domingo, 31 de agosto de 2008

SOBRE OS MEGAWEEKENDS

Bomo vocês puderam notar, tivemos problemas com a publicação do MegaWeekend. Por isso, peço desculpas, e digo que voltamos com a programação do MW na próxima sexta, 05/09. Preparem-se.

Enquanto isso, eu dou as boas-vindas às novas faces do Fala Série que não se apresentaram ainda: Isabela Cabral, Mateus Pannebecker, Luiz Sussi, Paula Vianna, Simone Miletic e Tatiana Mentzingen. Sejam bem-vindos, viciados em seriados!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

DILBERT 1x3 - The Competition

Um possível vazamento de informações dentro da emrpesa onde Dilbert trabalha faz com que o acéfaldo chefe de cabelo pontudo contrate Dogbert (que muito provavelmente é o culpado pelo vazamento) como consultor de segurança. O sarcástico cachorro chega impondo medidas absurdas, como impressões em papel comestível e arame farpado nas baias.

Para complicar, Dilbert é acusado de esíonagem industrial e demitido. Por indicação de Dogbert, o cara é contratado pela concorrente - uma empresa em que todos trabalham tranquilos, sem qualquer tipo de tensão ou formulários inúteis. Quem diria que o cara sentiria falta da burocracia e das equipes de marketing idiotas?

JUSTICE LEAGUE 2X4 – Tabula Rasa (part 2)

Amazo acumula os poderes de Super-Homem, Mulher-Maravilha, Mulher-Gavião, Lanterna Verde e Flash. E está vindo com tudo pra cima dos heróis. Alguém ligue pro Batman!

(No momento em que o Batman chega. O morcegão tem um plano – ei, ele é o Batman, ele sempre tem um plano. Mas acho que nesse caso seria bom ele ter pelo menos dois, já que Amazo pode se adaptar às adversidades.)

E J'onn J'onzz questiona se fez a escolha certa ao adotar a Terra como seu novo lar. A humanidade parece tão pequena...tão vazia...porque lutar por ela, afinal? Felizmente, a mobilização popular para encontrar uma garotinha desaparecida ajuda o marciano a recuperar a fé em nós – e, claro, ele chega bem a tempo de salvar a pátria.

THE WEST WING 2x5 - And It's Surely to Their Credit

Seu chefe acha que contratá-la foi o primeiro passo de uma conspiração contra ele, e aparece no Salão Oval berrando impropérios com um bastão de críquete nas mãos. Seus colegas de trabalho a detestam. Seu escritório fica na central de distribuição da caldeira da Casa Branca. É, Ainsley, e eu achava que o meu primeiro dia no trabalho tinha sido ruim...

Já Josh não tem problemas com o chefe ou os colegas, mas com seu plano de saúde. Explorando as brechas do contrato, seu plano de saúde se recusa a cobrir as despesas da operação à qual o cara foi submetido poucos episódios atrás. Tentando descobrir um meio de exigir o pagament, Sam apresenta ao amigo a possibilidade de processar grupos de direita como a Ku Klux Klan - afinal, graças às investigações exigidas por Toby o governo tem acesso às listas de membros e atas de reuniões de todas elas. Mas, ainda que esses caras sejam um bando de cretinos, isso seria correto?

Provando que um dia ruim sempre pode ficar pior, Ainsley é mandada para resolver uma pendenga com dois assessores republicanos e, claro, as coisas terminam mal. Para sorte da moça, Sam parte em sua defesa, numa cena ótima.

SAM AND MAX: FREELANCE POLICE 1x23 - The Final Episode

Para tristeza deste escriba, chegam ao fim as aventuras animadas da Polícia Freelance. Se isso serve de consolo, a série termina em grande estilo: os heróis surgem amarrados a uma bomba nuclear, e todos os vilões que a dupla enfrentou nos episódios anteriores marcam presença, de Mack Salmon a Lactose, o Intolerante.

Os caras maus se uniram num plano definitivo para eliminar Sam e Max: jogar a bomba à qual a dupla está amarrada dentro de um vulcão ativo. E não, Max, vocês não podem deixar que seus dublês façam essa cena. Será o fim da linha para a Polícia Freelance?

Enquanto não vemos como as coisas acabam, flashbacks (quer coisa melhor para reduzir custos?) nos mostram como elas começaram. Vemos os dois detetives ainda na escola, enfrentando uma bactéria gigante, perseguindo um psicopata dentro de um avião...e ainda descobrimos como a dupla conheceu Lorne (The friend for liiiiiiiiiife...) e Geek.

Pena que a contenção de gastos não fique só na piada: além das cenas reaproveitadas, a maioria dos vilões não tem nenhuma fala. Mesmo assim, a série termina de forma bem divertida.

HITCHHIKER'S GUIDE TO THE GALAXY 1x5 - Episode Five

Os dois últimos episódios da série contam a história do segundo livro da série, O Restaurante no fim do Universo. Isso porque a série de TV adapta o original do rádio, em que as duas histórias formavama uma só.

Atingidos por uma explosão, nossos heróis vão parar num lugar que pode ou não ser o Paraíso. Alguns minutos de desorientação se seguem até que descubramos que não se trata do céu, mas sim do Milliways - o tal restaurante no fim do Universo, construído sobre as ruínas de Magrathea (isso foi sutilmente modificado nos livros, que têm algumas cenas a mais entre a fuga e a chegada ao restaurante)

Curioso como, tanto para a versão da TV quanto para o Guia em quadrinhos, o mestre de cerimônias do Milliways me faz lembrar do Coringa.

