro da amiga, Dena e Andrea começam a agir como fãs desesperadas, o que faz Sam brigar com as duas...até que ELA MESMA revive seus dias de fangirl, dando o primeiro passo para implodir seu relacionamento.

O novo namoro também traz a revelação de que Howard tinha uma banda antes de se casar e ter uma filha. Frustrada por ter destruído o sonho do pai, ela manda uma guitarra para ele. Isso traz o sonho de volta - pelo menos para Regina, que chega ao cúmulo de arranjar shows pro maridão.

SPACED 2x4 - Help

Ansioso por "sangue novo", um editor caolho que riu do trabalho de Tim - causando fortes traumas no rapaz - resolve dar-lhe uma nova chance. Como se ele já não estivesse nervoso o bastante com a nova avaliação, Daisy acidentalmente recoloca no portfólio do cara uma charge ofensiva do tal editor - fazendo Tim e Mike saírem em disparada atrás do entregador - e, depois de notarem que não conseguiram alcançá-lo, bolarem um complexo plano para recuperar a arte comprometedora. Para tanto, eles contam com ajuda do entregador, da bela secretária do editor-chefe...e até do segurança.

Enquanto isso, Daisy usa OUTRA desculpa para passar o dia sem fazer nada - até Marsha convencê-la a saírem para fazer ginástica. E Brian veste seu terno para almoçar com a mãe, que pensa que ele é advogado...mas fica mais feliz ao saber a verdade.

Detalhe que o Tim reza para um pôster da Buffy. E todas as histórias se interligam em vários momentos.

Torchwood - 1x04 - "Cyberwoman"

É um dia comum, e todo mundo sai para beber, menos Ianto, que fica para trás. Ele traz um especialista em cibernética (Dr. Tanizaki) para ir até uma cela no fundo da base, e encontrar lá uma mulher parcialmente convertida para a forma de Cybermen. Ela está ligada a uma unidade de conversão e com equipamentos que a mantém viva.

Sabemos então que ela chama-se Lisa, e é a namorada de Ianto quando ambos trabalhavam em Torchwood Um, em Londres. Na invasão dos Cybermen ela foi parcialmente convertida, e Ianto conseguiu salvá-la, mantendo-a viva no porão da base, mas sem falar nada para ninguém. Sua esperança é que o Dr. Tanizaki consiga desfazer a conversão e torná-la humana novamente. Eles a levam para o laboratório de autópsia, mas rapidamente voltam, já que os outros membros estão voltando para a base. O Dr. Tanizaki leva-a para a cela, mas o lado Cybermen dela fala mais alto, e ela resolve retribuir o favor do Dr. Tanizaki, "atualizando-o". Sim, ela o mata.

A equipe voltou por causa de um OVNI, e há uma flutuação na energia da base. Ianto disfarça, joga a culpa nos geradores e se oferece para "dar um jeitinho". Na cela, ele encontra o Dr. Tanizaki morto, e Lisa sobre ele. O corpo é removido e escondido por Ianto, e Lisa, na unidade de conversão, começa a puxar mais energia da base, que descobrem que algo está errado. Eles acham a unidade de conversão, mas Lisa nocauteia Owen e coloca Gwen na unidade, para ser "atualizada". Jack quase atira em Lisa, mas Ianto impede, deixando que ela fuja.

A energia é sugada mais ainda para que Lisa recrie um exército de Cybermen, e Jack cobra explicações de Ianto. Ele explica, aos prantos, que a ama e que acredita que ela pode ser curada. Jack diz que não há cura, mas Ianto pede para tentar argumentar com Lisa, antes da equipe atacá-la novamente.

Ianto tenta lembrá-la da sua humanidade, mas ela mostra-se insatisfeita com o que vê, ainda meio-humana. Ela oferece a ele o implante do cérebro dela nele: Para ela, o amor verdadeiro é compartilhar a mesma vida. Ianto recusa, horrorizado, e é declarado incompatível pela Cybermen que está em Lisa. Ele desmaia, e o resto da equipe age. Tosh vai até a superfície para recarregar as células de energia de emergência; Gwen e Owen procuram por armas que possam retardar Lisa. Ela eletrocuta Jack duas vezes, e Gwen e Owen conseguem fugir do laboratório de autópsia para o salão central da base, para encontrar Jack ainda vivinho da silva. Ele borrifa Lisa com um "molho especial de churrasco", que faz o pterodáctilo atacá-la. Enquanto isso, eles fogem através do elevador invisível (que os deixa no meio da praça). Ianto soca Jack e tenta voltar para a base, mas Jack o ameaça: Ele tem 10 minutos para matar Lisa. Se ele falhar, ambos morrerão. E Ianto volta para a base.

Sem que ninguém saiba, uma entregadora de pizza passou pela entrada principal da base, encontrou o pterodáctilo no chão e Lisa surge atrás dela. Quando Ianto entra, ele encontra Lisa no chão, cercada de sangue, e a entregadora de pizza com um grande corte na cabeça, circundando toda ela, e toda ensanguentada. Ela alega que é agora Lisa, que removeu o seu cérebro do corpo parcialmente "atualizado" para o corpo da entregadora de pizza, e agora eles podem ficar juntos. Ianto fica confuso e chocado: Aponta-lhe a arma, abraça-a, mas depois aponta a arma de novo. Ela tenta explicar que fez isso por Ianto, e promete que eles podem ser atualizados juntos. O resto da equipe, ao entrar, ouvem isso e abrem fogo contra a garota, matando-a. O episódio termina com Ianto chorando sobre o corpo de Lisa.




