quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

SAVING GRACE 1x1 - Pilot

Uma série com Holly Hunter que se passa no interior dos Estados Unidos. Acho que nada poderia me chamar mais a atenção quando vi o anúncio.

Grace é uma mulher sem muito destino, que dorme com um homem casado chapada e tem um vizinho que adora vê-la tomando banho. Você nunca diria que estou falando de uma policial, diria? Pois é. Mas tem um homem que começa a observá-la de perto. E de asas.

O legal da série já é a trilha, já que tem várias bandas cantando temas com o nome da série. Tem rap, country, folk...

Grace atropela um homem, e pede a ajuda de Deus. Earl, um anjo, aparece, e a leva para o topo do Grand Canyon. E Earl tem sotaque caipira! Yay! E masca tabaco! Yay!

A partir daí, a história se torna uma questão de fé, de acreditar no que não se via e agora se vê, e se sente.

A única coisa que não curti até o momento é que, do nada, passam a usar rock pesado alemão. Cadê o country?!?

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

THE SARAH CONNOR CHRONICLES 1x3 - The Turk

O episódio de Sarah Connor começa com um evento da época do segundo filme, com Sarah no sanatório tendo alucinações. Muito bem sacado. Essa sensação de não ter de entender toda uma nova cronologia, mas sim lembrar o que já viu, é muito bom. Permite à série seguir sem explicar tudo.

Engraçado, pra começar, é o tempo que Lena Headey leva para falar "Previously on Terminator - The Sarah Connor Chronicles". Além disso, a Fox tenta vender uma imagem sensual de Summer Glau, com cenas de lingerie e tudo mas, além dela ser um robô (é, frio, sem emoção... você sacou), não a acho tão bonita.

Pergunta: como você passa um Exterminador por um detector de metais?

Não sei se já falei, mas a produção da série é de alta qualidade. Nem parece uma série iniciante.

Aqui, Sarah decide procurar os possíveis criadores da Skynet, enquanto Cameron e John precisam começar a vida em um novo colégio. Aquele apelo teen pra conquistar a todos. Enquanto isso, tem alguém misterioso que procura um cientista com uma teoria terrível.

E já falei que a Lena Headey é linda?

THE WEST WING 1X4 - Five Votes Down

A política é feita de barganhas. Ajude-me a conseguir o que eu quero, e eu te ajudo a conseguir o que você quer.

Isso fica bem claro neste ótimo episódio. Quando cinco congressistas desistem de votar a favor de uma lei de controle de armas, a equipe da Ala Oeste sai numa louca corrida para trazê-los de volta para o lado do governo.

O curioso é que, como infelizmente é muito comum na ficção e fora dela, a maioria dos congressistas toma esta decisão movida por interesses pessoais – um deles decide votar contra o projeto simplesmente porque se sentiu "esquecido" pelo presidente, e troca seu voto a favor por uma partida de xadrez com Jed Bartlet diante da imprensa.

O ponto decisivo para a aprovação do projeto (ou pelo menos assim parece para a imprensa), porém, é a interferência do vice-presidente Hoynes. Seu argumento para convencer o líder dos congressistas renegados não poderia ser mais político: "Quero seu apoio neste projeto porque um dia vou ser presidente dos EUA, e você não."

No meio de toda esta atmosfera de corrida contra o tempo, Leo ainda tem que lidar com outro problema: cansada de sempre perder para o trabalho na lista de prioridades do marido, sua esposa decide deixá-lo.

E a melhor frase do episódio é: "O presidente tem um coração de ouro. Ele não é um homem rancoroso...mas me paga para ser", dita por Josh a um dos congressistas renegados.

sábado, 26 de janeiro de 2008

BOSTON LEGAL 4x1 - Beauty and the Beast

"Vinícius, por que você começou a comentar Boston Legal do final da 3a temporada e já partiu pra 4a?"

Bom, basicamente porque vi parte da 3a na Fox, e pretendo revisar os que vi depois (sim, uma das MaratonasFSS). E porque eu não vi as temporadas anteriores.