A existência do restaurante viola mais princípios científicos do que conseguimos contar, mas quanto essa violação representa se você já fez seis coisas impossíveis hoje? O grupo aproveita para encher seus estômagos depois da perseguição em Magrathea, sendo convidado a se servir de um animal que quer ser comido, Ford arranja confusão com o guarda-costas de um amigo morto (que mesmo morto mexe os braços...seriam espasmos?) e todos acabam indo parar numa nave completamente preta que se dirige para o coração de um sol explodindo.

E ainda temos algumas informações muitíssimo úteis para ajudar todos a viverem no Universo, além da minha piada favorita da série logo no começo do episódio. E de um guia das zonas erógenas da famosa prostituta de três seios Eccentrica Gallumbits, que começam a vinte quilômetros de seu corpo.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

BROTHERS & SISTERS 1X1 - Pilot e 1X2 - An Act Of Will

O episódio piloto de Brothers & Sisters não consegue cativar - a sua estrutura é convencional, os dramas são batidos e não temos sequer um momento mais interessante. Contudo, o que existe de aproveitável no começo dessa série vencedora do Emmy (Melhor atriz em série dramática para Sally Field por essa primeira temporada, no episódio Mistakes Were Made - Part 1) é o seu elenco. Os resultados individuais não se mostram mais fortes que o do grupo como um todo, mas ainda assim cada um dos atores tem ao menos simpatia para conduzirem seus personagens.

Já no segundo capítulo, An Act Of Will, podemos conhecer melhor cada membro da família Walker; em especial o esforço maternal de Sarah (Rachel Griffiths, de Six Feet Under e indicada ao Emmy por essa primeira temporada, no episódio Bad News) e os problemas do caçula Justin (Dave Annable). Com boas canções embalando o episódio, a série vai se revelando pouco profunda e original, mas muito simpática e agradável em sua estrutura.

Pilot: 7.0
An Act Of Will: 7.5

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

THE BIG BANG THEORY 1x3 - The Fuzzy Boots Corollary

Leonard não desiste de Penny. Ao vê-la aos beijos com outro homem no corredor, ele fica deprimido.

Conhecemos Leslie Winkle, colega de trabalho de Leonard, com quem ele tenta uma aproximação, para esquecer Penny. Mesmo sendo tão nerd quanto ele, as coisas não vão muito bem com Leslie. A cena é hilária.

Leonard consegue finalmente tomar coragem e convidar Penny para sair. Ela nem mesmo entende que aquilo deveria ser um encontro...

É o terceiro episódio, e já é a segunda camisa do Flash que Sheldon usa. E a propósito, seria ele um robô? Hahaha!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

DILBERT 1x2 - The Prototype

Tentando ter idéias para um novo produto, Dilbert decide imitar Albert Einstein e pensar na banheira. Só esqueceram de avisá-lo que o velho Albert costuma deitar vestido na banheira vazia...

No escritório, uma enigmática e sedutora engenheira sueca assusta a todos com a possibilidade de criar um protótipo antes da equipe do protagonista, usando da sedução para recrutar o máximo possível de engenheiros para sua equipe. A moça chega até a sair com Dilbert para tentar roubar suas idéias - o que poderia funcionar melhor se ele já tivesse pensado em alguma.

Destaque para a primeira aparição animada do genial e filosófico lixeiro, um dos melhores personagens da série.

HITCHHIKER'S GUIDE TO THE GALAXY 1x4 - Episode Four

Então quer dizer que a Terra é um megacomputador orgânico, projetado para calcular a resposta definitiva para a vida, o Universo e tudo o mais. Tudo bem. Eu posso viver com isso. Mas não sei se agüento viver num planeta encomendado e pago por ratos...

Slartibartfast continua revelando a Arthur a verdade sobre a construção da Terra, contando a história da raça de seres pandimensionais hiperinteligentes que tentavam desvendar o sentido da vida. A fim de encerrarem com as dúvidas que consumiam tanto tempo, estes seres construíram um megacomputador chamado Pensador Profundo e encarregaram-no de responder ao maior mistério da existência.

Depois de provocar a revolta dos filósofos - afinal, como eles poderão especular sobre os enigmas da existência se o Pensador esclarecer todos eles? - pensadores e cientistas chegam a um meio-termo agradável para ambos. Sete milhões e meio de anos depois, o Pensador traz uma resposta que entrou para os anais da cultura pop.

Adorei a cena da guerra estelar mostrada como uma partida de videogame - se num programa criado hoje isso já seria genial, imagine em 1983...

E eu gostaria de dizer que, assim como todo mundo no Universo, eu também tenho paranóia perfeitamente normal.

TELA CLASS 2x3 - As Aventuras dos Sem-Terra na Terra do Tio Sam

Colonos americanos falando de invadir terrenos e construções ilegais? Índios falando gíria? Um cara que foi do Brasil aos EUA andando? Só pode ser mais um episódio de Tela Class!

A história se desenvolve em torno da improvável disputa territorial entre sem-terras e apaches, com direito a hino nacional (do Brasil, e cantado errado) quando a bandeira americana surge na tela. Hilário.