Eta episódio pesado. Sim, eu achei um pouco pesado, essa história toda de "pega e mata", esse "Dr Jeckyl e Mr. Hyde" que vemos... Só que com um pouco mais de sangue e sem finais escancaradamente felizes. Tecnologia como uma ameaça, algumas semelhanças com Metropolis (do Fritz Lang)... Pelo menos escapou da obviedade e terminou de uma maneira mais... Plausível. Uma das coisas legais desse episódio é a continuidade: Ele tem ligação direta com o episódio final da 2a temporada de Doctor Who: Ianto tirou Lisa dos destroços de Torchwood Um e levou-a para Torchwood Três, em Cardiff, para aonde ele (pelo visto) foi transferido. Logo Ianto trabalhou em Canary Wharf, e acompanhou a batalha entre humanos, Cybermen e Daleks.

Algumas curiosidades são:
  • Dr Tanizaki era o diretor do Instituto de Cibertecnologia de Osaka, criado em 2007, depois da invasão dos Cybermen, para monitorar e estudar a partir do que foi feito pelos invasores "de lata".
  • Pelo visto, esses Cybermen também sabem transplantar cérebros humanos para corpos cibernéticos, ao contrário de outros tipos de Cybermen, mas a conversão de Lisa foi pelo "método tradicional".
  • Muitos dos humanos semi-convertidos foram tragados para o Vazio, no fim da segunda temporada de Doctor Who, mas alguns ficaram, pois seus implantes foram originalmente criados "deste lado" do Vazio. A grande maioria desses morreram, já que Torchwood não sabia lidar com essa tecnologia.
  • Gente parcialmente convertida não é tão incomum assim, já ocorreram várias vezes na série clássica do Doutor. No episódio "Doomsday", Yvonne Hartman, diretora de Torchwood Um, mesmo completamente convertida preservou parte da sua personalidade.
  • A entregadora de pizza, que não tem nome, é creditada como Annie, nos créditos, e é interpretada pela atriz Bethan Walker.
No próximo, um episódio realmente amedrontador. Até lá!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

House - 6x04 - The Tyrant

Um ditador sofre uma ameaça de atentado e começa a cospir sangue.

No hospital, Cuddy pede a Cameron e Chase para voltarem a seus antigos postos, com Foreman no comando, já que Thirteen e Taub não estão mais na equipe. Cameron reluta, mas acaba aceitando.

Quando eles chergam na sala para trabalhar no caso do ditador, dão de cara com House e Foreman não gosta nada do que vê. Ele diz que demitiu Thirteen porque não conseguia conviver com ela estando no comando. Já que House está de volta, ele pensa em chamá-la de volta. Ele até o faz, mas leva uma bela porta na cara (boa, Thirteen! Tá pensando o que, Foreman?).

House volta para casa e começa a reparar que Wilson está estranho. Ele descobre que o vizinho de baixo, um veterano de guerra, anda reclamando muito do barulho que House está fazendo com a bengala e o cheiro de sua comida pela madrugada e ameaça tomar providências. Os dois logo começam a fazer um DR e é... muita vitória!

Foreman, Cameron e Chase estão fazendo o diagnóstico, e House está como consultor, e o jeito que ele está lidando com isso é hilário! Pedindo permissão para falar e tudo mais!

House vai tentar se acertar com o vizinho de Wilson, pedindo desculpas pelo barulho e a comida. Mas o cara é um grosso e avisa a House que se ele não passar a andar na linha, terá problemas.

Uma cidadã do país do ditador é obrigada a doar sangue para o tratamento. Seu marido já havia ido falar com Chase e pede que ele interceda, mas ele não pode fazer nada. Cameron meio que é contra, mas a moça, lógico, insiste na doação e Cuddy autoriza.

O marido da moça que doou o sangue, vestido de enfermeiro, vai levar os equipamentos para o quarto do ditador e tenta atirar nele, mas é espancado e contido. Todo mundo quer se livrar do cara e de sua tirania.

House continua mo hospital enquanto Foreman faz os diagnósticos. Ele diz que não vai atrapalhar o trabalho deles e, para isso, não vai dizer uma palavra. E fica fazendo mímicas hilárias para expressar sua opinião!!!!

Wilson diz a Hosue que ele precisa ser legal com o vizinho, mesmo ele sendo um idiota. Ele sugere que House escreva uma carta e coloque embaixo da porta dele sem fazer barulho (muito maduro da parte do Wilson). E ele faz! Só que bem na hora em que está saindo, escorrega e derruba um balde com água. Ele acaba entrando na casa do cara e vê uma bandeira do Canadá e acha que o cara está mentindo sobre ser um veterano de guerra. Só que ele não está. E a coisa pode ficar feia!

Cameron não quer tratar o cara desde o início, por ele ser um ditador e ele acaba achando que ela quer matá-lo. Chase discute com ele sobre seus métodos de governo.

Wilson fica irado quando descobre que House entrou na casa do cara e o coloca para fora de casa! House, então, resolve ajudar o vizinho a superar sua dor e ser um cara mais legal, só que ele faz isso de um jeito bastante House!

O ditador acaba morrendo e Foeman descobre que Chase injetou nele o sangue de uma mulher que havia morrido pela manhã, o que o matou.

O vizinho diz a Wilson que tudo bem House continuar morando com ele. E o casal continua firme e forte!

Por outro lado, Chase parece se sentir culpado e Foreman tenta proteger o subordinado.