Quando a 3a temporada acabou, foi anunciado que Boston Legal trocaria 4 membros do elenco fixo, e eles não estavam brincando. A 4a temporada, que já abre com uma ótima cena de William Shatner, tem várias caras novas no elenco, exceto Jerry e Clarence (sim, os dois esquisitos continuam!), Shatner, James Spader e Candice Bergman como Shirley.

Já falei como a música de abertura contagia? Não tem como não cantá-la.

Uma das novatas, Katie Lloyd, me lembra a Blossom, do seriado homônimo. Bonitinha e tal. E dividirá o escritório com Jerry, que parece ter gostado da moça. O problema é que ela já começa pegando um caso meio difícil pra quem acabou de se formar... E que surpresa é ver quem é o novo promotor-assistente! Brad Chase não só teve um filho como deixou a firma para ir pro outro lado, mas acaba ajudando a novata.

Já Carl Sack, o sócio que se mudou pra Boston, não gostou nada do que viu, e Denny Crane não gostou nada dele. E agora é Clarence a primeira "vítima" de Sack.

E quem é a outra novata? Uma ex-namorada de Alan Shore. Ééééé... Já viu no que deu, né?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

BOSTON LEGAL 3x24 - Trial of the Century

É a PRIMEIRA vez que vejo Denny Crane advogando! Milagres acontecem! Ele vive dizendo que é invicto, mas nunca o vi provando isso, até agora. Tanto que ninguém mais acredita que ele é o que já foi, já que só tira sarro de tudo.

Se o assunto do episódio anterior era profundo, esse é raso. Demais. Digo, tem dois garotos que podem ter matado o pai e uma mulher que perdeu no jogo.

Alan Shore recebe um envelope estranho, com uma camisinha usada.

Melhor que isso é Jerry e o travestido trabalhando juntos em um caso. Os dois estranhos. E eles conseguem uma informante - que só fala russo! Excelente, Smithers!

BOSTON LEGAL 3x23 - Duck and Cover

Boston Legal, spin-off de The Practice, em nada se parece com seu antecessor. Enquanto um mostra advogados sérios, esse mostra advogados fanfarrões. O melhor, claro, é Danny Crane, personagem de William Shatner. Esse eu mal vejo trabalhando realmente. E, devo dizer, não consigo parar de rir vendo os episódios da série (que a Fox batizou de Justiça Sem Limites).

Nesse episódio, ele decide roubar a Taça Stanley pra colocar seu nome por ter emprestado o protetor genital a um jogador campeão em 88.

Denise e Brad vão se casar, mas o FBI vai prender o padre, que abriga imigrantes ilegais. Mas o melhor é Shatner dizendo: "Ei, vão com calma, é a palavra de um garoto contra um homem de Deus". O casamento não acontece porque o padre vai preso. Isso ninguém imaginava! hehe

Agora, alguém me responde como um pato pode ser tão engraçado em filmes sem fazer nada? O melhor é quando Shatner atira com bala de festim no pato no meio de uma negociação.

Melhor que isso é o padre conversando com Alan Shore.

- Sabe o que gosto de fazer quando tudo parece perdido?
- Rezar?
- Subornar.


Uma coisa interessante sobre Boston Legal é que, enquanto fazem piadas, discutem os assuntos mais sérios possíveis. No caso, imigrantes ilegais. Alan Shore (James Spader) é quem mais discursa e debate estes assuntos, no tribunal e fora dele. Seus discurso de encerramento são monólogos escritos de forma genial. São sempre lições de como tocar em certos assuntos. Ou em todos os assuntos.