Depois de uma seqüência de atrações mais ou menos, Tela Class volta aos seus melhores momentos neste episódio. Todas as bobagens que fizeram a fama da série estão bem representadas aqui: muitas tiradas antológicas, uma história surreal e, claro, frases que entrarão para os anais do trash.
Um bom exemplo do último caso é o momento em que o chefe dos apaches, descartando a idéia de chamar reforços, dispara: "Ele é pouca m... pra mim. Eu porro ele fácil!" Só não foi a melhor do episódio por causa das piadas com o Jonas Bloch, e da insólita piada da flecha...

SAM AND MAX: FREELANCE POLICE 1x22 - Fools Die on Friday

Chamada para investigar problemas nos céus da Suíça, a Polícia Freelance parte em seu monomotor para enfrentar um maluco que raptou um vôo (de zepelim, mas vôo) comercial com destino a Nova York.

Assustadoramente parecido com a vida real, né? Isso fez com que este episódio fosse excluído das reprises na TV americana e até mesmo do extinto canal de TV do site GameTap. Mas, enfim...não cabe a nós comentar a reação tardia provocada pela exibição de um desenho animado.

Chegando ao dirigível, Sam e Max descobrem que o raptor é ninguém menos do que Lorne, seu amalucado fã número um.

(The Friend for Liiiiiiiiiiife...agora sim, voltamos às nossas atividades normais.)

Lorne afirma estar sob influência de uma mente criminosa desconhecida, que ordenou que ele raptasse o dirigível. Enquanto o cara luta para se libertar do controle mental, Sam e Max evacuam o zepelim - provocando pânico e histeria durante no processo, claro.

E, agora sim, temos a antológica cena do avião. Além disso, eu tenho quase certeza de que vi o Pernalonga e o Lucky Luke na cena da roda gigante...

THE WEST WING 2x4 - In This White House

"I won't get fooled again..."

Depois de Robert David Hall e Jorja Fox, mais uma atriz que viria a participar de
CSI aparece neste episódio: Emily Procter, que anos depois se tornaria a Calleigh Duquesne de CSI: Miami.

Emily interpreta a republicana Ainsley Hayes, que destrói Sam num debate na TV. Depois de assistir ao programa, o presidente Bartlet pede a seus assessores a contratação da moça. Leo acha que é piada, mas logo fica claro que Bartlet está falando sério

Incrível como ninguém consegue acreditar que Bartlet contrata a moça simplesmente por gostar do trabalho dela - todo mundo cisma que existe uma provocação implícita. É, não é só no Brasil que ninguém consegue deixar as diferenças políticas para trás em prol do país...

Enquanto isso, o governante de um país africano tenta negociar melhores preços para remédios contra AIDS, doença que cresce a taxas assustadores em seu país - ou, como ele próprio sintetiza, "vim em busca de um milagre".

JUSTICE LEAGUE 2X3 – Tabula Rasa (part 1)

Segundo a equipe de produção da série da Liga, uma das poucas mudanças neste segundo ano foi a presença de mais inimigos tradicionais dos quadrinhos. Depois de Darkseid, o andróide Amazo é o inimigo da vez – juntamente com o quase onipresente Lex Luthor, que encontra o robozão ao buscar um meio de consertar a armadura que o mantém vivo.

Claro que um manipulador profissional como Luthor não perde a chance de jogar Amazo (que curiosamente não é chamado de Amazo, sendo tratado apenas como "andróide") contra a Liga. Com sua capacidade de imitar as habilidades de qualquer meta-humano, Amazo dá um suadouro tremendo nos heróis.

Tentando usar sua telepatia para encontrar Lex, J'onn J'onzz acaba com os pensamentos de Metrópolis inteira ecoando em sua mente, forçando-o a se afastar para tentar colocar a cabeça no lugar.

E só uma coisinha forçada: depois de ter a armadura danificada, Luthor praticamente se arrasta até a sede da LexCorp. Discutindo com sua secretária e assessora Mercy, a quem ele entregou o comando da companhia, o vilão se surpreende ao ver que a armadura ainda tem um mínimo de energia – e vai embora voando, que pelo pouco de mecânica que eu conheço seria a função que mais consome energia. Escorregada feia essa...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

THE BIG BANG THEORY 1x2 - The Big Bran Hypothesis

Neste episódio, as coisas ocorrem ao redor da loucura de Sheldon.

Leonard se voluntaria para uma tarefa, ajudando Penny, na tentativa de causar boa impressão. E ainda conta com a ajuda de Sheldon. Só que a “missão” envolve força física, então, já podem imaginar...

Mais tarde, Sheldon vai à casa de Penny e se depara com uma enorme bagunça. Obsessivo como é, não consegue tirar de sua cabeça a idéia de arrumar tudo aquilo. Colocando seu plano em execução no meio da noite, ele ainda envolve Leonard. Quando Penny descobre que invadiram seu apartamento enquanto ela dormia, sobra para o seu admirador.

Destaque para o lightsaber de Leonard, usado como lanterna. E também para a explicação de Sheldon, baseada na física, sobre a cena em que Lois Lane cai de um helicóptero e Superman a pega no ar, no filme do mesmo.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

SAM AND MAX: FREELANCE POLICE 1X21 – Little Bigfoot

Em suas excursões pelos recantos mais bizarros dos EUA, Sam e Max acabam encontrando um jovem pé-grande...trabalhando como garçom num restaurante de beira de estrada.