DESPERATE HOUSEWIVES 5X13 The Best Thing That Ever Could Have Happened

Até então, o quinto ano de Desperate Housewives só tinha mostrado um episódio mais interessante em sua qualidade, City On Fire. O décimo terceiro capítulo, The Best Thing That Ever Could Have Happened é a melhor passagem emocional desde que se passaram (desnecessariamente) cinco anos nas vidas das donas-de-casa. A morte de um personagem vai trazer memórias muito afetuosas para cada uma delas e mostrar que, mesmo a mais passageira pessoa de suas vidas, deixa marca nos seus corações. De fato não acontece nada na trama da quinta temporada, porque o episódio é baseado só em flashbacks. Essa passagem, contudo, vem comprovar que a série ainda tem potencial, basta usar seu talento de forma correta. The Best Thing That Ever Could Have Happened é original e até mesmo emocionante.
Nota do episódio: 8.5

DESPERATE HOUSEWIVES 5X12 Connect! Connect!

Segue sem força e sem inspiração o quinto ano de Desperate Housewives. A série recém está na sua metade e até agora não disse ao que veio e isso é muito preocupante. O que incomoda é que a trama tem várias oportunidades de se dar bem – aqui em Connect! Connect!, por exemplo, temos um ótimo momento entre Lynnete (Felicity Huffman, ótima, mas que anda precisando sair um pouco da TV para trabalhar melhor seu talento) e sua mãe, assim como uma divertida e dramática conversa de Edie (Nicolette Sheridan) e Susan (Teri Hatcher). Estranhamente o episódio não é mediano nem decepcionante, tem um clima bem agradável. O problema é que o seriado é muito mais que isso. Desperate Housewives pode muito bem ir além do óbvio.
Nota do episódio: 7.5

Scrubs - 2x05 - My New Coat

JD está todo orgulhoso que agora é um residente, mas Cox trata logo de cortar suas asinhas, dizendo que ninguém gosta de gente esnobe.

Elliot meio que perde a linha quando um médico bonitão fala com ela na fila da cantina (e quem não perde a linha quando um cara bonitão fala com a gente na fila de qualquer coisa?).

Cox ainda está pegando no pé de JD e os dois acabam discutindo na frente do paciente. Só que dessa vez, JD leva a melhor. Só que o tratamento que ele aplicou a um paciente começa a não dar tão certo. Aí ele tem que ouvir todas do Cox, até provar que não estava errado.

Elliot dormiu com o médico bonitão e a notícia se espalhou mais rápido do que ela poderia imaginar. E ela não está gostando nada disso. Bem, pelo menos não no começo...

Monk - 2x05 - Mr Monk And The Very Very Old Man

O homem mais velho do mundo é morto em um asilo.

A mulher de Stottlemeyer vai visitá-lo e ele tem que "preparar" a sala, esconder os cigarros, colocar os presentes à vista, essas coisas que só quem esconde algo faz... muito bom! O motivo da visita é que ela fez um documentário sobre o homem mais velho do mundo e ela acha que foi assassinato. Então vai pedir ao marido para investigar. De tanto ela insistir, ele diz que vai pedira  Monk para dar uma olhada e, se ele achar que foi assasinato, ele abre uma investigação.

Claro que Monk acha que foi assassinato e eles são obrigados a investigar. Monk e Sharona vão junto com Stottlemeyer pedir ao prefeito a exumação do corpo do velho (e Monk incomodado com a cadeira é hilário!).

A esposa de Sto ttlemeyer o coloca para fora de casa e Monk o convida para ficar na casa dele. Já dá para imaginar o tamanho da confusão! Os dois brigando por causa da mesinha de centro que não está alinhada, por causa do relógio que não está certo.

Disher e Stottlemeyer vão falar com o filho do cara velho e ele diz que o pai vinha recebendo ligações com ameaças. Mais tarde, o capitão e Monk vão rever as folhas de ponto e percebem que a assinatura de um dos guardas está diferente das de costume. Eles vão até a casa dele e, lá, descobrem que ele cria cobras (é dessa cena a parte da abertura em que Monk sobe na mesa, com medo da cobra que sumiu do aquário) e que está morto. Ou seja, de volta à estaca zero.

A convivência entre Stottlemeyer e Monk está cada vez mais insuportável e o capitão decide voltar para casa. Monk diz que ele não pode porque ainda não viu o filme da esposa sobre o homem mais velho do mundo. Então os dois encaram o desafio e assistem ao interminável (e chato) documentário. E é justamente no filme que está a resposta do caso.

sábado, 3 de outubro de 2009

Heroes 4x03 - Ink

Este episódio começa com o vacilo da Claire que ao usar o próprio corpo para verificar se sua ex colega de quarto realmente havia se suicidado deixou Gretchem ver. Matt Parkman continua sendo assombrado pelo Sylar. Samuel começa a colocar seu plano em ação; ele acha que achou um substituto para seu irmão Josef que foi enterrado no primeiro episódio. Claire não quer conversar com Gretchem e quando atende a porta para dar um fora nela vê que na realidade quem está lá é o seu pai. E olha só o quem aparece e acaba almoçando com eles: a Gretchem! Matt Parkman e seu colega de trabalho estão fazendo uma tocaia aguardando um mandato para entrar na casa mas o "fantasma" de Sylar acaba revelando que consegue dominar os próprios poderes do Parkman... e ele acaba traindo seus novos princípios. Enquanto isso Samuel consegue manipular Peter Petrelli através de artimanhas e no final ele revela um lado sombrio. E uma estranha tatuagem aparece no braço do Peter.