Em relação a imigrantes, eu devo dizer que, se não fosse por imigrantes, eu seria metade do que sou hoje. Não teria a metade da minha mãe, já que meu pai nunca teria deixado a Itália, e eu estaria dividido em dois, sem imaginar como seria ser Vinícius Arebola Schiavini. E esse é um dos piores pesadelos que eu poderia ter, já que ser quem sou é um dos meus maiores prazeres e orgulhos.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

CSI 1x11 - Bull

Abelhas, baratas, cachorros e, agora, touros. O mundo animal invadiu CSI! É um fato, já que a quantidade de humanos está diminuindo: Sara se foi e Warrick está suspenso, depois que Grissom lhe coloca em xeque - "Ou aceita a suspensão ou está demitido".

Apesar de ter os outros, Nick está ganhando destaque ultimamente, ainda mais nesse episódio, todo com a temática country, que é a cara dele.

E não há uma, mas duas histórias rolando pela temporada: das abelhas (os produtores disseram que algo vai rolar) e do mafioso com "amigos" na polícia. É esperar pra curtir. Infelizmente, a greve parou tudo...

CSI 8x10 - Lying Down with Dogs

Se tem um animal que não consigo ver sofrendo, chorando, coisa assim, é o cachorro. Ainda mais ser colocado em um "ringue"? Apanhar e nem entender o por quê? Não, não dá. Eu já vi filmes da Disney que detestei só por causa do cachorro. Disney!

Como diz Nick, deveria ser ilegal treinar cães pra briga.

Quando alguém se faz de pessoa da sociedade para cometer atrocidades na escuridão, quem é o animal irracional?

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

THE WEST WING 1X3 – A Proportional Response

Quer transformar um pacifista no senhor da guerra? É só fazê-lo levar um ataque terrorista para o lado pessoal.

Quando o governo da Síria derruba o avião em que o médico do presidente ia para a Jordânia, Jed Bartlet não se satisfaz com uma "resposta proporcional". Lamentando que cidadãos americanos não possam andar pelo mundo em segurança, ele deseja uma resposta desproporcional. Dá até calafrios ver Bartlet falando como George W. Bush, mas felizmente o presidente da ficção tem Leo McGarry para convencê-lo de que "sim, você pode fazer como Carlos Magno e conquistar o mundo, matando todos que se opuserem de você. Mas é melhor começar por mim...porque serei o primeiro a recrutar um exército para detê-lo". O equilíbrio do mundo é delicado, e uma "resposta desproporcional" chutaria este equilíbrio para longe. Em política, como bem disse Leo, não há o que é bom, mas o que é possível.

Vemos que, por mais "paizão" que tenha sido nos primeiros episódios, o presidente dos EUA também é humano – e, por causa desta humanidade, ele quase põe tudo a perder.

Além do conflito de Bartlet, este episódio traz dois pontos de atenção futura: a estréia de Dulé Hill (que atualmente interpreta Gus em Psych) como o assistente pessoal do presidente e uma hilária cena no começo com C.J. surpreendendo Josh em sua sala, afirmando saber do encontro de Sam com a prostituta.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

THE SARAH CONNOR CHRONICLES 1x2 - Gnothi Seauton

Bom, todo mundo conhece os filmes do Exterminador do Futuro. A série Terminator - The Sarah Connor Chronicles se passa no universo dos filmes a partir do segundo, mas criando uma nova linha temporal para explorar mais a figura de Sarah Connor (Lena Headey, de 300), que deve salvar o filho John (Thomas Dekker, de Heroes), destinado a salvar o mundo dos robôs maléficos.

O piloto me impressionou pela sua excelente qualidade, e conseguiu boa audiência lá fora. Enquanto John tenta levar uma vida normal, surge Cameron (Summer Glau), uma Exterminadora que foi enviada para salvá-lo. É, como o Swarza antes.

Gnothi Seauton quer dizer "conhece-te a ti mesmo", e é sobre isso o episódio, quando Sarah questiona o que ela sabe dela mesma com tanta luta e tanto problema. Aliás, que Sarah linda. Benzadeus.

Sabe uma coisa que muita gente esqueceria de colocar na edição? Nas lutas entre Exterminadores, o som de metal batendo em metal. Edição de som ótima.