No afã de libertar a pequena aberração, a dupla entra em uma confusão atrás da outra, incluindo Sam disfarçado de pé-grande e um grupo de adoradores destas lendárias criaturas.

E a cena do avião é antológica. Desculpem, confundi os episódios...

DILBERT 1x1 - The Name

Estréia no Fala Série! (Cara, eu adoro estréias.) Sucesso nos quadrinhos, Dilbert ganha uma versão animada ainda mais maluca do que as tiras criadas por Scott Adams.

No episódio de estréia, Dilbert é encarregado de um novo projeto para o qual ninguém consegue escolher um nome. Aliás, como escolher se ninguém sabe sequer qual será o produto? Como se não bastasse a tarefa hercúlea, o cara ainda é assombrado por pesadelos em que se transforma num homem-galinha.

Tudo o que fez a fama de Dilbert está aqui: as decisões absurdas, os projetos que não levam a lugar nenhum, os departamentos que não se entendem, o gerente pateta...mas aqui vemos a mãe do protagonista, que não costuma aparecer nas HQs, e sua hilária dança da vitória. Só perde para a reunião em que o nome é finalmente decidido. (Ainda que continuem não sabendo qual é o produto.)

E a abertura da série, mesclando Teoria da Evolução e perseguições no escritório, é brilhante.

TELA CLASS 2X2 – Operação Dragão Fumeta

Além das doses cavalares de palavrões, uma coisa que é muito criticada no Hermes & Renato é a repetição de piadas.

Isso fica claro neste episódio, em que um policial que fuma mais do que uma chaminé tenta resgatar um garoto seqüestrado. E o cara pega pesado na nicotina: ele acende tantos cigarros nos 20 minutos deste episódio que suas baforadas têm até música-tema...

Pena que essa seja a única piada realmente boa do filme todo.

JUSTICE LEAGUE 2X2 – Twilight (part 2)

Então quer dizer que Darkseid e Brainiac estavam mancomunados o tempo todo?! Filhos da mãe! Mas também, o que esperar dos vilões?

Este episódio é interessantíssimo sobretudo por mostrar o Super-Homem irritado (escoteiro é os coletes da velha!) lutando com tudo contra Darkseid. Este episódio duplo bem poderia ser usado como resposta a quem não gosta do Azulão por considera-lo "muito bonzinho"...o último diálogo com Batman que o diga.

THE WEST WING 2X3 – The Midterms

Depois da cirurgia e da previsível demora na recuperação, Josh teria que ficar meses fora do trabalho. Mas claro que não dá pra passar uma temporada inteira sem o personagem que, para muitos, é o mais importante da série. A solução? Criar um episódio que abrangesse esse longo período, claro – e, como a campanha para o Congresso dura meses mas não é fundamentalmente importante pro andamento da série, encontramos a solução perfeita.

Enquanto a Casa Branca pensa em quem apoiar em cada Estado, vemos Toby ainda mais irado que de costume – se ele já é radical e mal-humorado sem motivo, imaginem depois de um atentado...O cara passa o episódio inteiro tentando convencer o presidente, o FBI e quem mais parar para ouví-lo a investigar grupos de extrema direita. Nem Sam dizendo que esse é o preço da democracia – as pessoas têm direito a uma opinião, mesmo que ela seja nojenta – consegue acalmar o senhor Ziegler.

Mas nada supera o problema que o coitado do Sam enfrenta neste episódio. Depois de convencer um ex-colega de faculdade a concorrer ao Congresso, ele é forçado a retirar o apoio devido a certas ações tendenciosas no passado do candidato – nada que evidencie racismo, mas o suficiente para condená-lo no tribunal da opinião pública.

Ainda vemos Jed Bartlet usando a Bíblia para contra-atacar uma radialista ultraconservadora que fala do homossexualismo como "abominação", Sam mostrando que trabalhar num prédio histórico não necessariamente faz de você um especialista na história dele...e o mais bizarro nisso tudo é que quando o episódio termina a Câmara fica na mesma.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

MEGA WEEKEND #1

Começou o MEGAWEEKEND Fala Série!

Confira os posts:
Lost - 1x1, 1x2 e 1x3
Heroes - 1x1, 1x2 e 1x3
Simpsons - 1x1, 1x2 e 1x3
House - 1x1 e 1x2
Friends - 1x1 e 1x2
Wonder Years - 1x1 e 1x2
X-Men Evolution - 1x1 e 1x2
CSI - 1x1
Studio 60 on the Sunset Strip - 1x1
24 - 1x1
The OC - 1x1

CSI 1x1 - Pilot

Uma equipe de peritos forenses que investiga crimes com suas técnicas.
Mas aparece uma novata, Holly Gribbs, e ninguém da equipe dá a mínima atenção para a moça.
O engraçado é que, aqui, a maioria dos peritos não se bica, olha feio... Bem longe da atualidade.
O que começou a transformar CSI em uma grande série é simplesmente Holly Gribbs sendo atingida é lembrada que todos somos vulneráveis.