TWO AND A HALF MEN 1x22 - My Doctor Has a Cow Puppet

Numa madrugada particularmente movimentada, Charlie descobre que Alan é sonâmbulo - e que isso é consequência do crescente stress do cara, causado por sua política de evitar conflitos a todo custo.

A síntese disso é a continuação das consultas de Jake à psicóloga, com as quais Alan não concorda. Para ajudar o irmão a se recuperar - e conseguir dormir em paz - Charlie tenta arranjar-lhe uma garota. Não dá certo, claro, e os dois recorrem à terapeuta de Jake...e a um método peculiar de extravasar a raiva.

E nada mais divertido do que inventar um histórico psiquiátrico.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DESPERATE HOUSEWIVES 5X11 Home is the Place

Joana Cassidy, a mãe da Brenda (Rachel Griffiths) em Six Feet Under, é mais um rosto conhecido que vem dar as caras em Desperate Housewives. E, mais uma vez, é uma aparição completamente desnecessária e que não traz nada de útil para a história., um completo desperdício. Assim como Frances Conroy (que parecia ser uma figura muito aproveitável para a história) e Lily Tomlin (que aparece gratuitamente, sem qualquer graça ou carisma). Home is the Place trabalha problemas dramáticos interessantes, mas “caseiros” demais – Bree (Marcia Cross) conhecendo a mãe de seu cunhado, Gabrielle (Eva Longoria Parker) tentando convencer o marido a aceitar um bom emprego e Susan (Teri Hatcher) questionando seu relacionamento são alguns exemplos. O episódio resulta como todos os outros desse quinto ano – comum e sem inspiração. O sinal vermelho para essa temporada já está piscando faz um bom tempo…
Nota do episódio: 7.0

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DESPERATE HOUSEWIVES 5X10 A Vision's Just a Vision

Esse é um dos episódios mais inspirados da quinta temporada de Desperate Housewives. Eu, que ando reclamando até das narrações dos capítulos que eu gostava tanto, estou um pouco preocupado com o destino da série. A temporada ainda não mostrou ao que veio, mas ao menos A Vision’s Just a Vision tem conflitos cômicos interessantes e também dramáticos. A parte de comédia fica com o seu melhor na figura de Gabrielle (Eva Longoria, ótima) e a de drama com Lynette (Felicity Huffman). Mas também temos uma boa Bree (Marcia Cross) conhecendo o novo namorado de seu filho.
Nota do episódio: 8.0

DESPERATE HOUSEWIVES 5X09 Me and My Town

O grande problema dessa quinta temporada de Desperate Housewives é a falta de força. Os acontecimentos são interessantes, os personagens idem e o tratamento dramático satisfatório. Acontece que nada tem força, nada empolga e sempre fica a sensação de que tudo poderia ter sido mais interessante. É uma pena ver uma equipe tão boa desperdiçada em storylines totalmente banais, onde nem o principal mistério da temporada consegue chamar muita atenção. Assemelhando-se muito ao clima do terceiro ano do seriado (que considero o mais fraco), a quinta temporada anda precisando de maiores reviravoltas. Afinal, sabemos que Desperate Housewives é capaz de ir muito além do óbvio. Me and My Town é banal e não acrescente grandes coisas para o cotidiano das donas-de-casa de Wisteria Lane.
Nota do episódio: 7.0

DESPERATE HOUSEWIVES 5X08 City On Fire

A tragédia da quinta temporada acontece nesse oitavo episódio, City on Fire, que narra um incêndio ocorrido em um show de rock em Wisteria Lane. E, assim como na quarta temporada, não é a tragédia em si que importa, mas sim tudo o que está acontecendo em torno dela. Esse capítulo representa o primeiro grande momento dessa mediana temporada, que até então não tinha demonstrado um momento sequer de inspiração. Aqui tudo funciona direito, desde os protagonistas (destaque para Felicity Huffman) até as participações especiais (Frances Conroy, infelizmente em sua última aparição na temporada). City on Fire é um excelente episódio que mostra que, mesmo quando está em uma onda de banalidade, Desperate Housewives ainda pode ganhar novo gás para seguir em frente.
Nota do episódio: 8.5

BROTHERS & SISTERS 4X01 The Road Ahead

Não foi um dos começos mais inspirados, mas existem coisas boas em The Road Ahead. Já ouvi pessoas falarem por aí que desistiram da série porque o programa está trabalhando sempre os mesmos dilemas emocionais e nunca mudaa as suas tramas. E é verdade. Minha única ressalva é quando isso não é feito de maneira mais atraente, como é o caso aqui. Acompanhamos mais brigas cômicas entre Nora (Sally Field) e Holly (Patricia Wettig), Kitty (Calista Flockhart) em conflitos matrimonais com Robert (Rob Lowe) e Justin (Dave Annable) tentando deixar o seu espírito juvenil de lado. Pra completar, tudo isso em mais uma reunião dos Walker. O episódio fica mais interessante para o final, mas não deixa de apresentar aquela sensação de que poderia ser melhor. Sem contar que a Rachel Griffiths mal aparece, dando o ar de sua graça em apenas duas cenas.
Nota do episódio: 7.0

Lie To Me - 2x01 - The Core Of It

Uma mulher parece "ver" um assassinato.

Cal está lançando um livro, "Lies We Tell", e a tal mulher, Trishia, vai pedir um autógrafo - e ajuda, pois a polícia não acredita nela.

Como já era de se esperar, Gillian se separou do marido - e Cal lhe dá um presente (eu shipo!). Eles vão falar com Trishia e ela descreve a cena que teria visto. Gillian não dá a mínima para a moça e obriga Cal a ver o caso de um juiz. E ele dispensa o cara de uma maneira muito feita de vitória: "This is Ria Torres. She's gonna determine whether or not you're a lying son of a bitch". Adoro!