No começo, não ficava bem explicado como Sarah Connor está morta no terceiro filme e viva no seriado, ainda mais com o plot twist do piloto, mas isso é logo explicado. Problema cronológico resolvido!

E é bacana ver a robô tentando se adequar aos costumes humanos, assim como rolava nos filmes.

[Para ver minha resenha sobre o piloto, acesse a coluna no www.jovemnerd.com.br, no texto "Apertem os cintos, o piloto vazou".]

GOSSIP GIRL 1x11 - Roman Holiday

E voltamos com Gossip Girl. Por conta das férias, esse episódio ficou no meu "TiVo" até agora, mas é um episódio de Natal.

Claro que Natal por lá é igual a todos os outros eventos, cheios de requinte e dinheiro. Mas o melhor foi Lex Luthor, pai da Blair (que já foi apaixonada pelo House), ter um caso com o italiano que namorou a Rachel, de Friends.

(Você não entendeu nada, né?)

Engraçado que metade do elenco adolescente não está ("foi pra ponte que partiu", "viajou pra Mônaco", e o restante fica numa ladainha de "ah, mas esse presente é muito caro". Catzo, se minha namorada fosse rica e quisesse gastar comigo... bem, eu deixaria! Aliás, minha namorada querendo gastar comigo, mesmo não sendo rica, eu deixo e pronto. O pão-duro sou eu (pero no mucho).

HOUSE 4x9 - Games

E chegou a hora da prova final! 4 candidatos, 2 vagas. Quem fica na equipe de House?

É essa a pergunta que ecoa durante todo o episódio, enquanto os candidatos se atropelam para solucionar o problema de um guitarrista drogado. Mas o problema dele só piora, até todos saberem que era algo simples.

Cameron, Wilson, Foreman, Chase e Cuddy dão suas opiniões de quem deveria ser contratado, mas a decisão final é de House, que decide fazer uma última jogada - sempre aquelas jogadas sacanas que a gente adora, sabe? Pois é.

O problema é que agora vai demorar pra sair episódio novo da série - o próximo sai nos States no final de janeiro...

HOUSE 4x8 - You Don´t Want to Know

Um mágico que começa a sangrar e desmaia no meio de seu ato. Bááásico, tirando que por sorte tinha dois dos ajudantes de House (cada vez em menor número) na platéia.

O interessante não é isso, mas a "prova do líder" que House cria: quem lhe trouxer a calcinha da Cuddy ganha imunidade e indica dois para o "paredão". Sim, pelos termos você já sabe que reality show House parodiou agora.

É legal porque os candidatos fazem de tudo pra conseguir a calcinha, inclusive ativar o sistema de incêndio da clínica (mas outro candidato a segurou na sala para Cuddy não se molhar). Porém, no final, House prova que quem cria e quebra regras é ele, e somente ele. Uma boa lição.

HOUSE 4x7 - Ugly

Já veio gente me perguntar se havia algum motivo para colocar os títulos dos episódios em inglês.

Bom, na maioria dos seriados, o nome do episódio nem aparece, a não ser no menu do DVD. House é um desses casos. O Universal Channel, que exibe House, Monk e Heroes, pra ficar em alguns exemplos, ainda coloca os títulos traduzidos. Mas como não é todo mundo que tem o UC, não dá pra se basear em um canal. Então pego a fonte original e pronto, sem erro.

Depois dessa intro, vamos ao caso de um garoto com uma deformidade no rosto que lhe dá o apelido de "garoto-elefante" (um doce pra quem adivinhar que médico manco o chama assim). O problema é que está sendo realizado um documentário de como o garoto será salvo por House.

Eu chamo de problema porque, a partir daí, quase nenhum dos ajudantes de House age naturalmente, querendo chamar a atenção e até mesmo passar a perna no chefe. A única exceção é a bela 13 (ah, 13...), que fica no seu ritmo normal. Por conta disso, é ela que descobre a doença do menino, aos 45 do segundo tempo.

