sexta-feira, 25 de abril de 2008

SAM AND MAX: FREELANCE POLICE 1X11 – We Drop at Dawn

Este episódio é uma homenagem/sátira ao filme Apocalypse Now. Na primeira cena, Sam e Max, em trajes do exército, são enviados a uma área selvagem conhecida como "Central Park" para recuperar...as chaves perdidas do Comissário.

No caminho, encontram um hippie que vive no parque "desde que me perdi no show do The Mamas & The Papas" e os leva a uma comunidade de animais humanóides que vivem de recolher as coisas perdidas no parque. O líder desta comunidade é um esquilo gordo e caolho – igualzinho ao Marlon Brando no mencionado filme...

Completando a piada, o tradicional "The End" foi substituído por "This is the end...", fazendo referência ao tema do filme, gravado pelo The Doors.

TELA CLASS 1X2 – Garras de Baitola

Se, por um motivo qualquer, você um dia precisar de um filme de ação trash, duas fontes básicas às quais você pode recorrer são: o Oriente e os diversos imitadores de Steven Seagal e Chuck Norris surgidos nos anos 80.

Tela Class já zoou os orientais no sensacional episódio anterior, e agora dirige seu foco para o Ocidente no segundo. Incrível como os caras do Hermes & Renato pensam nos detalhes mais bizarros das piadas mais bizarramente hilárias: o protagonista, um negão de cabelo quadrado, ganha o nome de Edson e sua voz é uma imitação do Pelé, falando "entende" no fim das frases e tudo o mais; o mestre oriental que treina o cara e seu parceiro / namorado afirma sem rodeios que "o primeiro passo é aprender a porrar"; a sincronia labial, mesmo nas falas mais absurdas, é tão perfeita que os filmes parecem ter sido feitos com o único propósito de serem redublados por cinco malucos brasileiros...

E ainda tem a cena do fax, que é memorável.

JUSTICE LEAGUE 1X12 – War World (part 1)

Apanhados pela explosão de um meteoro, Super-Homem e J'onn J'onzz são capturados por uma nave escravista e levados para um planeta-arena.

Escravizado e forçado a participar de batalhas de gladiadores, o Homem de Aço logo derrota Draaga, o campeão do lugar – e se torna popular o bastante para virar um incômodo para Mongul, o regente do planeta.

Enquanto isso, Lanterna Verde e Mulher-Gavião partem no resgate dos colegas perdidos. Agora que eu já sei o que acontece ao longo da série, é curioso ver as briguinhas dos dois no primeiro episódio em que agem como dupla. Isso ainda termina em casamento, diria aquela sua tia fofoqueira...

LOST 4x9 - The Shape of Things to Come

Hora das palavrinhas mágicas!

PREVIOUSLY! ON! LOST!

Anteriormente, vimos Alex perdendo mãe e namorado numa vez só, e fazendo a coisa mais burra possível, mas enfim. Acho a Alex linda. Alex, você é bonita, mas não abusa. Qual sua função na série?

Aí passamos pra Kate tirando a roupa pra se banhar. Ê audiência que dita! Hauhauhauhauha! Mas eu cansei de papinhos Jack-Kate com piadinhas sobre o mundo exterior e sei lá o que.

Então aparece o corpo de Ray, o médico do cargueiro. Ele morreu para voltar para CSI, onde é o diretor do laboratório.

Azaghal ficará feliz, pois Locke, Sawyer e Hurley jogam WAR!

A invasão começa, e não é nada discreta! A Dharma avisa Locke, que avisa Ben. WAR HAS BEGUN! 3 sobreviventes morrem a toa, e Saywer tenta escapar. Até o Hugo pensa rápido nessas.

Vai por mim: é o tipo de episódio pra ver 3 vezes pra assimilar tudo.

domingo, 20 de abril de 2008

JUSTICE LEAGUE 1X11 – Paradise Lost (part 2)

O deus Hades é revelado como o chefe de Félix Fausto, e não parece disposto a pagar pelos serviços prestados. Pelo contrário: Fausto é a primeira vítima da tentativa de ascensão do regente do Mundo Inferior.

Para complicar, Hades e a rainha Hipólita, mãe da Mulher-Maravilha, tiveram um caso que pode explicar o nascimento da heroína numa ilha habitada apenas por mulheres. O episódio não confirma ou desmente esta possibilidade, focando a luta da Liga contra o vilão...mas a pulga fica atrás da orelha do observador mais atento.