A ex esposa de Cal está para mudar de cidade e levar a filha (Gillian se separando, a ex se mudando... hum...).

Enquanto Cal está dispensando o juiz e falando com a ex, Trishia some. Ele vai então até o hotel (motel, chame como quiser o lugar que já oferece o quarto com a puta junto) que ela havia mencionado e descobre que o quarto está coberto de sangue. Ele fica lá em um quarto, deitado na cama, quando Trisha chega, (pouco) vestida para o trabalho, e não o reconhece. Fica claro que a mulher tem distúrbio de personalidade e ele a leva ao escritório.

Gillian está surpresa e aceita que pode ser um caso interessante. Cal vai entrevistar a moça, mas ela parece falar a verdade ao negar que tenha cometido assassinato.

Ria está cortando um dobrado com o juiz, que não confia nela e não faz o menor esforçao para colaborar.

Gillian hipnotiza Trisha, ou melhor, Jessie, sua outra personalidade e o legal é que ela fica pedindo para a moça trocar de personalidade. Quando ela é trazida de volta, uma nova personalidade se revela: Sophie (isso está parecendo "United States Of Tara"). Ela menciona um irmão e eles vão até ele saber o que houve com ela. E acabam descobrindo uma carteira escondida no assoalho (que descobrimos ser o lugar da visão de Trisha) que os levam a um cara que teria sido roubado por prostitutas (e Cal, delicado como sempre, diz à mulher que seu marido fez sexo sem proteção com prostitutas - adoro esse cara!). Eles descobrem também que existe uma quarta personalidade, de um homem, que pode ter cometido o assassinato.

Cal faz com que a tal personalidade masculina apareça, e propões que ele "compartilhe" as memórias do assassinato com Sophie e eles conseguem armar para pegar o verdadeiro assassino.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Trauma - 1x01 - Piloto

O episódio já começa com um casal de paramédicos que mal consegue disfarçar que dormiu junto na noite anterior.

Um cara está consertando a caixa de força de um prédio quando seu colega religa a energia e o cara recebe uma descarga elétrica e toda a equipe (que seria Nancy e Terry, Tyler, o irmão do Wolverine e Cameron, um pai de família) é deslocada para lá. Eles salvam o cara, mas o helicóptero que estava levando o paciente ao hospital bate em um outro e sete pessoas morrem.

Um ano depois, a paramédica que tinha um caso com seu colega (que morreu), acorda com a notícia, mas vai trabalhar.

O casamento de Cameron parece que não está indo nada bem. Ele tem um meio DR com a esposa, mas vai trabalhar.

Reuben, o piloto do helicóptero está de volta ao trabalho depois de um ano afastado.

E a partir daí a gente percebe que esse povo adora um exagero: engavetamentos, muita gente ferida, explosões, confusão no hospital.

Um menino é atingido na explosão e eles tentam levar o garoto para o hospital no helicóptero. Acontece que por causa do escesso de peso, não podem ir muito rápido e eles tem que fazer o início do salvamento lá dentro mesmo. Enquanto isso, Nancy faz a equipe tentar desesperadamente reanimar um cara que está para lá de morto.

Nancy não consegue aceitar a morte do cara, e isso a lembra da morte do namorado.

Reuben está muito louco, surtando, dirigindo que nem um louco, achando que é imortal. Até que arranca a porta do carro de um cara - e junto, seu dedo. E ele tem que prestar os primeiros socorroes para o homem e ouvir sua parceira lhe dar uma lição de moral sobre a vida e a morte.

Eu achei o episódio fraquíssimo, apesar de todos os efeitos e coisa e tal. Não foi uma daquelas series premiere que faz você ficar ansiosa pelo resto da história. Acho que não vinga.

Doctor Who 2005 - 3x00 - "The Runaway Bride"

O especial de Natal começa onde o último episódio da 2a temporada parou: Com uma mulher, vestida de noiva dentro do TARDIS, logo depois do Doutor ter-se despedido de Rose. Ambos estão atordoados com o fato, e a noiva, Donna Noble (guarde bem esse nome) exige que o seu "sequestrador" (o Doutor) a leve de volta à igreja de Chiswick, onde ela iria se casar. Mas o Doutor pousa perto da Oxford Street, o que eu acho que é longe.

Donna sai correndo do TARDIS atrás de um orelhão, para avisar a família, enquanto o Doutor divaga sobre o que aconteceu... E ele reconhece alguns Papais-Noel mascarados... Lembram do especial de Natal do ano anterior? Então. O Doutor consegue distraí-los usando a sua chave de fenda sônica num caixa eletrônico (que começa a cuspir dinheiro e gera uma grande confusão), e segue procurando Donna. Ela conseguiu pegar um táxi, mas o mesmo é controlado pelos Papais-Noel mascarados. O Doutor não tem outra opção a não ser voar com o TARDIS no meio da rodovia, e salvá-la.

doctor who runaway bride Pictures, Images and PhotosO revés obtido foi que o TARDIS precisava ficar parado por um tempo, para se recuperar do esforço. O Doutor dá a Donna um anel para que ela possa evitar aqueles andróides travestidos de Bom Velhinho, e começa a tentar descobrir o que aconteceu para ela ir parar no TARDIS. Ele descobre que ela trabalha numa seguradora, a H. C. Clements, onde ela conheceu o seu noivo, Lance Bennett, e a leva lá, para alívio de todos. A seguradora, na verdade, pertence ao Instituto Torchwood, e graças às fotografias tiradas, o Doutor (e nós) sabemos que ela foi transformada em partículas Huon, uma fonte de energia inexistente há bilhões de anos. Devido a isso, o anel não dá para escondê-las dos vilões, que chegam na sede da seguradora, onde tentam pegar Donna. O Doutor consegue desligá-los usando sua chave de fenda sônica e o sistema de som do prédio, e descobre quem os controla: Uma nave em forma de estrela que está sobre a Londres, mas ele perde o sinal.