STUDIO 60 ON THE SUNSET STRIP 1x1 - Pilot

Studio 60 on the Sunset Strip foi a mais recente investida de Aaron Sorkin, criador de The West Wing. Na série, um programa de humor homônimo perde seu criador após ele perder a cabeça com tanta burocracia e falta de audiência.
Com isso, são chamados para voltar Danny (Bradley Withford, de West Wing) e Matt (Matthew Perry, de Friends). Os dois, que foram produtores no passado, foram demitidos e agora se mostram como a grande solução para o show.
Desde o piloto as assinaturas de Sorkin aparecem: textos inteligentíssimos e muito rápidos, cenas sem cortes de câmera e personagens que, mesmo sem falar muito de si mesmos, demonstram terem sido bem construídos. Tanto que Matthew Perry foi o último dos Friends a voltar para a televisão (Jennifer Aniston não conta porque disse que não pretende largar o cinema).
No piloto houve uma preocupação em apresentar cada personagem, com seus nomes e apelidos (como The Big Three, para os três principais atores do show - aliás, esse apelido nunca mais foi usado...). Amanda Peet, como sempre, bela e competente. Mas seu personagem é melhor apresentado depois.

THE OC 1x1 - Premiere

Sem futuro.
Sem dinheiro.
Sem família.
É assim que Ryan Atwood vê que está sua vida, depois que deixa a cadeia por ter ajudado o irmão a roubar um carro, mas sua mãe o expulsa de casa.
Todos nós gostaríamos de ter um Sandy Cohen em nossas vidas.
Sandy leva Ryan a Orange County, lugar que deixa Alphavile no chinelo, para a casa de sua família.
Brigas em festa, amigas perdendo o controle da bebida, dinheiro correndo solto.
É, eu também estranharia.

24 1x1 - 12:00 a.m.-1:00 a.m.

Alguém aqui AINDA não conhece Jack Bauer?
Enfim.
Tudo começa calmo quando a UCT descobre que estão querendo matar o senador David Palmer, primeiro negro com chances de ser eleito presidente.
Com isso, Jack recruta sua equipe para conseguir mais informações, mas ninguém gosta muito dele ser o diretor, o manda-chuva.
Kim, filha de Jack, foge de casa pra dar uns amassos (a amiga dá muito mais em uma cama), mas acaba se vendo sem conseguir voltar pra casa.
Se alguém traçar um paralelo entre o mote e Barack Obama, não digo nada. COincidências são coincidências.
E, claro, temos a sexy killer Mandy explodindo um avião depois de transar com um fotógrafo e lhe roubar um documento.

X-MEN EVOLUTION 1x2 - The X-Impulse

Xavier localiza uma moça com poder de intangibilidade: Kitty Pryde. Avalanche também a descobre, e quer convencê-la que o poder dela serve para coisas como roubar provas.
Todos os episódios trabalham com isso de bem e mal, bom e ruim, bla bla bla, mas esse pelo menos cria um laço entre os dois novos mutantes que fica interessante.
Tirando isso, acho a Kitty mal feita, mal animada, e com uma voz que chega a me irritar, dependendo da frase.

X-MEN EVOLUTION 1x1 - Strategy X

Os X-Men ganham uma nova versão nesse desenho, que busca mostrar os heróis ainda adolescentes.
Logo no primeiro episódio, vemos a Mansão Xavier já funcionando a todo vapor, com Ciclope, Jean e Tempestade operando com o Professor Xavier, e a chegada do alemão Noturno (que perde o sotaque rapdidinho na série).
O problema é que, do outro lado, temos a Irmandade, além de Duncan, chefe dos jogadores de futebol americano que adora implicar com Ciclope e namora Jean.
Esse episódio não leva a lugar algum, mas introduz bem os personagens.

THE WONDER YEARS 1x2 - Swingers

Acontece o funeral de Brian, e Kevin só pensa em Winnie.
As aulas começam, e rola uma aula de educação sexual. Na sua sexta série, aposto que era igual: rolam as imagens científicas e as meninas ficam vermelhas e os meninos dão risadinhas, como se dissessem "disso eu entendo".
Claro que não entendem, mas enfim.
Mas aí Kevin e seu melhor amigo Paul decidem roubar o livro Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo (E tinha Medo de Perguntar).
O livro, escrito por David Reuben, é um dos primeiro e mais influentes livros sobre educação sexual já vistos.

THE WONDER YEARS 1x1 - Pilot: The Wonder Years

"Whaaaaaaaaaaaat would you dooooooooo if I sang ooout of tuuuune?"

Com essa frase, cantada por Joe Cocker e de autoria dos Beatles, começa um dos melhores seriados de todos os tempos.
Kevin Arnold (Fred Savage) é um garoto comum, como todo garoto no colegial, que tem o irmão mais velho chato, a irmã rebelde, os pais conservadores, e aquela menina de que se conta.
Poderia ser eu. Ou você.
É verão, época de férias, e Kevin tenta se declarar para sua amiga de longa data, Winnie.
Aí vem a realidade: Brian, irmão de Winnie, é morto no Vietnã. Chorando, Winnie dá um beijo em Kevin no bosque. Um beijo de amor, de busca por um espaço de conforto, sem problemas.
E assim começa uma saga.

FRIENDS 1x2 - The One with the Sonogram at the End

Rachel consegue um emprego no café onde os amigos ficam - genialmente batizado de Central Perk.
Mas Ross, o melancólico do grupo, ganha o foco.
Imagine você vendo seu casamento terminar... porque sua mulher descobre que é lésbica, e arranja uma namorada.
E pior: ela está grávida.
(Claro que o filho é seu.)
Confusão pior impossível? David Schwimmer mostra porque consegue transitar tão bem entre o humor e o drama.