SAM AND MAX: FREELANCE POLICE 1X10 – That Darn Gator

A Polícia Freelance resolve adotar um bichinho de estimação. Cachorros e coelhos estão excluídos por razões óbvias, então Sam e Max escolhem um filhote de...crocodilo.

Após algum tempo sem saber o que o pequeno réptil come, a dupla descobre que ele só aceita comida das mãos de Max – e morde grande parte do braço do coelho no processo. Isso se torna um problema quando o filhotinho cresce e se torna uma "enorme máquina de matar", tornando sua devolução à natureza inevitável.

Episódio abaixo do nível da série, exceto pela falta de noção de Sam e Max quanto ao perigo de se ter um crocodilo de estimação – eles chegam ao cúmulo de tentar libertar o bicho jogando-o descarga abaixo! Alguém aí lembrou da lenda urbana dos crocodilos gigantes no esgoto?

TELA CLASS 1X1 – As Tretas de Hong Kong

Mais uma estréia no Fala Série!

Agora é a vez das dublagens de Hermes & Renato para "clássicos" do cinema trash – dublagens estas repletas de palavrões e tosqueiras de passar mal de rir, como é tradicional nos programas do grupo carioca.

O primeiro episódio da série é, até o momento, o melhor. Pelo fiapo de história entendível, dá para sacar que ele conta as peripécias de quatro assaltantes que roubam uma relojoaria e entram numa confusão ao tentar vender a muamba no restaurante do sr. Shitake. Daqui saíram frases que já foram incorporadas ao panteão das citações pop cretinas, como "Miojo hoje não!" e "Bebida de viadinho eu não gosto." Hilário.

Claro, as coisas não são bem costuradas a ponto de contarem uma história com começo, meio e fim – as situações se seguem aos galopes, quase sempre sem serem plenamente resolvidas. Mas o importante aqui é o humor, e o humor é do bom.

quarta-feira, 16 de abril de 2008



MEGA WEEKEND FALA SÉRIE!

Todo final de semana, várias séries destrinchadas em maratonas... ou não!

- Lost
- House
- ER
- CSI
- Studio 60 on the Sunset Strip
- Heroes
- Smallville
- Monk
- 24 Horas
- Chaves
- CSI Miami
- Friends
- Anos Incríveis (Wonder Years)
- Mr. Bean
- The OC
- Simpsons
- X-Men
- X-Men Evolution

Prepare-se! Quando menos esperar!

terça-feira, 15 de abril de 2008

SAM AND MAX: FREELANCE POLICE 1X9 – A Glitch in Time

Este episódio pode ser explicado numa frase: Max com uma máquina do tempo. Depois de fazer a Terra ser dominada por insetos gigantes e entregar um lança-mísseis a um homem das cavernas, o insano coelho resolve lidar com um trauma de sua própria infância – e acaba transformando Sam num iogue pacifista, impedindo o surgimento da Polícia Freelance.

Mas tem uma cena antológica no comecinho deste episódio que eu gostaria de reproduzir para vocês. Leiam, e contenham a risada se puderem.

(Max aperta todos os botões de seu relógio novo ao mesmo tempo, sendo levado para a pré-história juntamente com Sam.)
– Parece que de algum modo seu relógio nos trouxe ao passado, Max. É melhor tomarmos muito cuidado, pois o simples ato de matar uma mosca pode...
(Max acerta um tapão numa mosca)
– Agora vamos ver se aquelas histórias de ficção científica estavam certas – diz o coelho, antes de apertar um botão do relógio.
(Sam e Max voltam ao presente e encontram a Terra dominada por insetos gigantes)
– Sabe qual é a parte que mais me assusta? Com elas morando aqui, a cidade ficou bem mais limpa!

JUSTICE LEAGUE 1X10 – Paradise Lost (part 1)

Qual pode ser o pior pesadelo de uma filha que foge de casa? Voltar e descobrir que destruíram seu lar, talvez?

É o que acontece com a Mulher-Maravilha. Decidida a se acertar com sua mãe, a amazona retorna à sua Themyscira natal e encontra o lugar destruído, com suas "irmãs" transformadas em estátuas pelo enigmático feiticeiro Félix Fausto – um dos inimigos mais tradicionais da Liga de papel.