O Doutor pede que Lance proteja Donna dentro da seguradora, e começa a pensar: Quem está controlando essa empresa, se Torchwood Um foi dissolvida na Batalha de Canary Wharf (final da 2a temporada)? Bem... Um andar secreto é encontrado, e os três acham um túnel longo que os levam até a Barreira do Tâmisa, que é uma grande estrutura para evitar inundações no centro de Londres. Lá, o Doutor encontra um laboratório onde as partículas Huon são produzidas e armazenadas em estado líquido, e ele percebe que Donna está saturada delas, e por causa da tensão do dia do casamento, elas se ativaram por si só. Ela finalmente foi parar no TARDIS por causa da fonte de partículas Huon da própria nave.

Continuando a exploração, um grande buraco é visto, e o Doutor descobre que foi cavado pela tecnologia laser que o Instituto Torchwood detém. E o dito cujo vai até o centro da Terra. Nisso, uma criatura meio-humanóide, meio-aranha surge. É um dos Racnoss, uma raça alienígena que era para ter sumido há alguns bilhões de anos (é, mas tem uma vivinha da silva ali). Essa daí, chamada de Imperatriz, coseu uma grande teia sobre o poço, com o corpo do dono da seguradora pendendo sobre o mesmo. Lance revela-se: Ele está trabalhando com a aranhona feiosa aí, e saturou Donna com partículas Huon, servindo-lhe café irradiado intencionalmente. Com isso ela se apaixonou por ele e topou se casar, apesar dele não gostar dela, achá-la uma estúpida. Quando o Doutor e Donna (com o coração partido) fogem para o TARDIS, a Imperatriz resolve usar o próprio Lance na sua experiência, entupindo-o de partículas Huon.

O Doutor volta no tempo com o TARDIS, e descobre o plano: No momento da formação do planeta Terra, uma nave dos Racnoss aloja-se no seu interior: O plano da Imperatriz é usar as partículas Huon para acordá-los e destruir a humanidade, fazendo da Terra seu novo lar. Na volta, Donna é capturada pela Imperatriz, o Doutor é detido e a idéia é jogá-la para os Racnoss que estão dentro do buraco, subindo e morrendo de fome. Enquanto isso, Londres é atacada pela nave da Imperatriz.

O Doutor ainda tenta uma última cartada, sem sucesso, de propor aos Racnoss uma migração para outro planeta, e deixar a Terra em paz. Ela recusa, e ele se apresenta: Ele é natural de Gallifrey, um dos Senhores do Tempo, que horroriza a Imperatriz, já que sua raça acusa o povo do Doutor de terem massacrado-os. Explosões ocorrem nas paredes, água do Rio Tâmisa começa a entrar no dique, enche o buraco, e mata os Racnoss afogados. A energia Huon da Imperatriz termina, ela foge para a sua nave, que é abatida pelo Exército inglês, sob comando do Primeiro-Ministro Harold Saxon (guarde bem esse nome). O Doutor estava com desejo de vingança, mas Donna consegue impedí-lo, e eles fogem no TARDIS.

Donna é devolvida à sua família, mas ela está desolada, tendo perdido o emprego e o noivo na mesma noite. Ela recusa um convite de ser companheira do Doutor, mas aconselha-o a procurar uma. Ele fala rapidamente sobre Rose, e some dentro do TARDIS.



O especial de Natal tem o papel de apresentar uma história auto-contida do Doutor, sem ligações imediatas com a cronologia "oficial" do nosso viajante do tempo favorito. Logo, você pode vê-la sem ter visto a série. Na minha opinião, esse é o especial de Natal mais fraco, por conta da história ser um pouco pobre. Esse papo dos Racnoss, de dominação mundial, é meio sem-graça, já vimos antes. Mas temos momentos curiosos, como o Rio Tâmisa ficar seco depois de ter toda a sua água usada para afogar os Racnoss no interior da Terra.