Por outro lado, House manda pérolas como "me tornei médico depois de ver 'Patch Adams'", sempre irritado com a presença das câmeras, já que ele mal vê o paciente, quando mais aparece por aí.

HOUSE 4x6 - Whatever it Takes

House é contatado pela CIA, que precisa que ele salve um de seus agentes. Ou seja, referências a Arquivo X e 24 Horas logo de cara.

Enquanto isso, os seus ajudantes, liderados por Foreman, cuidam de uma corredora. O diagnóstico de Foreman é contestado pelos outros, que querem mostrar serviço, claro.

O lado de House cai pelo humor a partir do momento em que Cuddy e Wilson não acreditam que ele está com a CIA. Além disso, tudo envolve a nossa brasileiríssima castanha-do-pará, que Hugh Laurie fala corretamente. Ponto pra ele!

Já o lado de Foreman envolve apenas as questões médicas, e até onde os candidatos estão dispostos a chegar para convencer House de que são bons. Brennan, um dos candidatos, chega ao ponto de envenenar a paciente para fazer parecer que era uma doença mais séria que a real - aquela que Foreman diagnosticou. Para encerrar, House manda uma frase da qual Foreman não poderia reclamar:

"Deixei Foreman no comando por um motivo. Vocês deveriam escutá-lo."

HOUSE 4x5 - Mirror Mirror

O que você faz quando encara seus medos, problemas e defeitos no espelho?

Com uma doença estranha, é isso que a série coloca neste episódio, já que o paciente começa a imitar a pessoa de maior autoridade perto dele. Por conta disso, cada um dos assistentes do House vai separadamente.

E isso inclui Foreman, que Cuddy resolve recontratar (Chase e Cameron não saíram do hospital - Cirurgia e PS, respectivamente) para a equipe de House. Foreman a princípio reluta, mas seu reflexo no paciente lhe diz que ele gosta de ficar lá e aprender de forma diferente cada caso.

Ao contrário de todos, House fica seguro ao se ver refletido. Sabe o que encontrará. Sabe seus defeitos, e os enfrenta. Mas tudo fica divertido quando ele e Cuddy são colocados na sala para ver quem tem mais autoridade - ou seja, quem será imitado.

HOUSE 4x4 - Guardian Angels

Uma mulher acha que está sendo violentada pelos cadáveres do necrotério, e depois fica conversando com a mãe dela, que já está morta.

Não, senhoras e senhores, isso não é filme de terror. É House!

O melhor é a sacada de House, que resolve dizer oi através de um viva voz, saindo um "Bom dia, Panteras" no melhor estilo do seriado As Panteras. Mais hilário impossível. Além disso, ele chama o mórmon de "Amor Imenso", título do seriado da HBO onde um mórmon tem várias esposas.

Bom, o doutor se diverte, e a gente também, com o jogo com os candidatos, sempre fazendo referência a algum reality show. Desta vez, as rosas para os que iriam continuar remetem a The Bachelor. É impossível querer só prestar atenção no lado médico quando Hugh Laurie demonstra que ele mesmo está curtindo todo esse lado de "jogo" da eliminação dos candidatos.

Pra quem fala que o House é rabugento, é bom ver este episódio de novo.

PUSHING DAISIES 1x9 - Corpsicle

E voltei apenas um período de férias, e voltei já com vontade de assistir à possível season finale de Pushing Daisies. O descanso foi bom e proveitoso na praia, só curtindo o Sol e a TV a cabo.

A season finale traz uma recapitulada no que aconteceu no passado de Ned e Chuck para explicar a situação atual dos dois. O interessante é que, se preparando para a parada, tudo começa a se fechar como em um verdadeiro final de temporada.

Enquanto Emerson tenta investigar um crime, Chuck lida com o que lhe foi revelado e Ned tenta lidar com Cuck e seus sentimentos. Com várias tramas, o episódio passa rápido, e a participação de Pee Wee fica melhor ainda. Só ficou faltando a vizinha chata.