O traiçoeiro Fausto condiciona a libertação das amazonas à recuperação de algumas relíquias, condição que Diana aceita hesitante. Com ajuda da Liga, a princesa logo consegue as peças – embora Batman suspeite que haja mais nessa história.

A despeito do Flash ser o humorista da equipe, é o Super-Homem quem, neste episódio, solta a melhor piada da série: ele e a Mulher-Maravilha estão andando por um shopping deserto, quando a amazona diz: "Este lugar parece um templo". Ao que o Homem de Aço completa: "É, dos adoradores de cartões de crédito". Bwhahahahahaha!!!!

domingo, 13 de abril de 2008

MISS GUIDED 1x4 - Rebel Yell

O vice-diretor dessa escola é um panaca, e decidiu interferir em um show gótico, e Becky percebe que é tudo fingimento. Fingimento?

Aí Becky decide ajudar os professores a noite, mas aí começam a beber cerveja e a irritante Lisa alguma-coisa acham que são aborrescentes, e vemos uma cena de Clube dos Cinco, com a música de fundo e tudo...

(Eu adoro Clube dos Cinco.)

Claro que tudo isso começa a dar errado quando Becky passa dos limites e zoa todo o escritório do vice-diretor. No dia seguinte, acham que a sala da Becky foi invadida, pelos pentagramas desenhados (eram estrelas-do-mar!!!). E o vice-diretor fica com Becky em suas mãos.

CSI 8x12 - Grissom´s Divine Comedy

CSI está de volta! E com Grissom de FOLGA! Quem diria?

E a Promotora Distrital, cheia de problemas, diz que quer diretamente o Grissom em um caso. Ele decidiu ficar doente justamente quando a greve dos roteiristas terminou. Ah, Seu Grissu! E ele não fala a frase de impacto de abertura. Na verdade, ele não fala NADA! É, ele está doente.

Aliás, o papel de parede do Grissom é um besouro! E, barbudo e doente, ele manda Catherine ser seus "olhos e ouvidos". Acho que é a primeira vez que vejo ele passar um caso assim.

Enquanto isso, todos os CSIs (equipe reduzida desde a saída da Sara) vão ficando gripados e tentando achar provas que envolvem uma gangue local hispânica com a morte de uma baita testemunha.

terça-feira, 8 de abril de 2008

THE WEST WING 1X13 – Take Out the Trash Day

Sexta é "dia de despejar o lixo" na Casa Branca – todas as notícias ruins são dadas à imprensa de uma vez, para diluir seu impacto. Por que na sexta? Como bem diz Josh, "ninguém lê jornal no sábado". E, talvez por causa da escavação do lixo, este episódio é bem movimentado...embora a revelação bombástica do capítulo anterior não seja mencionada.

Numa discussão sobre os subsídios à TV pública, Toby sintetiza seus pontos de vista numa frase engraçada e brilhante: "O povo está preocupado com sexo e violência na TV. E este governo vai defender os Muppets!" O Schias ia adorar essa...

Entre cidadezinhas que tentam substituir a Constituição pelos Dez Mandamentos (aliás, como é que iriam fiscalizar isso?) e um vistoriador que aproveita as viagens presidenciais para se divertir, Josh e Sam conseguem evitar um inquérito contra Leo e ainda descobrem de onde vazou a informação que originou o problema.

No meio destas descobertas e esquisitices, o pai de um gay morto por linchadores chega a Washington. Ele não parece muito disposto a apoiar uma nova lei contra os crimes de preconceito, e C.J. e Mandy acham que é por vergonha do filho morto...mas quer é um maior empenho do governo na questão dos direitos dos gays.

Este episódio mostra uma coisa até comum na série, mas na qual eu nunca tinha prestado atenção: as pontas soltas que não vão dar em nada são amarradas pela TV, em declarações à imprensa ou noticiários. Uma solução narrativa simples e funcional.

SAM AND MAX: FREELANCE POLICE 1X7 – Big Trouble at the Earth's Core

Toupeiras humanóides vivendo no subsolo são presença freqüente em desenhos. Assim, a primeira impressão que temos ao ver Sam e Max rumo ao centro da Terra é a frustração por um tema tão lugar-comum...até que os dois chegam e o aloprado coelho faz uma série de piadas daquelas que "só Max faz por você".

E o mais divertido é que as toupeiras ficavam na delas, ajudando a manter o núcleo do planeta na temperatura certa...até que a TV a cabo "com 500 canais e som surround" chegou ao subsolo, e despertou nelas o desejo de conhecer as maravilhas da superfície.