FRIENDS 1x1 - The Pilot

Um grupo de pessoas que, ligadas, se conhecem por acaso e ficam amigas.
Esse é o real começo de Friends.
Rachel abandonou o noivo no altar e procura sua amiga de colégio Monica, que decide abrigá-la. Ross, irmão da Monica, precisa lidar com sua ex-esposa ter virado lésbica, e ainda tem os amigos Chandler, Joey e Phoebe.
O destaque, claro, fica com Rachel, que muda radicalmente de vida e precisa se adaptar ao novo.

HOUSE 1x2 - Paternity

O grande problema de House é lidar com pessoas que não o seguem ao pé da letra, e aqui temos isso.
House é genial, mas é tão cretino que é difícil crer que ele realmente está dizendo a verdade, que acredita no que diz.
O caso, envolvendo um garoto de 16 anos, só é interessante por causa do lacrosse, que ele pratica.

HOUSE 1x1 - Pilot

Uma linda professora pré-escolar (interpretada por Robin Tunney) tem um ataque, e é levada para o hospital onde trabalha o intragável Gregory House, chefe do Departamento de Diagnósticos.
Ele reúne sua equipe - Allison Cameron, Robert Chase e Eric Foreman - para investigar, incluindo invadir a casa da mulher.
O piloto da série foi dirigido por Bryan Singer, diretor dos dois primeiros filmes dos X-Men e de Superman - O Retorno. O que me deixa curioso sobre uma coisa: por que quase tudo no piloto é LARANJA?
Bizonho.

SIMPSONS 1x3 - Homer´s Odyssey

Lembra que falei que Homer é o mais humano de todos?
Aqui está um dos exemplos de Homer, quando ele é demitido e pensa em se matar se jogando na ponte. Na verdade, Homer já tentou isso algumas vezes, sendo que na mais recente, na 19a temporada, ele se jogou e embarcou em uma viagem de seu cérebro.
Então temos uma das primeiras reviravoltas de trama, quando ele decide trabalhar para os trabalhadores, protestando e organizando greves. Abaixo a exploração, Mr. Burns!

SIMPSONS 1x2 - Bart the Genius

Bart, como malandrão que é, tenta burlar um teste de inteligência e acaba sendo considerado um gênio. Bart, um gênio. Já é incoerente por si só.
Nisso, rola um paralelo feito para criticar e fazer piada sobre como a classe média americana é burra ou quer ser. A que ponto chega a alienação voluntária?
E eu acho alguns episódios focados no Bart um saco. Sempre tentaram fazê-lo "vender" como produto.

SIMPSONS 1x1 - Simpsons Roasting on an Open Fire

Um clássico da televisão mundial.
Homer conta com o bônus de natal da usina onde trabalha - que, claro, seu chefe não lhe dá.
Esse episódio msotra algo que muitos roteiristas deixam de lado: como Homer se dedica à sua família.
Ao perceber que não tem dinheiro para grandes presentes, ele decide trabalhar de Papai Noel no shopping, e até tenta apostas em corridas de cavalos, para não deixar seus filhos
Apesar desse episódio focar o Homer, a série começou tentando deixar o Bart (alter-ego do próprio criador Matt Groening) como principal. Mas Homer, o mais maluco e humano de todos, assumiu seu posto de chefe da família.
E ainda temos o novo cachorro, o Ajudante de Papai Noel, para rivalizar com o gato da Lisa, o Bola de Neve (que já morreu e foi substituído várias vezes).
Ah, e Bart canta o seguinte Jingle Bells:
"Jingle Bells, Batman fede, Robin pôs um ovo
O Batmóvel quebrou a roda
O Coringa escapou"...

LOST 1x3 - Tabula Rasa

Existe a teoria da "Tabula Rasa", que fala sobre deixar tudo "em branco", ou seja, recomeçar do zero.
Como isso se aplica a Kate?
No piloto, Walt encontra algemas no meio da mata, mas as algemas estavam tão, mas tão apertadas, que Kate nem foi vista massageando os pulsos! Se eu estivesse algemado, depois só ia ficar acariciando meus próprios pulsos.
Mas tudo bem, o caipirão conheceu a Kate, uma mulher que surge do meio do nada, e decide contratá-la. Levante a mão quem não chamou o cara de safado!
...
Pronto, abaixei a mão.

LOST 1x2 - Pilot: Part 2

Ok, um avião caiu, muita gente sobreviveu, então vamos esperar o resgate.
Mas... CADÊ o resgate?
Enquanto isso, um grupo resolve seguir o iraquiano (haja colhão para botar um iraquiano em tempos de guerra) para testar o rádio. Lindo e tal... Até que aparece o que?
Um URSO POLAR!
Você deve dizer "Eu já vi esse episódio, não me surpreende", mas, caramba, é um urso polar! E isso nunca foi bem explicado.
Ao chegar no topo, começa uma mensagem em francês desgraçada. Eu jurava que a francesa da mensagem era a própria Shannon do futuro. Já pensou?!?
Mas o que define Lost, claro, é a frase de Charlie:
"Caras, onde nós estamos?"
Eu confesso que eu não sabia. Lugar bonito, tropical, mas com ursos polares e um monstro estranho. E muita coisa continua sem resposta...