Algumas curiosidades são:
  • A cena inicial é a mesma do final da 2a temporada, mas foi refilmada por diferenças na iluminação.
  • Os robôs Papai Noel e as Árvores de Natal explosivas voltam nesse especial de Natal, mas pela primeira vez vemos eles sem máscara.
  • Essa é a primeira menção às partículas Huon, que é o elemento mais importante encontrado no Coração do TARDIS. O combustível, podemos dizer assim.
  • O Instituto Torchwood tinha uma base secreta embaixo da Barreira do Tâmisa, coisa que o Doutor já viu de monte: A base da Consciência Nestene, perto da roda-gigante (a London Eye), a base da UNIT debaixo da Torre de Londres no especial de Natal passado, os Cybermen na Estação de Energia de Battersea, e a sede de Torchwood Um no endereço 1 Canada Square, num arranha-céu famoso.
  • É a primeira citação ao mundo natal do Doutor, Gallifrey, na série nova.
  • Não é a primeira vez que Harold Saxon é citado na série. No episódio "Love and Monsters", o nome dele aparece no jornal que o Abzorbaloff está lendo. Na terceira temporada ele aparece mais, muito mais.
  • Usar a lâmpada do TARDIS para disparar uma descarga e fazer nevar... É a primeira vez na série.
  • A atriz, Catherine Tate (Donna Noble) é uma humorista famosa no Reino Unido, tendo um programa de entrevistas na televisão, e um outro programa, de esquetes. Ela recusou viajar com o Doutor no TARDIS, mas quem já viu tudo sabe que as coisas mudam.
  • O dinheiro que sai do caixa eletrônico é na verdade falso. São notas de 10 libras, que tem o rosto do Doutor estampado, e as frases "I promise to pay the bearer on demand the sum of ten satsumas" (eu prometo pagar ao portador a soma de 10 satsumas), e "No second chances — I'm that sort of a man" (Não há segunda chance - eu não sou desse tipo), que são citações ao especial de Natal anterior. As notas de 20 libras saíram com o rosto do produtor Phil Collinson, com a frase "There's no point being grown up if you can't be a little childish sometimes" (não há problemas em ser crescido se você pode ser um pouco infantil às vezes), frase do Quarto Doutor, Tom Baker, no episódio Robot (12a temporada).
Quanto ao episódio... É interessante, mas eu acho a história ainda um pouco pobre. A Donna é engraçada, daquele jeito irritadiço e briguento. O Lance é insípido, o Doutor está bom como sempre, e a Imperatriz dos Racnoss... Argh. Dá para o gasto.

Daqui por diante... Terceira temporada. Allons-y!

THE OFFICE 2x22 - Casino Night

E o grande season finale vem no melhor estilo possível: uma noite de cassino no armazém da empresa. Tudo para caridade, claro - o que nada mais é do que uma desculpa para beber e se divertir. Um pouco frustrado pela provável ausência de Jan, Michael acaba tendo a oportunidade de convidar Carol, a corretora que lhe vendeu a casa - e que apareceu rapidamente no episódio anterior. O que ele não conta é a súbita mudança de ideia de sua chefe, e se encontra num 'encontro-duplo-armadilha".

Embora ainda tenhamos algumas cenas interessantes em escritório (como a chegada de Dwight pela manhã e a reunião de Michael com Darryl do armazém), a diversão literalmente começa no cassino. Novamente, temos pequenas oportunidades para pequenas (porém bem trabalhadas) piadas com quase todos os membros. Mas o grande destaque da noite é para Michael e o tenso encontro entre suas duaspsedo-pretendentes (e Michael mais uma vez mostra o tipo de sujeito que é), e principalmente Pam e Jim.

Seria injusto com vocês contar todos os pormenores, mas basta dizer que, com a ainda secreta transferência de Jim para Stanford e a pressão de Jan sobre isso, ele chega uma decisão. E o escritório obviamente se torna o palco da maior dasconsequências.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bones - 2x04 - The Blonde in the Game

Curiosidade: Esse episódio foi dirigido por Bryan Spicer, diretor do filme dos Power Rangers!

Bones é chamada por causa de um cachorro que encontrou um osso. Na verdade, o osso de um braço (com a mão e tudo). Booth tenta pegar o osso do cachorro, mas não consegue. Cabe à Bones tirar o cãozinho do lugar para chegar perto do corpo (e ela diz que, se tivese um animal de estimação, seria um porco. Muito Bones!).

No laboratório, os indícios da morte levam a crer que e mulher tenha sido mais uma vítima de Howard Epps (serial killer que já apareceu no 1x07, naquele episódio que Bones e Booth o impedem de ser executado).

Angela chega toda animadinha e Hodgins a cumprimenta todo alegrinho (eu shipo!).

Booth vai interrogar o cara. E a gente, mais uma vez, percebe o porque de Bones ter quebrado o braço dele. Ele começa a jogar com Booth e diz que a resposta para o que Booth procura está bem na frente deles e só falará na presença de Bones.

Bones descobre que um dos ossos dos restos não pertence ao corpo e vão falar com o cara, que continua não colaborando muito, falando em códigos e provocando Bones de todas as maneiras.

Hodgins e Bones conseguem decifrar uma das charadas de Epps e colocam o pedacinho do osso que não percence ao corpo em contato com amônia, o que revela uma marca. Hodgins começa a viajar, achando que ele faz parte de algum tipo de conspiração, blá blá blá e Zack diz que o tal símbolo é o símbolo de uma mina. E lá vão eles procurar mais um corpo em uma mina, possivelmente perto de uma cruz de pedras.

Lá está o corpo, mas que parece não ter mais de uma semana. Como Epps está preso há sete anos, alguém está cometendo os crimes para ele.

As suspeitas começam a cair sobre a esposa de Epps, Caroline, e Booth vai interrogá-la. Ela parece confusa e diz que o marido é inocente.

 Camille encontra uma medalha de Sta Agnes junto à vítima. Bones a guarda e Booth identifica cono sendo de um colégio de freiras. Ele vai até lá falar com uma das freiras, que identifica a medalha como sendo de uma das meninas que está sumida há três dias.

Vasculhando os registros e Epps é descoberto que ele recebeu seis cartas de uma pessoa de um determinado endereço. Booth e Bones vão até lá, mas descobrem que o tal endereço corresponde a um terreno baldio.

Bones está desesperada, pois percebe que Epps está no controle e Angela vai aconselha-lá, dizer que ele está agindo como um namorado e que ela deve dar um jeoito de assumir o controle da relação (adoro os conselhos de Angela).

Angela então é mandada para conversar com Caroline e ver o que consegue descobrir. Ela descobre que a mulher entregou uma mensagem em uma caixa de correio. Porém, quando Booth vai até o lugar, descobre que o dono da caixa de correio é paralítico.