E quem iria imaginar que um misturador de salada poderia ser transformado numa broca capaz de perfurar 25 km de rocha sólida? Tá certo, ele levou cinco horas pra fazer o trabalho, mas...

JUSTICE LEAGUE 1X9 – Injustice for All (part 2)

Ah, meu Deus! Pegaram o Batman!

Se bem que o Cavaleiro das Trevas aproveita a situação de refém para mostrar porque raios faz parte da Liga mesmo sem ter poderes. Ou você já viu algum outro herói deter toda uma equipe de vilões apenas com o poder da lábia (e de uma cusparada certeira pra cima)?

Claro, além da estratégia do Batman temos mais uma tremenda luta entre heróis e vilões – com direito ao Coringa dizendo a calássica frase "Você é desprezível" para seu arquiinimigo.

E este episódio deixa irrevogavelmente provado que não existe honra entre ladrões.

domingo, 6 de abril de 2008

STREET FIGHTER II VICTORY 1x1 - Invitation from San Francisco

Sim! Mais uma animação estreando aqui no Fala Série, e em grande estilo!

Street Fighter, já grande sucesso nos games, ganhou desenho animado nos anos 90, e uma boa produção, com narrativa japonesa, respeitando todos os personagens e tal.

Ryu, um ajudante de lenhador, recebe um convite de seu amigo Ken Masters, com quem treinou artes marciais, para ir à San Francisco. O episódio basicamente fica entre sua chegada à América e sua vida em uma pacata ilha.

A neta do lenhador, claro, ama o Ryu, no melhor estilo Shun-Rei/Shiriu. E ela fica lá, o admirando com seu kimono branco de faixa vermelha. E, pra dar aquela graça, chega dando bronquinha. "Você acha que tenho cara de marmita, é?!?" Nada que comprometa. Aí ela entrega a carta do Ken.

O traço respeita o desenho dos games, e tiveram cuidado para que as personalidades não fossem estragadas.

Ryu parte. E Reiko pensa certo quando acha que ele nunca mais voltará.

Na América, ele encontra Ken, o outro protagonista da série (esqueçam o filme!). Ryu fica sem reação ao ver as mordomias com as quais Ken vive. A dúvida fica: Ryu sabe falar inglês? Porque o lógico seria Ken ter aprendido japonês para treinar com Sheng Long, mestre dos dois, e a mãe dele é japonesa.

Os problemas começam quando Ken resolve levar Ryu pela night, e eles são abordados por alguns arruaceiros. Ken os segue, e decide provocar tirando a mulher de um deles. Mas os caras são militares. MILICAS, maluco! Os dois dão conta dos milicas, mas será que darão conta do General... GUILE?

quinta-feira, 3 de abril de 2008

THE SARAH CONNOR CHRONICLES 1x7 - The Demon Hand

O que é a alma?

É isso que Sarah Connor questiona ao começo do episódio.

Sarah quer a mão, para impedir que construam a Skynet. Mas o Agente Ellison mente pra chegar a toda a verdade, enquanto assiste a vídeos de Sarah no hospício. Na época, Sarah contou tudo ao psiquiatra que, claro, não acreditou. Oi, um cara veio do futuro, me engravidou, e o Governador da Califórnia tentou me matar!

Enquanto Ellison vai atrás do psiquiatra, Sarah vai na casa de Ellison. É uma ciranda danada.

Vamos cantar? CANTE COMIGO!

"Todo mundo tem chulé, caspa e micose, só a bailarina Cameron que não tem..."

O cara do Barrados no Baile faz uma pergunta interessante: só tem UM agente do FBI em toda a cidade?

quarta-feira, 2 de abril de 2008

LIPSTICK JUNGLE 1x5 - Dressed to Kill

Nossa, finalmente o elenco vai num lugar onde eu não me sentiria perdido e pobretão! Quem diria!

(É um clube de jazz. Lá, os músicos são perdidos e pobretões. Senão, não seria jazz.)

Kim Raver (é Nico o nome da personagem dela?) decide levar adiante o caso com o mocinho lá. Esse tipo de emprego deve ser legal... O desse ator.

Lembram que a ex-assistente da estilista roubou uns esboços? Pois é, eles viraram vestidos. E ela surta sem saber quem a roubou. Eu avisei. O engraçado é que a moça logo vai assumindo. Isso. Não. Existe. E ela PERDOA (naquela)! ISSO. NÃO. EXISTE!