LOST 1x1 - Pilot: Part 1

O piloto mais caro da história (até o momento).
Quase duas horas de história.
Não tinha como Lost começar sem fazer alarde.
Uma coisa que sempre é interessante falar é como quase ficou a história: Jack (Michael Keaton) e Kate (Evangeline Lilly) são dois dos sobreviventes de uma queda de avião, e ajudam a todos. Quando eles e Charlie vão na cabine do piloto, o monstro pega Jack e o mata, e a empresária Kate assume a liderança do grupo.
Ufa. Ainda bem que mudou. Ou não.
Enfim, quando estão na cabine do piloto, e começa todo aquele barulho de maquinário com dinossauro, meu sangue congelou.
COMO ASSIM?!? Que bicho é esse?!?

HEROES 1x3 - One Giant Leap

Evolução, auto-preservação é a palavra do episódio, enquanto Nikki é obrigada a cuidar das conseqüências de seus “atos” para se livrar do passado, no seu grande oposto Claire vive um dia de adolescente normal, normal? Peter foge do normal, persistindo que ele é destinado a algo maior.

Com o programa criado pelo pai Mohinder tenta achar respostas para as perguntas deixadas e continuar de onde ele parou e começa a caçada por Sylar acompanhado pelo FBI e por um ainda surpreso Matt Parkman.

Hiro convence Ando a viajar pelos Estados Unidos para mudar o futuro, parar a explosão nuclear é a meta agora, ‘um herói não foge de seu destino‘ e no caso de Hiro, ele vai voando até ele com um ótimo dialogo nerd no caminho. Matt arruma uma parceira, protegendo Molly e nós descobrimos mais sobre o assasino Sylar enquanto Mohinder entra na casa dele, um mapa e alvos que são muito conhecidos.

O haitiano faz sua estréia com um estrondo, as pistas sobre o Sylar somem e temos dois irmãos lutando pelo que chamam de família, é certo usar aquilo que pode machucar à seu favor? Mesmo que sejam drogas para fugir de uma traição?

E uma pergunta, o quanto você pode treinar e puxar os poderes? Quão longe eles vão?

HEROES 1x2 - Don't Look Back

“And now on heroes”

Matt Parkman, Sylar, nomes que vão ficando conhecidos e saídas que você não esperava. Enquanto isso, aparece um japonês no futuro e uma revista em quadrinhos que o leva até o pintor Isaac Mendes - um guia para o que está pra acontecer?

A história se desenrola melhor enquanto alguns papéis vão ficando mais claros e mais desenvoltos e personagens ficam mais definidos. Mas como saber quem é o quê, quando nem eles sabem?

Vemos HRG se mostrar um pai de família, notando furtivamente que a filha Claire está chamando mais atenção do que deveria.

O episódio traz descobertas e mais descobertas quando mais personagens aparecem e com novos poderes. E também descobrimos que o estilo de Nikki é bem melhor quando seu reflexo toma conta...

HEROES 1x1 - Genesis

Hey there guys! Paula, mas você pode chamar de Lyna e eu vou ser sua heroína dos fins de semana, então vamos lá

O primeiro episódio, onde tudo é promissor e os personagens são apresentados.

Temos o irmão mais novo procurando por um modelo no irmão mais velho, o filho seguindo o trabalho do pai professor, a mãe protegendo o filho... O tema de famílias, bem interessante ,persiste no primeiro episódio e segue até o final - assim como as premonições em forma de quadros de Isaac Mendes.

Conhecemos pessoas normais com poderes extraordinários, tendo consciência disso ou não. Como Claire, que é indestrutível, Hiro, que viaja no tempo e espaço, a super dona de casa Nikki e outros personagens, como Peter, querendo ser especiais.

O primeiro episódio fala sobre exemplos e destino, sem contar com o grande final: Yatta!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

THE BIG BANG THEORY 1x1 - Pilot

Para inaugurar minhas postagens, um sitcom que me conquistou: The Big Bang Theory.

A série basicamente mostra a convivência de quatro nerds com uma mulher atraente (e não muito inteligente). Leonard e Sheldon, os protagonistas, são jovens físicos e dividem um apartamento. Howard e Raj são seus amigos. Penny, uma garçonete, muda-se para o apartamento ao lado, despertando o interesse de Leonard.

Os quatro amigos encontram certa dificuldade em lidar com as pessoas e entender as convenções sociais. Pode parecer estereotipado ou exagerado, mas é aí que está o humor da série.

Leonard ainda é o mais sensato. Já Sheldon é o oposto, cheio de manias e paranóias, que irritam a todos, o que lhe confere as melhores tiradas. Penny é meio fútil, e está acostumada a se relacionar com caras fortes e bonitos, que sempre acabam a decepcionando. Howard e Raj também têm suas peculiares características.

Há todos os tipos de “nerdices” em TBBT. Muitíssimas referências a conceitos da física, cinema, quadrinhos, livros, séries e games. Fora os notebooks e gadgtes que também sempre dão as caras.

Se procura uma série leve e com boas risadas garantidas, fica a dica. Sendo você nerd ou não, irá aproveitar The Big Bang Theory.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

THE WEST WING 2X2 – In the Shadow of two Gunmen (part 2)

A cirurgia de Josh estende-se noite adentro, um dos envolvidos no atentado é preso e os agentes do FBI descobrem que o verdadeiro alvo não era o presidente – como era de se esperar, aliás, dado o contexto em que a coisa toda acontece.