Eles parecem ter voltado à estaca zero. Mas acabm descobrindo que o culpado pode ser o carteiro , que passa por pontos específicos em sua rota. E, olha só que surpresa! O carteiro é o dono daquele cachorro que encontrou o corpo no começo do episódio. E lá vão Booth e Bones atrás do cara (e Booth ameaçando o cachorro com a arma chega até a ser engraçado!). Nada do cara, mas eles não desistem. Graças a Hodgins eles descobrem onde a garota pode estar - e com vida.

PUSHING DAISIES 2x10 - The Norwegians

A série terminou há quase um ano e ainda estamos resenhando-a a passos de formiga..calma que a gente logo termina.

Ainda nos tempos de colégio interno, Ned ressuscita um caçador para tentar encontrar seu assassino e acaba sendo acusado do crime. Mas peraí...como mandam CRIANÇAS pra prisão?

Voltando ao presente, Ned e Chuck têm que lidar com o sumiço de Charles Charles - para não citar o de Dwight Dixon, que já começa a despertar as suspeitas de Vivian. Sem conseguir ajuda de Cod, a solitária nadadora recorre a um trio de detetives noruegueses - ninguém menos do que "versões bizarras" de Ned, Cod e Chuck - para tentar encontrar seu amado.

Tentando deter a investigação do trio nórdico e evitar que Charles Charles revele o segredo de Ned ao mundo, os três detetives recorrer à ajuda de Olive - que exige que eles decidam de uma vez por todas se ela faz ou não parte da equipe - para convencer as tias a cancelar a investigação.

Infelizmente, ela não só não ajuda como atrapalha um bocado, e ainda se une aos noruegueses. Afinal, por mais que gostem dela, Ned e companhia escondem segredos demais para o gosto da baixinha. Tanto que, resolvido tudo, Ned toma uma difícil decisão.

Ainda temos Charles Charles buscando sua redenção, um álibi precisamente fabricado e a possibilidade de um Ned mais velho ser o narrador da história. E ainda temos uma pista-chave no apartamento 42 de um hotel!

PSYCH 3x6 - There Might Be Blood

O inspetor de uma plataforma de petróleo sofre um acidente, e uma dica anônima faz a chefe Vick suspeitar de assassinato. Contra a jurisdição da guarda costeira, a chefe leva Shawn e Gus para investigarem...até topar com sua irmã, a chefe da guarda costeira.

As duas disputam o direito de ter a ajuda do vidente - ainda que para dispensá-los logo em seguida, só para poder dizer "ele ME ajudou". Rivalidade de irmãs, sabem como é...

Deixando a rixa familiar de lado, os dois detetives resolvem investigar por conta própria e descobrem que a obsessão do inspetor por segurança o tornou a pessoa mais odiada da plataforma - e que tudo isso começou com uma série de e-mails ameaçadores. Enquanto Lassiter tenta a todo custo impressionar a comandante, Shawn descobre que um recente desaparecimento está diretamente relacionado ao caso. Tendo conseguido juntar as jurisdições de terra e mar - e, mais importante, resolvido a intriga entre irmãs - o vidente de araque terá que inesperadamente usar seu charme (!) para resolver o caso.

SAMANTHA WHO? 2x13 - The Debt

"- Sam, não tem jeito de você conseguir US$ 50 mil vendendo sua lingerie.
- Pelo menos não sem estar comigo dentro."


Frustrada por não ter chegado a lugar nenhum depois de sair da firma, Samantha resolve terminar a sociedade com sua mãe...que a convence a viajar para Las Vegas em busca de motivação. O problema é que as mulheres da família Newly têm sérios problemas com jogo, o que faz com que mãe e filha arranjem grandes dívidas num cassino.

As coisas parecem ter se resolvido quando o ricaço Winston Funk, ex-chefe de Sam, se oferece para pagar a dívida. Mas quando ela descobre que tudo era uma trama do cara para reconquistá-la, a moça resolve dar o troco de forma no mínimo criativa.

Enquanto isso, Andrea tenta provar à imprensa que é uma garota bacana...e, depois de pedir um autógrafo a seu amado Tony Dane para ajudar Dena, acaba sendo convidada para a formatura de um escoteiro. Sério.

FLASHPOINT 2x3 - Clean Hands

Enquanto a equipe da SRU planeja o trote a ser aplicado em Donna (por que cargas d'águia acham que isso ajuda as pessoas a se enturmarem?!), um assassino de mulheres será transferido entre instituições. Um plano é traçado para entregar o criminoso à equipe do sargento Parker sem passar pela inevitável multidão enfurecida - aliás, incrível como as informações mais confidenciais SEMPRE vazam...

O pai de uma das vítimas, um veterano do Iraque, arma um esquema para encontrar o bandido no aeroporto e acertar as coisas por conta própria. Não demora para ele entrar em choque com a equipe de escolta, e tomar Sam como refém. O cara exige que o assassino seja entregue a ele, e sua experiência militar se torna uma grande fonte de preocupação para a equipe.

Bacana que usaram bem o Wordy neste episódio, depois de sei lá quanto tempo como coadjuvante-pano de fundo. E ainda temos um chefe de segurança incompetente, uma conversa entre veteranos de guerra e departamentos diferentes milagrosamente trabalhando bem juntos. E quem diria que o Ed tem medo de gatos?...

E o final ainda tem PLOT TWIST QUÁDRUPLO PASSANDO PELO ARCO EM CHAMAS!