Detalhe básico: tem um cara de TAPA-OLHO na festa! Nick Fury total!

MISS GUIDED 1x3 - The List

"Cirurgia plástica é canja de galinha para o rosto."

Começamos bem!

Lembram da Gossip Girl, o blog de fofocas? Agora temos "Lindsay Lopez", que tem a mesma função na escola. E Becky fica PQRSTU da vida quando, na lista das mais gostosas, ela está em 18a. Então, nada melhor que mudar sua atitude.

Será que o episódio é mais uma alfinetada na série teen? Afinal, a identidade de LL (GG?) é um segredo.

E Lisa Germain, a professora "gostosona", soa tão falsa. Sei lá. Não dá pra curtir a moça quando você torce pela Becky. A forma como Becky vira o jogo é sensacional.

Me desculpem, mas meu fraco em piadas é de pancadas na cabeça ou coisas assim. Adoro.

MISS GUIDED 1x2 - Hot Sub

"Isto é uma escola, e não um clipe do Whitesnake."

O episódio começa com essa frase! Sensacional.

E o produtor-executivo da série, Ashton Kutcher, dá as caras como o professor substituto de espanhol, que vai chegar arrasando corações [/sessãodatarde]. Eu imaginei quando ele ia aparecer. E com um violão vermelho!

Uma coisa interessante é como a escola é colorida.

Enquanto Beaux encanta a todos, Tim tenta se matar lecionando espanhol. Mas, na boa, o diretor fala "sanduíche" e ele traduz como "caderno". E parece que Tim está perdendo espaço até no coração de Becky, que recebe um cartão com trilha de "Glory of Love".

É!!! O tema de Karate Kid 2!!!

terça-feira, 1 de abril de 2008

SMALLVILLE 7x15 - Veritas

Depois de muito tempo, Smallville decidiu jogar todas as cartas, e deixar de ser uma série teen.

Kara é a única teen atualmente, e nem ela tem agido como uma. Interessante que, depois de MUITOS episódios, ela decidiu trabalhar na fazenda. Até que Brainiac aparece. Como eu disse, a série não tem mais aquele mooooooooonte de explicações. O Clark já chega dando porrada. Assim que é bão!

Lois e Jimmy, sem fazer nada, decidem investigar a morte de Patricia Swann. Sim, a lindinha foi assassinada.

Agora, na boa? Lex começa a lembrar do seu passado e rola... BARULHO DE TURBINAS! Éééé, meu amigo! Lost influenciando geral! Flashback com barulho de turbinas!

Lionel, Edward Teague, Robert Queen e Virgil Swann reunidos de acordo com um segredo: do viajante das galáxias. Pra quem não associa, Edward e Genevieve Teague são os pais de Jason, o namoradinho da Lana na 4a temporada interessado nos cristais de poder. Edward foi envenenado por Lionel, e Genevieve foi morta por Lana. Robert Queen é pai de Oliver Queen, o Arqueiro Verde, e ele e a esposa tiveram um acidente aéreo. Virgil Swann foi interpretado por Christopher Reeve, o Superman dos filmes, e morreu na 4a temporada, aparentemente envenenado também.

Agora me digam que Lionel não é o melhor personagem de todos, com toda sua ambiguidade. Herói pro Clark, vilão pra geral.

"É fácil voar, Clark. Só ir para o alto e avante."

Enquanto Lionel mexe com a Veritas, Brainiac ataca Clark. Tudo ao mesmo tempo. Foi pensado para ser uma season finale, e seria, se não tivessem acabado com a greve dos roteiristas a tempo. Brainiac faz um upload no cérebro da Lana, e parece que fez download do cérebro da Lana em si. Básico.

Nessas, só Clark não voa, ficando de fora do papo dos kryptonianos. O que, afinal, aconteceu no espaço com Kara e Brainy?

Se fosse uma season finale, seria a melhor de todas da série, simplesmente porque não fica com coisas do tipo "casa explodindo", "será que morreu", etc. Todos os personagens estão ali, com seus planos e problemas, mas tudo está errado. Fora da ordem. Complicado. Lana zoada, Lionel com medo, Lex querendo as chaves da Porta da Esperança, Brainiac em algum lugar...

Excelente. Season finale de gente adulta. Pena que não é a season finale.