Os flashbacks da campanha também continuam, mostrando um ensopado Josh arrancando Sam de uma tediosa reunião e C.J. caindo na piscina de casa depois de perder os óculos e ser demitida de seu antigo emprego. Mas o mais bacana vem depois, quando vemos um nervoso Jed Bartlet tentando lembrar os nomes dos membros de sua equipe.

E C.J. ainda tem que tentar responder à pergunta que martela na cabeça da imprensa: uma vez que Bartlet não assinou o documento que transferiria o poder ao vice John Hoynes, quem está no comando?

O final dá bem a idéia do que é a série, com Josh perguntando "o que vem agora?": depois de passarmos por um dia terrível, estejamos preparados porque amanhã também não vai ser fácil.

TELA CLASS 2X1 – Santa Claus e o Pozinho Mágico

Tela Class está de volta! E a reestréia mostra Papai Noel como um cruel traficante, que esconde drogas nos brinquedos que entrega às crianças.

As ações ilícitas do bom velhinho logo atraem a atenção de policiais intergalácticos, que vêm à Terra para prendê-lo. A condenação de Noel gera polêmica na mídia, com direito às opiniões de um comentarista satirizando Arnaldo Jabor.

O episódio é um bom retorno da série, mas exagera nos palavrões, mesmo para os padrões de Hermes & Renato. Além disso, há uma novidade bem-vinda nesta nova temporada: o nome dos filmes originais, que aparece no começo dos créditos finais de cada episódio.

SAM AND MAX: FREELANCE POLICE 1X20 – Sam & Max vs. The Uglions

Os Uglions, terríveis alienígenas canibais, invadem a Terra. Na onda dos restaurantes temáticos, eles disfarçam sua nave como o restaurante Frying Saucer (trocadilho com "disco voador" em inglês e o verbo fry, "fritar") e fingem que são garçons fingindo que são alienígenas.

Ao descobrirem a verdade, Sam, Max e Geek decidem ir até uma base militar comunicar o que está havendo. Surpresos, eles descobrem que os militares americanos convidaram os aliens, só para terem no que atirar. Afinal, é preciso justificar o orçamento exorbitante das Forças Armadas.

Na tentativa de eliminar os invasores, um ataque nuclear contra o Frying Saucer destrói o mundo – o que propicia uma hilária homenagem a O Planeta dos Macacos. Felizmente, a alta tecnologia da nave dos Uglions permite aos heróis consertarem as coisas.

JUSTICE LEAGUE 2X1 – Twilight (part 1)

A Liga da Justiça reestréia em nova temporada! Depois do sucesso da primeira, nem tinha como esperar outra coisa.

A série recomeça de modo no mínimo incomum: Darkseid, o maior vilão da DC, aparece na Torre da Liga arrogantemente pedindo a ajuda da equipe. O pedregulho explica que Brainiac, tradicional antagonista do Super-Homem, está pronto para destruir seu planeta. O problema é que o líder da Liga não está nem um pouquinho disposto a ajudar...

Convencido pelos colegas de equipe, porém, o Homem de Aço acaba partindo com os outros justiceiros para enfrentar Brainiac. Mulher-Maravilha e Batman são enviados ao utópico mundo de Nova Gênese, onde todo mundo tem poderes no nível do último kryptoniano (!) e a população não é exatamente educada com visitantes.

De Darkseid aos heróis de Nova Gênese, várias criações do inigualável Jack Kirby desfilam pela tela. Ainda que não seja oficialmente um tributo ao cara, gosto de pensar neste episódio assim. Os personagens são tão bem usados que Kirby, que apesar de brilhante não era exatamente o melhor roteirista do mundo, ficaria orgulhoso.

HITCHHIKER'S GUIDE TO THE GALAXY 1x3 – Episode Three

O episódio começa relembrando os tempos do antigo Império Galáctico (referência a Star Wars?) – dias em que o planeta Magrathea oferecia mundos construídos sob medida, logo tornando-se tão rico que mergulhou o restante do Universo numa profunda recessão econômica.

Vendo que ninguém mais podia pagar por seus serviços, os engenheiros de planetas de Magrathea decidiram se congelar até que a economia cósmica se recuperasse. Este dia ainda está longe de chegar, mas eles foram despertados para um trabalho emergencial...que tem tudo a ver com Arthur Dent e os ratinhos brancos que Trillian trouxe consigo ao fugir da Terra.

Claro que nosso quinteto de heróis nada sabe dessa história toda quando o episódio começa, preocupados que estão em se desvencilhar de dois mísseis nucleares disparados pelos sistemas de defesa de Magrathea. Felizmente, Arthur ativa o Gerador de Improbabilidade Infinita e os mísseis são transformados em...uma baleia existencialista e um vaso de petúnias. A cena da baleia é talvez a melhor parte do livro, e ficou perfeita na transição para a telinha.

Ainda descobrimos que os humanos não eram a espécie mais inteligente da Terra, o que se pararmos pra pensar não é tão surpreendente assim, e somos apresentados a Slartibartfast, um dos engenheiros magratheanos, que surge para contar a Arthur a verdadeira história de seu planeta de origem.

Incrível que quando a destruição parece inevitável, o computador da nave...canta o hino do Liverpool (é, aquele mesmo que perdeu o Mundial de 2005 para o São Paulo). Mais surreal que isso, só um detalhe no qual é incrível que ninguém da produção tenha reparado: como é possível que uma nave espacial tenha cadeiras giratórias de escritório iguais às da Terra?!